sábado, 27 de outubro de 2012

Uma nocturna à antiga :D

Já à muito que ansiava uma nova visita à malta das pasteleiras de Santo Tirso que se juntam na ultima 6fª de cada mês junto à igreja e a oportunidade apareceu esta semana com um convite do meu amigo Rui para ir! Chegamos por volta das 21h e já estavam lá bastantes "pastelões"para mais uma volta, até um moço novo que já anda nestas brincadeiras até horas comedidas para ele, visto que por norma estes passeios duram noite dentro! Dizem que é da praxe quem vai a primeira vez levar uma garrafa de vinho do porto para os restantes e assim fiz, embora não fosse a primeira vez. Pelo menos tivemos um pretexto para começar a beber logo!
O arranque foi dado depois de escoada a garrafa, um pão de ló e outra garrafa já quase sem néctar algum, em direcção ao parque da rabada! Já estavam cerca de 2klm's feitos e tivemos de parar para reabastecer de novo...
 
Não paramos muito tempo lá pois não havia grande motivo de interesse, vulgarmente chamado de "mulheres"... Fomos para a tasca eleita logo depois pelo caminho inverso e mais um ou dois klm's feitos pelo meio da cidade!
No local do evento que também juntou alguns betetistas que fizeram uma nocturna organizada pelo grupo de btt de Areias já estava tudo pronto para começar a comer. Havia de tudo para atestar a barriga, mas a qualidade deixou muito a desejar, de qualquer maneira para beber uns copos e ficar alegre não é preciso vinho que passe debaixo da ramada, basta daquele azedo bom para temperos!
 
Já depois da meia noite seguimos para a cidade de novo onde havia um desfile de moda ao qual não podíamos faltar. Demorou a conseguir entrar porque a segurança teve se ser contornada mas depois não faltavam fotógrafos à nossa volta.
Já no interior cada um escolhia o seu par:
:D
 A antiga fábrica estava bem decorada e o ambiente era muito bom, com musica estilo discoteca em after hour e muitas pessoas bem vestidas, outras com pouca roupa(ainda bem) e alguns moços que confundiam moda com "gaysisses"...
 
Bebemos mais um copo e fomos embora pois muitos amigos tinham de se levantar cedo para mais uma empreitada à antiga. Foi muito boa esta participação e muito obrigado à malta dos http://aasclassicos.blogspot.pt/ 
 
 
Bebedeiras à parte, para hoje estava marcado um passeio matinal com o Paulo e o Albano, novo nestas lides e assim foi! O destino era ir à Assunção e começamos a trepar por Roriz, ou lá perto, até que encontramos uns amigos e seguimos com eles. O tema deles era a Gabriela e outras coisas que não se podem contar por aqui...Foi com agrado que me juntei à conversa e fiquei a perceber que ando a perder uns bocados bem engraçados que se passam na televisão!
A bom ritmo passamos pela Citánia de Sanfins onde as pedras das descidas e subidas fazem patinar bastante seja com o pendente a subir ou a descer...
E claro que as crianças divertem-se :D
No fim da volta fomos tomar um café depois de nos despedir-mos do Indy e do Tico que me responderam à simpatia da minha frase: "foi um gosto amigos", com um: "foi um gosto o c@ralhº"....!! De resto está tudo dito, vou cortar o resto da barba que sobrou das mariquices de ontem.
 Já agora fica aqui o registo da volta de btt, já que a de pasteleiras resumiu-se a não mais que meia dúzia de klm's. Um pouco de btt escorregadio

domingo, 21 de outubro de 2012

Há um lugar que não apetece sair nunca....

Este passeio de btt dos Kézia foi diferente de todos desde a ideia até à prática, pois a ideia começou por uma carga de rolos de plástico e a prática não foi no primeiro destino que foi pensado...E ainda bem!!
Tinha ficado decidido numa assembleia organizada durante um passeio domingueiro que iríamos a Montemuro mas durante a ultima semana trocamos as voltas e arrancamos de Arouca com destino a São Macário e Drave, Serra da Arada portanto.
Finalmente foi quebrada uma barreira para nós que era passar do Douro para baixo e para alguns a pior parte da viagem era mesmo passar em frente ao Dragão havendo até pedidos para se seguir a estrada por Entre os Rios querendo afirmar ser mais rápido.
 
