terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Rescaldo de 2013

Não sou muito de ligar à data de fim do ano mas desta vez vou fazer um pequeno rescaldo de alguns acontecimentos marcantes nestes últimos 365dias.
Com a compra de luzes aos chineses por parte de alguns de nós conseguimos ganhar motivação extra para algumas nocturnas mesmo quando a metereologia nos fez grandes caretas. Para mim foi um investimento que acabou por fazer com que ganhássemos outra forma física para eventos que foram aparecendo e também fomos criando durante o ano! É certo que de btt não foram muitos mas guardo bem fresco na memória a visita a Drave logo no principio do ano e também uma volta em Amares que teve tudo de divertido que possamos desejar.
Com os Kézia as voltas foram poucas sendo que nas mais fáceis de recordar se encontram a volta em Salto, a visita à inesquecivel Penêda e mais recentemente a ida a Penafiel e também ao Viso! Poderia registar mais algumas visitas longas feitas de roda grossa como a ida à Boneca as também estaria a ser injusto com algumas mais pequenas de igual interesse...
 
A meio do ano uma hérnia discal veio ter comigo e lá tive de me deitar na mesa de operações durante umas horas. Felizmente a colocação de uma prótese correu bem e como tal estou a ter uma recuperação muito boa. Os 3meses que me afastaram do terreno tiraram-me a frescura física mas estou certo que a pouco e pouco recuperarei tudo o que perdi. Deixo aqui uma foto da "corte e cose"
Este ano fiquei a pouco de completar os 10mil klm's, o que é uma boa marca para quem não faz disto vida e esteve parado nos meses de dias mais longos. Numero bem mais interessante é o de subida acumulada que são uns jeitosos 190.000D+ ao longo de 480horas em cima do selim!
 
As voltas na estrada na sua maioria foram duras a todos os níveis e com novas amizades feitas vieram novos desafios que foram sempre muito divertidos e suados. As voltas pelo Gerês foram as mais bonitas, as mais duras passaram pelo Marão e também no seu vizinho Alvão! Diferente foi a volta na serra de Montemuro com o pessoal do fórum ciclismo que também de plana não teve nada e além de se irem cimentando amizades também são boas para ver um ou dois amigos a pedalar como se estivessem a andar de mota... As fotos com qualidade são muitas e é sempre prazeroso reviver-las e por isso escolhi algumas das melhores e metia-as num vídeo que partilho aqui com todos!
 
Um abraço a todos e que nos próximos 365dias sejamos felizes.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Pré Natalício...

Depois da ida a Jales passaram-se mais uns dias largos sem pedalar. A vontade de pedalar ficou um pouco adormecida juntando o factor da saúde que anda na estrada ao lado da minha ultimamente fez com que pedala-se menos do que gostava, basicamente nada, mas pronto.
Como tinha prometido no ultimo relato deixo uma foto da proeza que havia conseguido em Jales. Tanto o pneu como a câmara e também o aro sobreviveram para contar a história sem arranhões.
Também fica aqui o link do blog de quem nos serviu os trilhos: http://jalesbtt.no.sapo.pt/relatos_13/dezembro_07.htm
Também um vídeo feito por eles, com musica dos próprios: http://vimeo.com/81526334
 
Durante esta semana lá me mexi um pouco e fui até bem perto onde gravei este vídeo que ficou com uma boa qualidade, pena não se conseguir ver bem a inclinação em alguns pontos.
 
