domingo, 24 de novembro de 2013

Uma missão bem sucedida

Esta ideia de ir ao Viso desde casa já estava na gaveta à uns meses. Era uma volta para fazer talvez num dia de verão, mas esse ainda tarda a vir por isso como não gosto de deixar as ideias muito tempo a marinar no passado domingo lancei a ideia que agradou a muitos, mas só alguns puderam vir! Também houve os que quando confrontados com os números disseram que no dia que eu marca-se aquilo não iam puder porque tinham compromissos...Fosse qual fosse o dia!!
 
Com  pouco mais de 2graus arrancamos de Pevidém em direcção a Fafe. Pelo meio ainda haveríamos de apanhar o Zé em Paço Vieira e assim completava o lote de 7 amigos rumo aos trilhos! Até Fafe a escolha foi alcatrão para não atrasar muito a entrada nos caminhos desconhecidos.
Depois de passar a entrada da A7 a inclinação começou a fazer respeito e lá fomos subindo vagarosamente pelos estradões até ao alto da Lameira. Foram uns klm's bem passados sempre com o sol a tratar de nos aquecer para fazer frente ao vento que nos fazia companhia! Paragem só para o Albano tentar fazer uns cobres com a clientela... Teve pouca sorte pois já estamos em fim de mês!!
Foi a bom ritmo que cruzamos a Lameira e o resto dos estradões para começar a descer pela aldeia de Vacaria. O caminho havia sido calcado à pouco, o que facilitou a passagem, senão seria aqui o primeiro atraso!
O caminho tornou-se rápido e passamos por mais duas localidades sem praticamente pestanejar. Só depois de Barrosinho esta ponte nos travou e fez desmontar porque estava muito escorregadia e poucos de nós sabiam nadar! Logo após a ponte fizemos um reforço energético. Bem foi preciso para dissolver as rampas intragáveis que se seguiram!
Não foram as únicas pois até à Sra da Orada, que também fazia parte dos encargos de trabalhos, muitos foram os momentos em que o percurso embora sempre ciclavel nos fez quase beijar a roda da frente!!
 Na capela paramos para umas fotos. Era um local que tanto eu, como o Jorge e o Zé já cá havíamos estado, mas nesse dia chovia e a abordagem à capela foi totalmente diferente!
Depois das fotos seguimos para o ponto mais alto pelo estradão com muito cascalho solto que ia fazendo testar o equilíbrio e a força para progredir.
No topo como de costume em todos os locais do género não havia nada que ver e seguimos monte abaixo por um trilho muito bom para motas! Ainda assim deu bem para circular...Pudera, com a inclinação daquilo nem conseguíamos parar.  
Passamos ao lado de Petimão e em Quintela, onde cruzamos a estrada que liga Fafe ao Arco de Baúlhe paramos num café. No Paraíso melhor dizendo! Esse era o nome do local e também o cão que por lá andava, um tal de "Black", se sentiu assim quando começou a cheirar a mochila do Zé sempre recheada com fumeiro do melhor e que foi alimentando aquela boca grande do animal... (cão)
No fim do repasto o Paulo César achou que seria tempo de regressar a casa por estrada pois além dos compromissos que tinha, também o empeno não estaria muito longe de vir ter com ele!
 
