terça-feira, 18 de março de 2014

Tinha tudo para ser perfeito!

Andamos a semana toda a pensar no fim de semana pois só assim conseguiremos colocar em prática algumas das ideias que nos vão acorrendo!
O Indy costuma ser um bom desenhador de percursos e mais uma vez não falhou.
Nós só queriamos era ir andar e ninguém tinha nenhuma ideia fixa quanto ao local de eleição para a nossa volta, apenas um desejo patente em todos... Empenar!

Às 8:30h já esperava pelo Tiago, o Indy e o Tico junto a uma pastelaria e como aparentemente estavam atrasados fui mirando quem gostava de tomar o pequeno almoço à lord enquanto ia fazendo a limpeza às entradas de ar do nariz ainda um pouco entupidas do dia anterior. É importante não abafar quando se pedala com os membros "mãe" do CEVA (clube empenados vale do ave). Quando os avistei liguei o gps e respetivo track deixando por terra qualquer pensamento de ficar ali a ver as carnes brancas passar!
Os primeiros klm's foram feitos a ritmo calmo pelo centro de Vizela e até junto de Felgueiras. Desta vez a estrada foi diferente e alguns segmentos paralelo foram os escolhidos para passarmos até ao primeiro desafio do dia!Era uma subida curta mas que os risos do Pedro Indy não enganavam... Vem aí biscate! Foram só uns 3klm's de Caxadinha até Nogueira, ao lado da N207, mas puseram-me logo com a pulsação quase no maximo, ainda por cima o Tiago fazia-me companhia por lá cima e eu queria ver se eu próprio estaria em melhor condição fisica que da ultima vez que pedalamos juntos. Aguentei-me bem e no fim da subida uma placa com a seguinte mensagem "obrigado, volte sempre" fez com que se esboçasse uns sorrisos!
Uma breve descida e até Arnozela foi sempre a subir numa estrada que também não será certamente muito utilizada pelos ciclistas da zona. A estrada era bonita e talvez por isso passou depressa, quase tão depressa que mais uns segmentos de pavê mal foram notados e num piscar de olhos estavamos em Celorico de Basto... Quase à chegada o Tico encontrou uma cana de pesca e claro que isso deu tema de conversa para todo o dia!
Já teriamos cerca de 60klm's por isso paramos na primeira pastelaria que vimos, quer dizer, que vimos mulherio na esplanada! Enquanto comiamos o Tico arranjou fita cola para amarrar a cana afim de a trazer para casa. Dali seguimos para Mondim de Basto pela ciclovia, é uma boa alternativa à vulgar nacional já mais que calcada... Deu para brincar um pouco tentando fazer umas imitações do Sagan, mas a ultima tentativa acabou em bate cú mesmo dentro da estação de comboios! Felizmente o registo fotográfico deste momento não esteve ao nível do meu tombo...
Passamos a entrada para a Sra da Graça num ápice e num instante estavamos em Atei. A estrada passou rápida demais por causa das brincadeiras com sprintes e também o Tiago que fez de águadeiro para o camisola amarela... Momentos para ver num dos vídeos que vou colocar!

Com curva e contra curva, mais rampa e descida bruta fomos ter a Cavês. Apartir daqui era sempre a subir, segundo o guia, uns cerca de 30klm's por entre uma estrada onde judas perdeu as botas e com alcatrão miserável. Espetáculo imaginamos nós! Eu e o Tiago mandamo-nos por lá fora numa de rebentar o motor antes da subida acabar... A verdade é que rebentamos, quer dizer, o Tiago rebentou a corrente numa secção mais rápida da subida, leia-se uns 15klm'h. Que bonito imaginei eu! A corrente não devia ter uma semana de uso e claro que ninguém espera algo novo dê parte fraca. Julgava ter um elo de engate mas não tinha, o Tiago idem... Entretanto chega o Pedro e também nada podia fazer e o Tico também chegava com uma multiferramentas com cravador!
Sentei-me na beira da estrada juntamente com o Indy a falar de idiotices sobre Moimenta, que era onde nos encontravamos, enquanto eles tentavam resolver aquilo. Por entre mãos completamente besuntadas de óleo preto chega a noticia que o descravador moeu e não estava fácil resolver aquilo. Toca através do facebook tentar arranjar resgate para o homem mas não estava fácil! Quase com arames resolvemos aquilo e arrancamos ao fim de uns bons 45minutos parados.
Com ritmo mais controlado seguimos a viagem na bela M518 que além de nos provocar uma massagem constante ao corpo nos levava a paisagens arrebatadoras por entre penedos e pinheirais acompanhados de uns rasgos por onde o rio Beça descia calmamente.
À saída de Gondiães numa rampa absuda em pavê que parecia ter sido descarregado do trator e assim ficou sendo considerado agora uma estrada, a corrente cedeu de novo. Sem ferramenta tentamos junto dos locais arranjar alguma coisa!
Sem sucesso pedimos boleia ao dono do supermercado para nos levar até à vila de Salto onde já seria fácil arranjar boleia para casa. O homem não se fez esquesito e desmontamos as bikes de maneira a caberem na carrinha e nós também!
Ainda eram uns 15klm's até à vila por entre um vale bem engraçado e que todos ficamos contentes de ter conhecido de carro...
A conversa foi muito engraçada com o Sr e ele confessou ter uma bicicleta mas estar arrependido de não ter dado mais uns euros e ter comprado uma mota! Ao mesmo tempo olhava para a cana do Tico com outros olhos e serenidade.
Apesar daquilo estar animado era dificil esconder que estavamos tristes e embaraçados com a situação em que nos encontravamos. Quando chegamos à vila o homem deixou-nos no restaurante da "Dona Maria", acho que é assim, onde montamos as bikes de novo e o Tico dirigiu-se ao interior para descortinar se os donos das bicicletas que repousavam nos tejadilhos de um carro tinham os descravador. Felizmente tinham e ao fim de uns minutos estava reparado o estrago.

