segunda-feira, 25 de junho de 2012

Encontro de bicicletas antigas em Guimarães

Durante a semana recebemos um convite para ir a um passeio de pasteleiras em Guimarães ao qual metemos mãos à obra! O sr Rodrigues forneceu algumas das bicicletas da sua colecção e então lá nos juntamos para ir! O programa prometia animação e até foi animadinha a manhã.
Fomos ter ao sitio do costume para de lá seguir até à cidade onde estava a concentração!
Alguns desenrascaram-se como poderão com as roupas que pediram a pessoas mais antigas mas no caso de alguns, foram mesmo com a roupa do dia a dia :D
A azafama era muita e nem o padre da igreja da Oliveira conseguiu ser ouvido enquanto benzia a as pasteleiras! Pelo meio algumas peripécias com o guia desta multidão que era assim um bocadinho chato, coisas do antigamente talvez!
Durante a manhã foram-se reencontrando alguns amigos de outras paragens. Neste caso o Figueiras e o "Matias"...
Rui e o Jerónimo.
Cristiano e o "Serguey" :D
Eu com algum retornado dos states...
Exemplos de fumeiro!!!
O nosso merendeiro...
Fotos com outra qualidade agora:
Uma lavradeira que muitos klm's faziam por dia para levar a comida para suas casas; um chefe da estação dos comboios que em outrora assistia à tristeza da partida e à alegria da chegada de muitas pessoas às estações movimentadas e poluidas de fumo do carvão queimado pelas locomotoras; e um polícia que perseguia os meliantes montado nas fatigantes bicicletas da época!
Nesta foto o Berto circulava a mais de 5klm'h!!!
Zé e o Jorge...Esqueceram-se que era para levar roupa antiga e foram com a roupa normal do dia a dia!!!!
Aqui estávamos a admirar outras bicicletas que passavam....(mais ou menos)
Depois de comer o farnel seguimos para casa pois o evento durava todo o dia e havia quem tivesse consultas e afins durante o dia! Claro que para variar um pouco fizemos mais uma passagem por dentro do Guimarãeshopping, meio de fugida como se pode ver no vídeo!
Mais uma bela manhã passada com a algazarra de procurar o trage ideal a gosto de cada um e planeando outra incursão mais longa agora, vamos ver o que nos reservam os próximos meses.
Um bem haja às imensas pessoas que participaram neste encontro e levam isto bem a sério com as roupas e bicicletas sempre num estado maravilhoso e fiável.
Uma palavra negativa ainda para a organização que fez disto um negócio em prol da qualidade mas só vai quem quer como de costume.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Só mais um cheirinho...

Ainda na ressaca da ultima volta de registo fotográfico deixo aqui mais umas fotos do dia passado na Serra da Freita...





Fotos com o patrocínio do André....

Esta semana pedalei pouco porque estou a acusar algum cansaço nas pernas e no corpo mas isto é só um pequeno percalço penso eu...
De qualquer maneira só cheguei a essa conclusão ontem por isso aqui fica o registo das ultimas voltas

sábado, 9 de junho de 2012

À descoberta do São Macário...

À muito que era falada no fórum ciclismo uma incursão à Serra da Freita que por simpatia trazia agarrado uma perigosa passagem pelo São Macário que não seria facil a julgar pelo acumulado que a volta previa...Pensei seriamente em levar a bicicleta de btt para enfrentar algumas paredes, ainda hoje penso porque não o fiz!!!

8:30h encontrava-me no parque de campismo do Merujal e desde logo uma surpresa com a presença não anunciada do André com quem gosto de falar e é sempre bom rever amigos...
Da esquerda para a direita: André(Duchene), Eu, PedroLobo(desorganizador), José Nuno(Jnap), António(apache), Xavier e o Pedro Silva.