Depois de passar a A7 por cima entramos no monte do "Ladário", como apelidam os residentes de lá e numa descida bem rápida paramos para alguns momentos de brincadeira com este pronto socorro antigo e ferrugento!
Depois desta secção rápida começou a parte mais dura do percurso, a subida ao Viso e que seria o grande propósito da jornada. É certo que poderíamos ter abordado a serra pelo lado de Fafe, que seria bastante mais fácil considerando a quantidade de estradões existentes, mas não teria a mesma piada como é natural.
Na primeira parte sucedem-se uma data de rampas intragáveis e que a custo foram vencidas com uma paragem aqui e ali para tirar fotos...Digo eu :D
A certo ponto o grupeto que seguia na frente com o Hugo, Paulo e o Albano lá meteram conversa com um sr e quando nós, os três velhinhos, chegamos ao local já o homem abria a garagem para nos dar a provar o seu vinho! Foi o momento certo para uma paragem e claro que o Zé puxou do resto do fumeiro, só para não deixar cair o vinho em seco! Mais um bom momento este que nos fez divertir e passar um bom bocado.
Voltados ao caminho continuávamos a subida mas a certo ponto o caminho acabou.
Ainda insistimos uns poucos de metros como se vê na foto, mas é certo que não deu em nada e tomamos a decisão de voltar atrás e fazer o resto por estrada! Depois viria a perceber que estávamos a seguir mal o "risco" mas como já tínhamos perdido algum tempo ali, a decisão melhor foi fazer estrada. Seriam uns 2klm's até à capela.
Quando chegamos havia quem fizesse contas à vida para uma investida de roda fina e também quem fosse confirmando que o Viso como subida final de uma volta era muito duro. (estrada)
A capela estava muito calma, ao contrário de outras vezes que já aqui tinha passado em que a tasca estava aberta e havia arraial... Melhor assim senão eram mais uns quantos copos de vinho!!
O Paulo estava tão perdido que dizia estar a horas de casa e muito longe de Felgueiras. Rapidamente foi percebendo o quão errado estava e não deve ter demorado uma hora a chegar à cidade num misto de estradões e caminhos rurais!
À entrada da cidade tínhamos 85klm's e ali houve a separação do pessoal. O Zé, Hugo e o Paulo seguiram por Paço Vieira para casa enquanto eu, o Jorge e o Albano viemos por Vizela! Pouco depois já estávamos parados a meter uma bifana à boca empurradinha por um belo fino... Estou como o Jorge, ainda bem que fizemos esta paragem. Até podíamos ter chegado de dia a casa, mas foi melhor assim e gozamos mais um pouco!
Até casa foram mais de 20klm's de estrada mas chegamos bem contentes e com as pernas a fervilhar!
Foi uma bela ideia esta e da qual a juntar à satisfação pessoal também se juntou este registo: Missão bem sucedida ao Viso
Mais estas fotos: https://dropbox viso

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Serra do Barroso desde Salto

Desde que comecei a ficar melhor das costas a vontade de descobrir recomeçou o seu caminho e lancei a ideia aos meus amigos de empenos da estrada, conhecidos como "Empreitadas S.A", para uma volta de btt! O Indy rapidamente sacou de um percurso do seu repleto baú de "engavetados" com as medidas que eu procurava. Cerca de 50klm's e 1500D+!
O Tico rapidamente se disponibilizou, assim como o Tiago. Sugeri então que se convida-se o Major porque eu tinha umas arestas a limar com ele desde à uns anos atrás em que me empenou sem apelo nem agrado, coisa que vai fazendo recorrentemente com muitos incautos como eu era na altura! Ele acedeu e trouxe mais dois compinchas... Um deles era o incauto Eduardo. Assim sendo éramos 7 e pouco passavam das 9h quando arrancávamos de Salto em Montalegre.
 
Os primeiros klm's eram por estrada e mesmo antes de entrarmos monte fora já estávamos a parar com um furo. Mais de 10minutos parados a levar com o sol para ajudar a aquecer os 5graus que se faziam sentir! Problema resolvido começamos a subir em bom ritmo passando por Pomar da Rainha e Pereira... Por aqui iam-se discutindo situações o opiniões do passado recente durante as nossas ultimas voltas!
Em Coimbró após uma bela ponte em que alguns se entretiam a dar gosto ao dedo, outros já se debatiam com a dureza da calçada ascendente. Mais à frente reparamos que faltava alguém... O simpático amigo que resolvera ter um furo no arranque, também resolveu partir um dropout e estragar outras peças envolventes! Uma bela paragem de meia hora logo a meio de uma subida... Nem timing teve para a avaria :D
Resolvido o problema seguimos por um trilho estreito e recheado de perigos escondidos pelo muito tojo que vai crescendo por ali, até que praticamente começamos a seguir os restos do troço antigo! Isto até ao ponto em que deixou de existir e arrastamos as bicicletas durante uns minutos largos, de quando em vez interrompidos pela possibilidade de dar umas pequenas pedaladas.
Havia quem se fosse divertindo com aquilo, uns que ficavam apreensivos e também quem não estivesse a gostar muito! Eu fiquei no primeiro lote pois há sempre motivos para gozo nestes momentos e desde que não tenha frio estou sempre bem. Certo é que até Telhado foi uma temporada que passou e ainda antes dessa aldeia tivemos um encontro imediato com um senhor armado com sua roçadora que tanta falta nos fez mais atrás, e que nos barrou a passagem sacando da frase tradicional "é privado..." Lá nos arranjou uma alternativa pela "...banda daquele sobreiro..." argumentando ainda que aquilo era um bom caminho para motorizadas! Assim comprova a foto de baixo, apesar de quase todos desfrutamos daquele terreno em cima das bicicletas.
Lá fomos seguindo o caminho que havia até à aldeia e cada um aproveitou para comer do que trazia! Quando ia arrancar vi o Major ainda a lutar contra uma sande bem recheada enquanto que outros sacavam de hidratos de carbono das mais diversas maneiras... Mariquices digo eu.
Seguiu-se uma subida mais longa até ao Alto da Armada nuns bons 1270m's de altitude.
Pelos vistos os mais velhos já conheciam o lugar de outras travessias e para eles aquilo estava diferente do que era à 9anos. Para mim aquilo nunca deve ter sido muito melhor pois não descortinei sinais de grandes festarolas por lá! Entretanto o Tiago que tinha outros afazeres e não contava com alguns atrasos resolveu cortar caminho para o carro para se libertar deste emaranhado.
 