Chegamos a Arouca já depois das 9h e estava um tempo fresquinho mas depois de arrancarmos o frio desapareceu por completo com uma pequena subida até à aldeia de Portela que nos deu o embalo suficiente para só paramos na Ponte de Telhe que nos transportaria para um mundo bem diferente ao que estamos habituados durante a subida até ao Alto de Campelinho sempre com a Serra da Freita do lado direito a acompanhar-nos!
A subida tinha muitos motivos de interesse na paisagem e nas pessoas que a percorriam vergando a pouco e pouco a inclinação do alcatrão. Fui gozado quando falei nas "pedras parideiras" e também quando disse que esta rocha da foto em baixo parece uma tartaruga mas talvez agora em casa consigam ver o mesmo que eu estava a ver! Até posso ser um moço fértil em imaginação, mas nem tanto... Já agora:  Pedras Parideiras
No alto de Campelinho somos levados para um mundo à parte onde a paisagem não muda muito mas continua única e traz-nos um sentimento de contentamento muito grande!
Um contentamento tão grande que se até os mortos se riem, porque não juntar um sorriso de um vivo?!!
Há, as más línguas dizem que o Jorge levou um dente para casa afim de ver o ADN do animal(morto)...
 
À nossa esquerda olhando para cima víamos Montemuro, Gralheira e a Serra das Meadas que estavam um pouco ensombradas.
À esquerda (no fundo) víamos Covas do Monte, mais uma aldeia que fica quase isolada mas que estava bem animada com as desfolhadas de milho.
E se há fotos que vão ficar, esta é uma delas:
(podem clicar em cima para ver melhor)
Depois de planar um pouco voltamos a subir e desta vez em direcção ao inferno...Portal do Inferno!
Tenho e teria imensas fotos para publicar deste local, mas fica esta em que se vê todo o serpentear da estrada pelo cimo dos penhascos.
Antes da chegada ao São Macário ainda estivemos a contemplar a aldeia da Pena que atrai muita gente ao seu restaurante famoso pelo cabrito assado!
Junto à capela do santo conhecido por ter morto o seu pai e de seguida fugido para o monte dá para ter uma visão muito bonita das torres eólicas, uma visão por cima delas... Pena a foto não ilustrar bem o que quero dizer! Já agora fica aqui a história do dito:  A lenda do Santo.... 
Era hora de comer e mais uma vez a partilha impera no grupo, com uns a virem carregados com tudo e mais alguma coisa, enquanto outros iam petiscando o que reluzia para fora dos sacos... Há um que parece um abutre e ainda se gaba de levar comida embora!!!
Lá em cima junto à capela mais recente, sim porque o homem tem duas, dá para ver a Serra da Estrela, Montejunto, Caramulo e muitas outras serras e vales que um dia gostaríamos de visitar...É pena não pudermos ficar mais tempo mas queríamos ir a Drave!
Depois de fazer alguns klm's em sentido inverso descemos para Drave. A descida só por si vale a pena o esforço mas é pena não se conseguir fazer se umas paragens para que os olhos se deixem levar até onde eles alcançam pois os vales são enormes e a falta de mão do homem neles dão um toque bem especial a este cantinho do mundo...
Quando se avista a aldeia pela primeira vez as vozes param, o silencio impera e faz com que fiquemos sem palavras....O que até é bom porque a vontade de olhar apenas é mais forte! 
A descida faz-se quase por completo montados na bike, salvo uns metros mais complicados em que não queremos arriscar beijar o chão ou testar a sua dureza... Seja como for, a pé ou montados isto é um local magnifico mesmo!
Na verdade não me perguntem o que tem de especial, o que é tão bonito, o que dizem que é "mágico", o sentimento que traz à alma porque eu não sei explicar...Sei apenas aconselhar que visitem este local e exprimentem tentar sair de lá sem estar constantemente a olhar para trás pensando: "não quero sair daqui"...
Andamos por lá a visitar, caminhar, descobrir algumas das casas, tirar fotos e mais fotos até termos mesmo de vir embora. Mais uma vez repito, não apetece sair de lá...Nunca!
Sem palavras a cor e beleza deste local mesmo!
Para sair de lá montados foi preciso técnica e audácia, coisa que alguns possuímos e se alguns têm para vir em cima da bicicleta, outros têm perícia para vir a caminhar sem cair ao rio!
Mas nem só de técnica viveu esta subida porque no fim do trilhos de xisto veio um estradão bem inclinado que fez suar bem até Regoufe!
Mas à chegada mais uns bom bocado de pedras soltas animou quem gosta de descer e aqueceu os pés a quem gosta de caminhar!!
Nesta aldeia as coisas pareciam animadas por vindimas e também pelas obras, só espero que não tenham começado a fazer um resort qualquer por estas bandas...
Em Regoufe paramos para saborear algumas uvas dadas por um habitante e outras, mais doces, roubadas aos habitantes das suas vides... É claro que aqui o policiamento é pouco ou nenhum e quem vigia estes lugares são outros "amigos"! Este condutor não muito contente com a nossa passagem disse-nos das boas e por pouco não fez de nós refeição tal era o nervosismo dele... Há que ter calma sr condutor :D
Minutos antes tínhamos tido uma conversa com um habitante, mais calmo que o anterior, que nos disse que o caminho entre a aldeia e Colvelo de Paivô era um caminho de "m€rd@" e não falou muito mal, mas o que para uns é fraco, para outros é uma delicia...E foi durante uns 3/4klm's um misto de subidas curtas e longas descidas sempre a tentar não cair! Acho que quase todos caímos pelo menos uma vez, até os que iam a pé e houve outros que repetiram a dose para tentar fazer-se duros contra a pedra. Venceu a pedra e vencerá sempre!
Na aldeia que também se encontrava bem agitada com as desfolhadas um habitante ofereceu-nos uma pinguinha...Para bem era recusar-mos!! Foi um bom bocadinho, embora rápido porque as horas passam e se ficasse-mos muito tempo ele ia ficar com as reservas da adega em baixo :D
Seguimos então por estrada passando por Bouceguedim onde decidimos encontrar o caminho que tínhamos feito de manhã para regressar ao carro porque senão ia ficar de noite durante o caminho e só havia uma luz e fraca. Ainda por cima não estávamos a contar ter muita luz para o nosso jantar, coisa que não se veio a confirmar!
 