Bicicletas prontas e arrancamos logo a subir um pouco para aquecimento do arrefecimento perigoso da interminável descida que se seguiu durante uns bons km's...O local é belo e a velocidade praticada nas descidas foi pouco superior à das subidas bem por culpa dos dedos que não largavam os botões das máquinas fotográficas!
Entretanto a descida termina em Covelo e começam as rampas....O Xavier gabava-se da sua cassete 32 enquanto o guia era insultado, era só queixas! Até uma corrente se queixou e fez com que houvesse algum tempo de paragem para reparação e baboseiras...É triste ver uns com as mãos sujas meios atordoados sem saber o que fazer e o resto a rir-se. Eu ri-me!

Retoma-mos a subida mas estava num dia de muito "fume" e as pernas não estavam a corresponder aos pensamentos. Fui-me controlando como podia mas mesmo assim todos estavam a apontar para esta tartaruga em pedra e eu não vi-a nada! Agora penso como estava turva a minha visão...
Ao longe começamos a ver o São Macário mas ele aguardava-nos com calma e ria-se de nós enquanto passávamos pelo Portal do Inferno. Este local é qualquer coisa de fabulástico mas também duro de ultrapassar, no entanto trás um bom dividendo...
Vou tentar representar um pouco o que podemos ver por lá. A foto seguinte foi tirada num dia diferente.
Aqui nós no ataque a mais uma rampa...Parecíamos formigas!
Este santo é implacável e não mostra a sua casa a qualquer um que se atreva a ir montado em cima de duas rodas... A chegada ao seu topo, com mais uma rampa e outra, e ainda outra mas desta vez em calçada fazem-nos mostrar os dentes ao chão para que a custo consigamos ver o horizonte!
Hoje que estou em casa reparo que o homem tem poderes de cura para os ouvidos....Andei eu a enriquecer um médico ortorrino nas ultimas semanas!!!.....A história pode ser lida AQUI
Além disso tinha em crer que ele tinha cometido uma atrocidade qualquer, coisa que confirmei em casa. Não é que o homem era rico e enquanto andava na curtição matou o seu pai, fugiu para o monte e tornou-se vegetariano? Senão leia-se : AQUI
Antes de iniciar-mos a descida avistamos um conhecido da televisão...Carlos Carvalhas, um comunista ferrenho com quem trocamos dois dedos de conversa e segundo entendi, quase todos o queríamos atirar de um penhasco! Até houve quem o chama-se aldrabão por entre os dentes.... :"Já foi tentar passar pelo meio do penedo à beira da capela? Olhe que só quem não mente é que passa...."
Ai António, todos te conhecem...Todas, inclusive!

Ao chegar ao parque de merendas o Zé Nuno presenteia-nos com um reforço feito pela sua esposa que não se livrou no entanto de umas bocas quanto à recente situação matrimonial que estão a atravessar! Presunto, chouriça, vinho, cerveja e pão fizeram-nos o gosto ao estômago...Tudo produtos que os ciclistas do furadouro usam claro!! Já estávamos a ficar sem comida e sem motivos para troça com o casal e decidimos arrancar...Afinal, eu tinha uma consulta às 5:30h!!!
Não foi fácil conseguir pedalar mais do que 5minutos porque as paisagens da serra da Freita e da Aldeia da Pena não deixavam que os dedos largassem os botões.
Lindíssima a silhueta da serra...
Depois de mais uma subida rompe pernas (para mim apenas para acabar de as romper) descemos um pouco para depois fazer o ataque à Freita que nos mostraria a Frecha da Mizarela.
Nesta subida nem sequer tentei seguir na roda de quem estava mais bravo, fiquei e arrastei-me na plateia subida fora enquanto que ouvia mais umas piadas do António e do Xavier. A brigada do reumático vinha bem disposta para disfarçar o cansaço e fazer esquecer a chuva que nos vinha a fazer companhia e mossa! No topo da subida não se via nada e estava frio...Enquanto eu penava à procura de um limpa vidros para conseguir ver, um casal embaciava os vidros de um carro. Ainda me lembrei de ir lá perguntar se não tinham pena de mim mas gosto pouco de surpresas tristes e fiquei-me pelos pensamentos!
Reagrupamos numa paragem de autocarro para trocarmos impressões enquanto o António terminava de contar o resto de uma anedota que ficou a meio no principio da subida...É uma personagem este homem/Hipie!! Vim embora a pensar contratar-lo para os Kézia em lugar do Cachaxxoo...Vamos negociar os honorários!
Mais 5km's e estávamos no carro onde trocamos de roupa e fomos lamber feridas para o café que tinha lá guardado mais um personagem para nos alegrar..."....44anos no estrangeiro e nunca disse mal de Portugal.....Lambões do governo que nos comem o dinheiro todo..."