Fizemo-nos monte abaixo para ver a aldeia de Covêlo do Monte que está à venda em hasta publica por alguns milhões de euros! O Indy diz que não a compra porque os acessos estão muito maus. O Major disse que gostava de ser o "chulo de covêlo do monte..."
Aqui está ela:
Seguimos por uma descida bem rápida e tremida até
Vila Grande onde paramos num café. À entrada estava a bicicleta do Sagan lá da aldeia! Tentei desafiar-lo mas a avó dele cedo me avisou que ele me dava "uma casaca" a andar! Engoli em seco e apercebi-me que ela tinha razão ao fim de fazer umas contas de cabeça acerca da possível inclinação do terreno+peso dele+gravidade....
Todos se deliciaram com umas sandes de presunto enquanto eu fiquei à lareira a aquecer os pés que havia molhado uns klm's atrás!
Com pouco mais de 30klm's feitos e a hora já adiantada arrancamos para a subida mais dura do dia. Cerca de 4klm com uma inclinação não muito forte mas que a pouco e pouco lá conseguiu seleccionar naturalmente os andamentos! Eu fui salvo quase no fim pela minha máquina fotográfica, usando-a como desculpa para parar. Não tenho é fotos desse momento!!!
No alto juntamo-nos e seguimos por uma das melhores partes do dia. Um single bem bonito e com umas pedras soltas aqui e ali, cruzamento de uns riachos e que nos levou até Salto de novo. Não sem antes mais um abastecimento ao pneu do suspeito do costume!
À chegada todos estavam satisfeitos com o passeio, embora se note que este pequeno percurso não é o que parece a nível de dureza! Eu fiquei contente por ter terminado sem mazelas no corpo e por ter limpo a minha imagem com o Sr Rui/Major que à muito era o meu tendão de Aquiles... Enquanto entrava para o carro ouvi algo sobre marcar outro, mas até ter dormido um sono não me interessei muito!
Fica aqui o registo da volta: Uma volta pela Serra do Barroso
 
Já ontem e apesar do frio fomos para mais uma volta bem animada. Os Kézia têm aparecido em força de novo e as coisas correm bem! Não saímos muito do quintal mais demos uma volta muito interessante e engraçada com algumas pequenas subidas muito muito divertidas...

domingo, 10 de novembro de 2013

Estou... Estamos de volta!

