segunda-feira, 21 de abril de 2014

Tomaz 2014

Mais uma vez no sábado de Páscoa fomos ao Tomaz. É o evento do ano que por norma junta mais elementos pois a volta de btt é curta mas os litros de vinho na tasca são de perder a conta!
No ano passado por motivos de força maior não pudemos ir e segundo o Sr Tomaz a falha foi sentida por lá. Especialmente na conta bancária!
Nos passados anos o trajecto vinha a ser encurtado para se chegar mais cedo ao dito mas este ano foi prolongado numa de abrir mais o apetite. Por mim para o ano quero o que ir ao São Bento das Pêras como era habitual!
Bem mas chegados à tasca foi só sentar e começar a "embalar" comida e vinho. Também este ano acho que foram consumidos menos litros de vinho, pelo menos eu achei ou talvez tenha bebido menos e fiquei mais sóbrio para ver o que os outros bebem :D
A conversa é sempre entre o brejeiro e o brejeiro mas quando o Filipe (um ex-kézia por expulsão) chegou a coisa descamba sempre pois cada vez mais é um concorrente a "Cachaxo", que também é um elemento que só teve direito a vir a testes por um dia pois tirava o protagonismo ao João :D
Desta vez como já estávamos no andar de baixo não tivemos direito ao habitual vinho que levanta os mortos e enterra os vivos para fazermos o resto do caminho de gatas e como já estava a ficar frio regressamos a casa, alguns ainda foram a casa do João fazer mais uma ronda à adega para levantar o morto!! Um bem haja a todos os presentes e que ao domingo apareçam assim em número vistoso...
 
Com as festividades a passar hoje, na 2fª, acedi à ideia do Cristiano e fomos ao Sameiro. O Jorge e o Zé mata velhos também nos fizeram companhia nesta manhã divertida em tudo! Já tínhamos saudades de fazer aqueles caminhos que nos levam à Santa Marta, Bom Jesus, Sameiro e a descida sempre interessante da Sobreposta...
 

 
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Visita à Serra de Agra

O Team Empreitadas S.A. ainda não anda disponível para grandes acumulado muito por culpa da fraca preparação dos operários que andam ligeiramente preguiçosos. Ou então andam com mais apetência para fazer caras feias nas voltas grandes! Vontade de ir pedalar não faltava e também o sol que nos fez companhia puxava a isso mesmo.
Ás 8h da manhã já me encontrava na pastelaria a abastecer com o Albano que viria pela segunda vez para testes de aptidão porque à primeira tinha dado muitos erros e como tal estava excluído até nova oportunidade. Pouco depois chega o Jorge Silva! Um tipo cheio de frio que até a barba vinha enorme para ajudar na protecção, e juntou-se ao pequeno almoço... Não o conhecia, apenas tinha a noção que gostava de apanhar uns empenos e quando se sai de casa com essa vontade tudo fica mais facilitado!
Pouco depois estávamos a arrancar com o Pedro Indy aos comandos em direcção a Famalicão, e logo depois estariamos em Barcelos. Até aqui só um apontamento para o Tico que fez um comboio e que deu para descarregar-mos uns gajos que iam à nossa frente e logo depois viramos à direita. Uma ultrapassarem à cavalo, mas que foi divertida!
A cidade de Barcelos para mim é um quebra cabeças de estradas e para quem desenhou em casa também não é fácil fazer algo a direito e por vezes os programas também não ajudam a que nos sintamos confiantes no risco feito! Numa dessas duvidas na cidade o Indy mete os "pés" aos travões e quem vinha atrás foi ao chão. Felizmente não houve grandes marcas para registar mas foi um momento bem caricato em que voaram bicicletas, especialmente a do Jorge que até a roda saiu! Eu nem parei para ver ou ajudar, segui calmamente o caminho, afinal não sou nem médico ou enfermeiro para puder ajudar.
Depois de lambidas as feridas seguimos viagem juntos com direcção a Ponte de Lima na N306 que é muito calma e sem grande dificuldade para não travar muito o ritmo imposto pelo Jorge! Afinal já que veio para empenar, que seja à grande. A chegada à vila mais antiga de Portugal foi tranquila e aí paramos para comer alguma coisa numa pastelaria bem arranjadinha mas com uma empregada bem sisuda para contrastar!
 