Ontem apesar do imenso frio que se fazia sentir e respondendo a um convite do Indy, ao qual também se juntou o Tico, fomos à Calcedónia. Avisei que duvidava que consegui-se completar a ideia mas isso não preocupou ninguém porque a ideia era mesmo passear!
À chegada às Taipas ia congelado apesar da roupa que levava e foi com agrado que acolhi a ideia do Indy parar para meter um pneu numa loja... Aproveitei e fui para uma padaria tomar algo bem quente para aquecer! Talvez tenha sido esta paragem que me fez aguentar o frio senão acho que ia ficar por ali até o sol aquecer. É nestes momentos que pensamos o quão burros, parvos e estúpidos por nos levantar-mos cedo para enfrentar este frio... Passado umas horas já ninguém se lembra do mau bocado!
Pelas Cerdeirinhas o ritmo ia puxado para mim e com vergonha perguntei: "o ritmo vai forte ou sou eu que estou mesmo num 8?"... A resposta confirmou que poderíamos ir mais devagar, mas mesmo assim o ritmo continuou igual.
À chegada às pontes do Rio Caldo paramos num café fazendo um rápido abastecimento! O Pedro pagou-me o lanche insinuando que agora ficaria-me mal regressar a casa sozinho com a barriga cheia à custa dele... Acedi e continuei o meu sacrifício, sim ontem foi sacrifício, subida fora pelo lado da capela de São Bento. Até ao Campo do Gerês não resisti e meti o pé no chão pois apesar da companhia do Tico em ritmo lento tive de parar e reestabelecer os sinais vitais. A Calcedónia ainda não a tinha visitado de roda fina, apesar de em btt já a conhecer bem. Subida curta e pouco dura e ontem pelo menos deu para ver bem a paisagem...
Iniciamos a descida com algumas prometidas fotos para recompensa do esforço! Além do frio descia preocupado com o que precisava de subir para ir embora...
Injecções de moral não foram faltando ao longo do dia mas essas não me conseguiram meter mais força nas pernas pelo que viemos em direcção a Monsul com um andamento calmo. Na Caniçada parei e solicitei pela primeira vez por empeno o resgate! Custa um bocado mas temos de ser sensatos e perceber quando vamos estragar mais do que construimos... Quer dizer, basicamente fiquei a pedir o que a placa insinua. Talvez num futuro próximo não consiga tirar uma foto tão exacta quanto ao meu estado ontem :D
O meu resgate chegou na Póvoa de Lanhoso quando estava de volta à rotunda do ouro, aparentemente a parte pior estava feita e conseguiria sobreviver até casa mas talvez a esta hora ainda anda-se por lá!
De qualquer maneira esta volta ainda rendeu mais de 100klm's e um acumulado superior a 2000m's.
 
A metereologia não estará favorável nos próximos dias e por isso duvido que até ao fim do ano volte a pedalar mas logo se verá... Boas Festas a todos os meus amigos/as :D

domingo, 8 de dezembro de 2013

Visita a Jales e Murça com os irmãos Favaios

Há uns tempos que tinha surgido a ideia de ir de novo até Jales. A conversa decorreu na rede social e estavam convidados os elementos do Ceva e também estaria aberto a que fossem mais alguns amigos! Como parte do Ceva está em estágio invernal resolvi convidar alguns Kézia e também se juntou o Rui! Foi cedo que nos fizemos à estrada para Vila Pouca de Aguiar e a neve brilhava na estrada e nos telhados das casas... Um belo cenário visto de dentro do carro!
À chegada e enquanto preparavamos as bicicletas o Rui puxou dos seus galões e presenteou-nos com uns pães quentinhos, manteiga e também café a escaldar. Entretanto chegavam os irmãos Favaios que também se juntaram à festa! O Tico e o Indy também começavam a apreciar as qualidades dos Kézia, qualidade essa que foi desaparecendo ao longo do dia mas já lá vamos.
 