Em suma gostei muito do dia, dos locais e da companhia de todos com quem fui trocando dois dedos de conversa. Foi um dia bem passado e consegui chegar a tempo da consulta :D
Podem não ter sido 94km's de prazer, mas sempre foram 2400m's de empeno!!!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Viagem a Fátima!

Não era um objectivo, também não era uma promessa mas era um desafio psicológico para mim que tinha de quebrar nesta ida a Fátima de bicicleta! Como em tudo, não há melhor do que meter pés ao caminho para sentir a dureza da viagem no corpo e sentir o empeno que muitos dizem sentir, assim como os horrores das poucas subias existentes....
Tomei um analgésico e não senti nada disto a não ser a satisfação de uma grande etapa concluída e o reforço psicológico que isto nos traz!

Vamos à história: O Freitas à muito que me falava que na próxima vez que lá fosse me ia levar com ele e assim foi. Perto das 5:30h arrancamos ainda sem ver a luz do dia em direcção ao Porto!
Sou muito cru em estradas secundárias, nomeadamente em direcção ao sul e posso dizer que reconheci não mais que 30klm's da estrada usada!
Depois de Gaia fomos pela N109 e nela seguimos até Leiria...É uma boa escolha porque a N1 deve ter muito mais movimento e assim é tudo mais tranquilo para além de mais seguro!
Primeira paragem em "Paramos" numa pastelaria para confortar mais um pouco o corpo das mazelas que o dia ia trazer. Pelo caminho encontramos um grupo de ciclistas, pela zona do famoso Furadoudo, que nos ajudou a aumentar a média/desgastar um pouco mais até perto de Aveiro onde eles seguiram caminho com outro grupo de "ciclistas profissionais" segundo eles disseram...Todos cheios de brilhantina no corpo e "conisses"!! Já vi pessoas na praia com menos óleo johnson para dar brilho...Enfim! Furadouro no seu melhor :D

Mais uma paragem a cerca de 30klm's da Figueira da Foz onde voltamos a parar para uma refeição mais substancial! O almoço foi animado, o Sr Emídio (motorista da carrinha), ao invés dos outros anos estava contido em comentários do género "nunca mais chegais lá hoje"...Só para ajudar um transeunte juntou-se a nós e com grande lata começou a pedir vinho e uma bucha para o estômago! E ainda foi atrás de nós ao café para cravar mais qualquer coisa...Que cromo!!
Depois até Leiria foi sempre a andar com um ritmo mais contido para facilitar a digestão...
A estrada ajudava e ainda tinha alguma sombra que sempre era uma mais valia!
A chegada ao Santuário é feita mais devagar porque há uma subida de cerca 4klm's que com o acumular dos klm's vai fazendo mossa mas que trás sempre a ideia que só falta mais um bocadinho!

Quando entramos em Fátima há inúmeros sentimentos que nos percorrem e acima de tudo é o de dever cumprido e mais um desafio completo para puder contar a história no futuro aos amigos e família! Depois de algumas fotos, fomos tomar banho num dos balneários disponíveis pelo santuário.
Da esquerda para a direita : Eu, Daniel, Zé e o Freitas!
Depois do banho tomado, arrumar a carga seguimos já mais confortáveis para comer um "xino"!!
Nem o ouvimos gemer ao contrário de nós no fim na hora de ver a multa do restaurante...
No fim seguimos para nossas casas uns mais cansados que outros, uns com caimbras e outros a dormir lá fizemos a viagem em segurança enquanto se lambiam as feridas!
Foi bom pelo menos para mim o dia, consegui levar de vencida a etapa da melhor maneira possível e desfrutar de cada klm feito. Obrigado aos meus companheiros de viagem pelo dia!