Bem e depois de voltar à estrada viramos para uma municipal. A parte inicial eu já conhecia mas o resto era uma incógnita apesar de ter dado uma vista de olhos ao roadbook ia com receio de levar com umas rampas sem contar por isso contive-me na força despendida... Afinal o Jorge já vinha a olhar para a cassete à procura de mais dentes :D :D
Havia pontos que eu conhecia do GO120 de havia feito em 2012 a solo de btt e pelo menos as memórias entretinham-me a cabeça! Esta M524 foi uma excelente escolha do Pedro.
Tanto que o piso da descida convidava a acelerar e à vez fomos dando ao pedal por lá abaixo como se não houvesse amanhã! A única paisagem que fomos vendo foi mesmo a roda do que ia à nossa frente.
Como aquele troço passou rápido passamos para um ainda mais engraçado junto ao Rio Coura na N301 até à viragem para a esquerda, ou melhor para a Serra de Agra... Antes disso um momento de camuflagem!
A subida começa brava, muito por culpa do piso que obriga a cuidados extra mas também a inclinação inicial é bem interessante, pelo menos até à rotunda por baixo da auto-estrada, e depois a inclinação é constante com um ponto ou outro mais inclinado mas no fundo digamos que a ascensão não é muito complicada e tem uma parte muito bonita em que somos brindados com a vista sobre a foz do Rio Minho.
Continuando o contraste por entre alcatrão desgastado e bolas de pedra plantadas sabe-se lá como.
O topo está bem marcado e reza a história que os ciclistas e outros que tais gostar de pousar lá para as fotos... Nós nem paramos!
Como havia quem tivesse com as luzes do painel a piscar de tal maneira que mais parecia uma qualquer animação da feira popular paramos na Taberna do Horácio. Eu nem tinha muita fome mas como um amigo do Brasa diz que paramos muito nas tascas havia que lhe fazer a vontade, ou pelo menos aproveitar a fama! Sandes para aqui e cerveja para ali saímos de lá com o bucho bem cheio e prontos para descer por onde ninguém quer passar a subir. Pelo menos no sábado passado porque um dia destes é certo que subiremos aquela estrada!
Pelo meio tive um furo que foi rapidamente concertado para não atrasar muito. Já o suspeito do costume do dia, o Jorge, vinha com problemas nas rodas e nos membros que fazem rodar os crenques e no fim da descida optou por cortar caminho para Ponte de Lima.
Nós prosseguimos com o ritmo estúpido e interessante que normalmente aparece acima dos 150klm's e hoje lá estava ele! Na estrada de ligação a Barroselas que eu também ainda não conhecia foi um fervilhar de potência e tentativas de fuga. Os klm's restantes até casa não têm história... Ou melhor resumem-se a uma palavra: empenarcomestilo!
 Para o registo ficam os 226klm's polvilhados com 3200D+

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Mais um........