O arranque foi rápido por entre os caminhos rurais lá na aldeia de Jales e por entre uns espigueiros bem conservados. Nesta altura o cuidado era muito quando se via alguma pedra a reluzir!
As calçadas entretanto começaram a aparecer no meio dos campos e enquanto se ia pedalando em esforço, iam-se discutindo as recentes obras literárias e a polémica causada. O Sérgio que nos foi acompanhando mais atrás via-se grego para nos aturar! A dado ponto achei melhor ir chatear o Zé que seguia sempre na frente, ao que parece tem melhor sentido de orientação que o irmão.
Na aldeia de Barrela começou a "barrela" ao vinho que os locais tinham para ajudar ao lanche na apanha da azeitona. Diz o Rui que são "azeitoneiras"!
Quando passávamos uns comprimentos de "bom dia" rapidamente deram num: "há vinho?".... A resposta foi positiva e mesmo com a frescura da manhã lá bebemos uns copinhos de tinto acompanhados por duas de treta com as mulheres, sim porque os homens estavam todos entretidos com o pau na mão! O Indy tentava a todo o custo tirar uma foto ao Zé, fazendo crer que ele é parecido com o Major. 
O andamento continuava rápido, às vezes até demais para a minha actual forma física, e os mais de 25klm's com uma toada descendente por entre carreiros passaram a correr. Apenas houve duas paragens para furos do Tico! Ainda antes da descida para a calçada romana de Murça ele parou outra vez para dar ar...
Tinha lido uns relatos deles sobre a calçada que estava para vir. Estava ansioso por ver!
A principio vi as pedras a brilhar e fiquei com receio de um tombito, mas também pensei que se caí-se certamente a pedra não seria aspera para arranhar os cromados. Uns com mais cuidado, outros mais soltos fomos descendo aquele belo conjunto de pedras com umas paragens aqui e ali a tentar registar o melhor momento!
A descida terminou numa ponte sobre o Rio Tinhela num estado de conservação fantástico. Aqui o Tico desviou-se bem de uma armadilha! 
Após um rápido repasto iniciamos a subida, coisa para pouco mais de 1klm, sempre sentados para não correr o risco de um embate com o chão!
Depois de a barriga ficar cheia desta calçada romana estávamos em Murça e nem paramos. Os furos do Tico não deixavam margem para estar muito tempo parados! Ainda nem sabíamos o resto que estava para vir...
 
Cruzamos a N15 e viramos para uma subida que se foi revelando longa e em alguns pontos mais puxadinha na inclinação mas o piso foi ajudando à progressão e também as vistas pelo meios dos olivais ajudou imenso a que aquele bocado mais duro passasse rápido! Pelo meio uma pequena lubrificação às bicicletas do Zé e também do Sérgio. Diz o Zé que a culpa foi de ir à frente a "abrir caminho", mas em casa pensei porque o Sérgio também precisou... Hum, devia ser de ir a "fechar caminho" :D :D
A ascensão até à R314 ainda teve mais um episódio ainda contou com mais um furo do Tico e também por um momento em que passamos por dois cães, um deles havia falecido à pouco enquanto o outro cavava um buraco para lhe fazer o funeral. À nossa passagem ele exaltou-se um pouco para proteger o seu amigo... Muito mais tranquilo com as amizades que vou fazendo fiquei eu quando o Indy me disse que não fazia aquilo por mim!
 
Descemos para a localidade de Jou num trilho que queimou parte das nossas pastilhas deixando os discos em brasa... Tinha lido sobre isso, mas pensei que era um expressão. Afinal era a realidade do mundo do ferodo!!
Este local era fresco que chegue e o sol aqui é coisa que não assiste muito, basta uma foto para comprovar o estado do terreno.
Até Tresminas um estradão florestal serviu para ir alongando o grupo e uma passagem por entre umas coníferas fez mais uma vitima. Desta feita foi o incauto Paulo que tem uma tendência a problemas mecânicos derivados de niglegência grosseira! Resolvido o problema fizemos a aproximação à aldeia com uma visita ao anfiteatro que se está a construir e à capela também do tempo romano muito bem conservada.
Enquanto nos entretinhamos nas visitas o Zé foi-nos alertando para um pequeno "calo", como ele disse, que tínhamos de vergar agora. Foi bem interessante e já quase no topo parei para tirar uma foto! Movimento usado ultimamente para disfarçar o cansaço... O Rui também já vinha a pedir o subsidio naquela subida!
 