Chegamos ao carro completamente satisfeitos, foi um percurso maravilhoso sem duvida e não adianta escrever mais palavras sobre isso porque nenhuma ira fazer jus ao que se pode sentir e ver por aquelas bandas :D
 
Já nos carros que estavam estacionados junto aos bombeiros de Arouca íamos começar a fazer um churrasco quando nos foram oferecidas as instalações do quartel para tomar banho, cozinhar e tudo mais que precisasse-mos de lá. Aproveitamos está claro e usamos o assador de lá para preparar a carne e as castanhas!
Estava tudo do agrado e o cozinheiro embora não quisesse, não resistiu a dar o seu toque na carne, enquanto que o Silva tratou das castanhas...Dizem que comemos algumas vindas de África também!
No fim tomamos um café no quartel, empurrado com uma aguardente de mel muito boa. Até o Figueiras bebeu!!
Para o registo ficam aqui 67klm's com belos 2000m's de acumulado
Fica mais uma aventura daquelas que não saem nunca mais da cabeça e obrigado a todos, nomeadamente Paulo, Hugo, Silva, Jorge, Figueiras e o Zé pela companhia e por terem acedido e confiado quando eu disse que o sitio era muito bonito!
 
Lembrem-se que para serem felizes, aproveitarem a vida, beber uns copos, conhecer locais magnificos e conhecer as melhores pessoas do mundo não precisam de se esforçar muito, basta serem Kézias :D
 
 

domingo, 14 de outubro de 2012

Assim foram 100klm's...