Na semana passada finalmente voltei a pedalar com os Kézia ao fim de uns meses de recuperação. 
A forma física estava longe de ser parecida com a do costume e para chegar aqui ao local desta foto ao São Bento das Pêras foi o cabo dos trabalhos! Não só para mim pois muitos também estão em baixo de forma e tudo custa... De registo fica ainda a presença de 17 elementos num domingo bem solarengo e animado! http://app.strava.com/activities/92932393
Durante esta semana apliquei-me mais um pouco e fui andar na estrada pela serra da Agrela e também a Assunção! Esta ultima custou trepar... Caracol com rodas
Bem e com uma ideia parida de repente para ir ao São Martinho a Penafiel ver a festa das castanhas e do vinho precisei de me esforçar mais um pouco e fui pedalar na 4fª à tarde! Escolhi caminhos que me levassem ao Monte do Pilar... As cores estão bem bonitas e fortes como se pode ver!
E a lama também não se fez esquisita e deixou-me com umas belas calças! Acima de tudo diverti-me e aqueci as pernas. Que lapatice
 E como havia dito atrás tinha surgido a ideia de ir a Penafiel.
Rabisquei um percurso e mandei uma convocatória a quem normalmente comparece e assim foi.
Apenas o Figueiras que é um habitue nestas voltas não podia, de resto juntou-se o Silva, Zé, Cristiano, Daniel, Jorge, Albano, Rui e o Hugo!
Como ninguém conhecia nada para os lados de Santa Eulália resolvi começar por lá e logo com uma bela subida ao colégio da localidade até ao pinoco de Magouços. Com meia dúzia de klm's ficamos todos a suar bem e com algum acumulado no registo!
Com a chegada a pontos mais altos por Barrosas a chuva miúda resolveu aparecer, mas nada que fizesse assustar até porque começamos a descer por entre umas vinhas num estradão bem rápido até cruzar a A11. Aqui o caminho não era mais caminho e tivemos de improvisar monte abaixo por entre árvores e ramos cortados por lenhadores. Aproveitamos também para fazer a primeira paragem para reforço!
Apartir daqui o percurso usado tinha bastantes caminhos rurais e alguns trilhos mais técnicos que nos foram afastando de Lousada em direcção à Cróca, Penafiel!
Um bocado de monte nesta zona fez-nos usar mudanças mais lentas e até as mudanças "paradas" para ir andando... Pelo menos não houve corta mato!
A chegada à cidade fez-se por volta das 12:30h, bem na hora de abastecer! Paramos na igreja do Sameiro para umas fotos e mandamo-nos escadas abaixo por entre a festa... A cidade já estava muito alegre e completa de feirantes.
Pelo meio e durante a chuvita que foi caindo o Albano improvisou para o resto dos neurónios não ficarem a nadar na cabeça!!
Chegados à festividade procuramos um local para comer.
À muito que oiço dizer que quem muito escolhe pouco acerta e nem mais nem menos! Queríamos comer algo do género de um frango de churrasco, pão com chouriço ou bifanas... Depois de muito escolher entramos numa tasca para sermos explorados à grande. Não sei o que nos passou pela cabeça mas agora já passou! Contudo comer frango a 14euros a dose dá que pensar... Foi um lapso nosso, infelizmente não é o primeiro!
Fora isso foi divertido aquele bocado, deu para recuperar o corpo e também divertir por entre os animadores que por lá andavam. O Rui ainda nos presenteou com algumas castanhas para matar o desejo!
Depois de satisfeitos arrancamos de novo em direcção a Paços de Ferreira. Mais uma vez a maioria dos caminhos eram rurais e de vez em quando algumas paredes bem duras faziam com que abrandássemos o ritmo. E foi já depois de Beire que levamos a maior marretada com uma rampa por entre as casa seguida de um trilho que nos fazia secar a pouca chuva que ainda nos ia caindo! Pouco depois estaríamos em Paços que cruzamos bem rápido sem paragens até estarmos perto de Redundo, já na nascente do Rio Leça! O Silva sugeriu um café e não tardou aparecer uma tasca onde um monte de homens se divertia com uns copos de vinho e brasileiras. A pausa foi curta e logo depois arrancamos para fazer a descida final pela pista de downhill de Cabanas! Já chovia um bocado e para ajudar o Albano resolve ter um furo para travar um pouco. Ainda assim chegamos a casa perto das 17:30h com a noite a começar a cair! O Zé ainda foi para Guimarães de bicicleta, assim como o Jorge que também foi para Perrelos.
Para um dia de outono foi um excelente passeio este e que ficou bem recheado com quase 80klm's para mim, 90 para o Jorge e mais de 100 para o Zé. Um valente!

Vamos ver se até ao fim do ano ainda fazemos mais uma brincadeira natalícia a ver tomamos embalo para o principio do próximo ano!