Já não faltaria muito para eu fazer uma revisita a um local. Mais uma ponte que para sempre me ficou na memória pela sua construção e também o pequeno vale que a rodeia também! Penso que foi em 2010 que cá passei pela primeira vez. Nesta ponte muitos momentos foram registados entre eles este pequeno vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JsTf7PcuZus
Faltaria apenas mais uma subida para chegar a Jales de novo, uma subida curta e bem colorida por entre as cores dos castanheiros e carvalhos despidos pelo Outono.
Bem e num pequeno troço rolante em que seguia ao lado do Zé um bocado escondido na erva atirou-me ao chão de uma maneira muito violenta como à muito não me lembrava de cair. Foi um susto valente para o corpo ainda a recuperar de outras intervenções! Felizmente não aconteceu nada à bicicleta :D :D
Atrás esqueci-me de referir um episódio que aconteceu quando numa curva o pneu de trás saiu, virou ao contrário tirando a câmara fora e fazendo a jante andar de rastos. Incrivelmente foi só voltar a montar tudo e recompor do susto! Quando houver fotos mostro, contado é difícil acreditar.
Quase a chegar ao final ainda o Rui rebentou com a corrente originando mais uma paragem. Belo dia este no que a avarias diz respeito!
E com isto chegávamos ao final já perto das 16h bem satisfeitos com o percurso feito e com a companhia dos nossos anfitriões. Eles propocionaram-nos 58klm's de caminhos, trilhos, carreiros, singles track's....Sei lá, apenas puro prazer no que ao btt diz respeito! Quem gosta de se divertir em cima da bicicleta é pegar no carro e meter o track no gps... Apenas temos a agradecer o que nos mostraram e também a paciência para com tantos furos do Tico :D :D
 
Ainda nos arranjaram um local para tomar banho no desportivo da terra que soube muito bem e sempre nos deixou mais limpos para ir comer umas carnes à tasca de lá. Em boa hora nos dirigimos lá pois além dos petiscos serem bons e bem servidos, também a maneira como eles vinham ter à mesa era bastante agradável! Muito melhor que a senhora que nos queria servir o bacalhau caseiro em Penafiel... Já para não falar nos 27euros pagos para alimentar 7maramanjos!
Aqui fica o percurso feito: http://app.strava.com/activities/99092641

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Dar-lhe bem... E com jeitinho!

Esta semana pedalei uns bons klm's mas sempre nas calmas pois além do tempo não estar muito a favor dos ossos também não se pode abusar na rapidez da pedalada.
Comecemos com uma ida à Assunção em que notei bastantes melhorias em relação à ultima vez:  Voltinha pela Assunção
No dia seguinte o vento não ajudou nada mas a vontade falou mais alto: Contra o Vento
Na 4fª virei-me para o monte numa volta bem calma e sossegada com alguns caminhos novos encontrados e também um bocado de caminho com a bike às costas. Foi uma bela tarde: Tarde de btt
Na 6fª voltei à estrada dando uma passagem pela terra dos malucos e arcebispos: Maluquinhos
E no sábado saí com a ideia de fazer uma volta com mais de 100klm's, coisa que consegui mas por pouco. Também não estamos em tempo disso! Fui para os lados da Serra da Boneca e embora tenha passado ao lado dela consegui chegar a casa já a pedir subsidio. Cabroelo/Baltar e Penafiel
 
E ontem foi mesmo uma volta calma com a presença de muitos Kézia e não só. A volta apesar de pequena porque 80% tinham compromissos, foi muito animada e ainda deu para andar com a bicicleta à mão pois a subida a São Miguel o Anjo está o piorio. Temos que mandar lá uma máquina arranjar aqueles caminhos!
Depois de passar ao lado das pedreiras de Airão fomos pelo caminho dos porcos, ideia nossa, e todos gostaram daquele bocadinho. Paragem ainda para reparar um furo antes desta foto!
Chegados a Joane separamo-nos fazendo estrada até casa. Ainda me fui aguentando no grupo mas depois passou um limpinho de roda fina e não resisti a uma brincadeira indo com ele até Brito. Ou ele é que veio comigo... Nunca saberemos :D