Este fim de semana foi muito bom para andar nos montes fora do barulho dos carros...Tinha ficado prometida mais uma volta pelo meu quintal e sendo assim o Hugo trouxe 3crias do ninho dele enquanto eu e o Paulo nos juntamos para dar apoio moral e guiar por caminhos novos para todos!
O destino era andar pela Agrela e pelo meio de muitos campos a calcar erva fresca quase a tapar os trilhos lá chegamos perto da Trofa com um ritmo bem animado e que pediu uma paragem numa padaria por um jovem lobo que se vinha a espumar por açúcar! Na dita padaria o açúcar foi trocado por 4pães secos e uma água... Hoje em dia a malta nova já não vai em chocolates e doçaria, já os velhos atacam nas bolas de berlim!!
Depois de arrancar-mos de novo lá começa-mos a subir um pouco como manda a lei e as curtas descidas eram bem aproveitadas para levantar algum pó antes das chuvas que se previam.
Depois de passar em cima da A3 numa restea de subida o homem deu o estoiro em definitivo e daí até casa foi mesmo a reboque ou a empurrão da malta!! Confesso que até é fixe ver assim umas coisas para a gente se animar mais um pouco e se rir no futuro :D
Podem não ter sido uns 970m's de acumulado duros, mas sempre foram 55klm's bem animados!
 
Hoje o dia acordou com um tempo farrusco e a prometer chuva. Ela não se fez esperar e enquanto subíamos à Santa Marta começou a cair certinho para regar bem os montes e enlamear os traseiros à malta! A subida é durinha mas foi vergada sem apelo nem agrado pelos Kézia!
Só foi pena o Jorge ter abortado a meio da subida porque a bicicleta ressentiu-se de algum desgaste e a bem da ciência ele deu a volta para casa.
A única novidade é que o Nelinho apenas caiu uma vez durante a volta de hoje, em contraste com a média de 2/3 por domingo!! O que o safa é ser como os gatos...
Como o tempo estava chuvoso a maquina foi guardada num saco e as fotos ficam guardadas nas mentes dos 12Kézias para a posteridade, de qualquer maneira o gps registou cerca de 40klm's bem regados por lama,chuva e uns raios de sol para finalizar.

domingo, 7 de outubro de 2012

Como curtir um fim de semana...

Num fim de semana que foi prolongado para a maioria na sexta-feira fui dar a conhecer uns caminhos aqui pelas minhas quintas a dois amigos que ainda andam em testes para ser "Kézia's". Eles pelo menos ao tradicional Tomáz já vieram mas como não há vinho e todas as voltas estão um bocado reticentes quanto à entrada no grupo...Falo do Cristiano e do Rui! O Hugo foi quem os trouxe ao empeno desde Pevidém.
 
Logo nos primeiros klm's na subida até Lustosa encontrei uns amigos que ainda não tinha tido hipótese de pedalar com eles e como tinham o mesmo destino que nós lá fomos todos juntos até às mulheres da vida... Quando chegamos perto delas uns ficaram a tirar fotos, enquanto outros foram dar uso aos trocos que traziam no bolso....
Realmente às vezes dá-nos para cada uma :D
Foi uma volta excelente em boa companhia da malta dos TRILHOS SEM SAÍDA e que deu para limpar bem os pulmões a quem se queixava! 
 
No sábado a vontade de ir fazer estrada era pouca e aproveitei para descansar que também é bem preciso para depois ao domingo conseguir acompanhar os picões do grupo!
 
Hoje apareceu bastante malta, alguns vinham com o rabinho entre as pernas pois esqueceram-se de regressar desde as férias... As más línguas dizem que o director enviou uma carta registada a cada um fazendo ultimatos a quem andava desaparecido, parece que funcionou!
O começo da volta passou pelo centro de Guimarães, parque da cidade, em direcção à pista de cicloturismo. À passagem pelo centro da cidade o Jorge fez uma boa observação ao reparar numa bicicleta presa às grades de um banco(€€€)..."alguém já teve de entregar a bike ao banco"!!!
Fomos brincar para o Santo Antonino, local que gosto de visitar pois é um bom rompe pernas e dá para nos divertir-mos muito.
Após alongada assembleia sobre o próximo passeio em que ficou decidido o jantar que será servido, já que o local não é o mais importante, lá retomamos o levantamento de pó.
O Nelinho já começa a enervar porque está a dar muita despesa ao clube pois não temos patrocínio de betadine, pensos e ligaduras. Todas as semanas arranja uma maneira de cair diferente, na foto de baixo vem ele atrás do Hugo a correr na descida... A bike tinha ficado mais atrás a comer terra!
Foi uma volta excelente em que mais uma vez cheguei cansado, com o sentimento de dever cumprido e sorriso na cara como se gosta!! Domingueiro
 
Bons treinos à porta aberta, ou fechada :D