Agora é que estava o cabo dos trabalhos. Completamente desmotivados, tristes e assim como que meios taralhoucos com a situação ter que fazer uns 80klm's na conhecida e aborrecida N103 até à Póvoa de Lanhoso ia ser um calvário. E foi!
Nem com uma paragem para comprar uns chupas-chupas a coisa se tornou mais fácil. Para todos foi um martirio ter que fazer aquilo e de maneira alguma o motivo foi o cansaço, pernas ou algo do género. A mente é que queria quebrar por causa de tamanha adversidade!
Chegamos a casa já a escurecer com uns ricos 180klm's e uma história para contar... Não tardará a resposta aquela estrada!

Aqui ficam uns vídeos feitos com as imagens recolhidas. Destaque para o vídeo do Tico, o primeiro, que no seu final tem uma parte muito engraçada.
 

domingo, 9 de março de 2014

Merenda na Serradela

O sol decidiu espreitar e havia que aproveitar para pedalar por essas estradas fora! Nenhuma das minhas habituais companhias estava disponível para andar e por isso tive de voltar às lides das voltas sozinho, nada que me assuste, mas com companhia é diferente. Tinha gravado na mente que havia de fazer a subida ao parque da Serradela na Serra da Cabreira pelo lado de Vieira do Minho, estrada que o ano passei mas em sentido contrário e assim ficaria com as duas subidas possíveis feitas!
Cedo saí de casa rumo à Barragem do Ermal e depois estava em Vieira. . . Até aqui não há muita história para contar, estradas conhecidas embora com tons diferentes.
Depois de uma pausa para abastecer e dar um pouco do gosto ao dedo arranquei de novo! Vinha com ideia de tirar uma foto em condições hoje e algo artística. E assim foi! Um sinal de trânsito, um arame à minha espera e a curva ideal foram o bastante para sacar este exemplar.
Depois da brincadeira estava em Vieira onde comecei a subir para o parque de merendas. Em boa verdade e como não fiz estudo algum do percurso ou sequer levava um track comigo para me ir guiando, a dado ponto achava que a subida estava a parecer mais longa do que eu imaginava, isto aliado à baixa forma física foram o bastante para que eu sossega-se um pouco o ritmo senão estoirava por ali! Mais uma vez em plena Cabreira sou ultrapassado por umas motas, desta vez sem mudanças, o que não me tirou mais moral porque se há coisa que irrita um ciclista é ser ultrapassado por uma mota e depois ouvir a mesma a reduzir uma mudança como quem está a avisar que a subida não fica por ali...
 
Vencido o desafio iniciei a descida para a N103 que havia de me levar à Povoa de Lanhoso e Braga.
A descida é bonita e conseguimos ver os rochedos que fazem do Gerês a serra imponente que é, assim como vemos parte da albufeira da Caniçada!
Chegado à N103 foi sempre a rodar as pernas até Braga sem grande história. Apenas um mosquito que devia ter aparelho nos dentes tal foi o baralho do impacto com os meus óculos!
Depois de abastecido numa padaria nas imediações da subida ao Bom Jesus decidi que era hoje que também iria fazer aquela rampa até ao Sameiro, coisa que ainda não tinha feito apesar do historial de subidas que vou tendo... Iniciei confiante mas rapidamente percebi que isto era mais fome que barriga porque além da inclinação ao principio ser forte, decididamente não estou em forma física para fazer um "ataque" a qualquer subida. Ânimos sossegados e mantive o ritmo possível para levar de vencida a subida e regressar a casa! À chegada contava com uns ricos 159.7klm's o que fazia com que me ficassem a faltar uns míseros 300metros para terminar um desafio do Strava... Poderia ter pedalado mais um pouco mas assim para a semana já posso sair de casa com uma desculpa!
 
 
Hoje a volta foi de btt porque a intenção é trazer o Cristiano de novo à forma física para aguentar uma manhã a pedalar sem chegar a casa todo dorido! Ele escolheu ir à Assunção e para isso arranjamos um caminho mais curto para nos levar lá, não sem antes termos descoberto mais um caminho novo que é coisa que temos procurado.
Cumprida a promessa fui-lhe mostrar um trilho que eu tinha encontrado à um par de meses para os lados do Monte Padrão e claro que todos gostamos... Na verdade o que nós gostamos é de pedalar e dar ao dente!! Depois de chegados a Sanfins havia que fazer o regresso a casa e começamos a inventar na busca de algo novo e até deu resultado.


 

Com algumas peripécias e sempre a navegar à vista chegamos a São Martinho do Campo bem contentes e algo cansados destes cerca de 1000D+ em pouco mais de 35klm's de bom btt!
Uma descida a repetir nos futuro próximo, embora tenha ficado com a ideia que havia quem quisesse fazer no sentido contrário... Ideias!