Em jeito de despedida deixo aqui um cumprimento especial ao Armindo que no domingo deu um tombo feio enquanto os Kézia pedalavam pelos montes. Ao que sei já está melhor mas vamos ver! Espero que recuperes rápido Mindinhoooo!!!

sábado, 2 de junho de 2012

1ª Nocturna dos Kézia!

Depois do empeno de sábado em Ponte de Lima no domingo de manhã apareci com o resto das forças para mais uma volta animada! Logo de manhã apresenta-se um elemento novo, uma personagem conhecida por "Cachaxxxoooo". Destacou-se durante toda a manhã com o volume da voz, contando histórias passadas em cima das bicicletas de ciclismo e recentemente de btt, explicando todas as tácticas para pedalar da melhor maneira possível e ainda mostrando a mochila repleta de artefactos...Até um chicote para afugentar os cães ele tem!!
A ideia era ir ao Penedo das Letras mas não fomos, por causa de um "menino".
"Menino" é o nome usado para um garrafão de vinho por uns recentes amigos de Braga que encontramos junto de Airão a fazer uma pausa para o reforço! Quando nos aproxima-mos deles já o chouriço ia a meio, mas fomos surpreendidos quando puxaram do "menino" e o abriram....Andar de bicicleta nunca fez tanto sentido como hoje em dia para todos!! É sempre a curtir ultimamente e com tendência para continuar... Fomos convidados para um passeio nocturno que vão organizar, vamos tentar ir!
Entretanto acabamos por não ir ao dito Penedo com tanto convívio para passamos por um trilho descoberto recentemente apelidado de "trilho dos porcos", porque passa junto a umas pocilgas!

Bem com aquela ideia da nocturna lembrei-me que ia ser agora que íamos fazer o teste às luzes construídas à uns anos para passeios à noite e lancei o mote...Foi aceite e comparecemos 9 para o dito passeio! Como ainda não era noite ficamos um pouco a esperar a escuridão para arrancar.
Não tardou muito até aparecer uma carrinha de piquete da EDP, devem ter sido alertados pelos vizinhos ao ouvir que o Cachaxxxooo tinha com ele um busca pólos, o multímetro e a fita isoladora...Isto para o caso de lhe faltar a luz e ter de fazer um "chante" num poste qualquer! 
Ainda não tinham passado muitos klm's e já estávamos enganados no caminho por entre as silvas!
Faltavam as luzes de mineiro nos capacetes!
Estava a ser curtido o passeio porque não nos limitamos ao parque da cidade, sugerido desde o inicio mas que não chegamos a cruzar...Como o novo elemento não se cala, o João perde protagonismo infelizmente mas de vez em quando lá o ouvia a pedir com urgência um atalho até ao Pladur.
Perto de Urgezes paramos num café para repor alguns líquidos e preparar o fígado para o que aí vinha! Alguma conversa com as pessoas do café e seguimos sem mais paragens até ao restaurante improvisado!
A noite estava mesmo agradável e logo à chegada continuaram os treinos no chincalhão enquanto o cheiro a rojões nos enchia a barriga...Sentamo-nos e aí continuou a saga das histórias do Cachaxxoo!
Diz o homem que levanta um fardo de 350kg...Uns sugeriam que ele estava bêbado e o fardo diz lá "35.0kg"!!! Que peça...Fiquei a saber que ele sobe a Penha na sua fininha de aço em 54/13 o que me deixou triste. Tenho de treinar mais, ou então beber mais uma "rragafa" como ele diz!!
Estamos a pensar dar-lo à exploração, ou a titulo de aluguer para algum grupo que ande deprimido e queira mais um pouco de alegria...Se houver interessados contactem-me!
Depois de bem aviados e bebidos seguimos para nossas casas...Todos foram como vieram, de bicicleta! Eram 3h da manhã e ainda tínhamos uns klm's, o caminho mais curto para mim e o Figueiras era pela Sras do Monte...Escuro como tudo e a cair um certo orvalho, foi assim a nossa chegada a casa!!! É que somos tolinhos...Mas curtimos e aproveitamos bem a vida enquanto cá estamos! Passeio a repetir mais daqui a uns tempos.