Com a promessa de chuva para o dia de sábado havia que arranjar algo para entreter a parte da manhã porque andar todo o dia à chuva é complicado. Sendo assim juntaram-se uns amigos e fomos dar uma volta bem engraçada pelas redondezas! Queria mostrar uma subida nova para Lustosa ao Tico e depois tínhamos de ir fazer mais uma passagem pela pista no Pilar que tanto gozo nos tem dado.
A subida deu para deixar todos felizes de cansaço e no final ainda descobrimos mais uns carreiros por entre umas vinhas para guardar no registo. A caminho do Pilar tive um furo e enquanto o resolvia houve quem se entretivesse de outra maneira!
No final da dita pista tem de se passar o Leça e pudemos fazer-lo sem molhar os pés ou com água até aos tim tins! É óbvio que mais uma vez escolhemos enterrar-nos em água... Desta vez a rio já ia mais bravo mas nem por isso nos assustou!
Chegada a casa bem cansados com alguns 45klm's e o desejo de voltar um dia destes, desde que não demore muito.
No domingo disse ao Freitas a ver se queria andar, ele aceitou e convidou o Tgv. Ora já sabia que tava tramado e ia andar com a língua de fora toda a manhã! Felizmente continuo a acertar mais nestas coisas do que os senhores da metereologia no tempo que vai fazer no dia seguinte e por isso há que acrescentar que cheguei a casa bem mal tratado das pernas. 
Fomos por Valongo, Paredes, Serra da Boneca, Entre-os-Rios, Penafiel, Vizela e por fimmmmmmm, finalmente estava em casa :D :D :D
130klm's numa manhã carregada de bom andamento, pelo menos para mim, o Paulo(tgv) ainda deve ter feito a penha mais 3 ou 4 vezes para se cansar um bocado!
Soube a pouco o fim de semana e já só penso no próximo!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Rescaldo do rally e não só.

Estes últimos tempos não tenho escrito muito sobre as voltas de btt e não é que elas não sejam interessantes, antes pelo contrário, mas apenas porque não me deu para transcrever o que se vai vendo e sentindo!
Este ano o btt começou a ficar de parte desde que voltei ao trabalho como as pessoas normais e as costas não foram gostando das pequenas voltas que ia dando por estes montes no meu quintal e também me custou encaixar na bicicleta nova, em parte por culpa dela e a outra parte por culpa minha claro. Aquelas voltas grandes e com números respeitosos estavam esquecidas porque simplesmente não me apetecia andar dois ou três dias dorido por causa de uma volta de btt. É claro que tudo tem uma solução e essa é fazer estrada quase a "tempo inteiro" e assim mantinha-se a forma física que está longe da frescura que costumo apresentar mas o tempo irá trazer tudo de volta espero.
O problema da máquina ficou resolvido entretanto mas a vontade andava escassa na mesma, até que o Cristiano regressado de uma longa paragem começou a puxar para irmos dar umas voltas aqui perto porque ele também estava meio em obras no corpo. Juntou-se o útil ao agradável e também o Paulo, juntamente com o Albano, começaram a fazer-nos companhia nestas voltas curtas no quintal!
Para quem já fazia aos 100klm's de estrada numa volta, fazer 25 ou 30klm's no monte estava a ser complicado mas com alguma perícia, alguma piscina pelo meio e também o descanso no momento certo estão a fazer com que as voltas sejam menos custosas para as costas...
 
Temos descoberto caminhos novos, alguns com vedações, outros sem saída, algumas descidas malucas e umas subidas que fazem com que os pulmões fiquei bem abertos. Acima de tudo temos curtido imenso e o btt é isso mesmo, curtir e chegar a casa feliz! A provar isso mesmo ficam aqui alguma fotos:
Descoberta de um trilho novo em Roriz, ou de um campo sem saída!
Ensopadela já perto de casa.
Ensopadela a dois!
Um gato mimalho numa ida ao Pilar com o Tico e o Indy.
Pista curta mas divertida em Lustosa.
 Trepa penedos em Lustosa!
A delicia de todos no Pilar..
Caminho novo em São Martinho do Campo...
Mais uma por Lustosa... Cuidado para não cair!
Tentativa de entortar rodas!
Passagem ao lado do Rio Leça...
Final da pista junto ao Leça.
 
Ainda poderia haver umas fotos de uma nocturna bem divertida que fiz com o Cristiano pelos lados da Santa Tecla por entre uns trilhos que durante o dia alguns se recusam a subir... Há dias!
Fica ainda a nota que ultimamente tenho feito as minhas voltas durante a semana pela fresquinha porque no fim do trabalho tem sido complicado e por isso há que arranjar solução para manter o gosto vivo. Há dias que custa mais que outros erguer mas depois do cleat engatar no pedal é só fazer rodar até à hora de trabalhar! É verdade que o rendimento pela manhã não é o mesmo que à noite, normalmente custa-me arrancar e meter ritmo que seja interessante mas pelo menos recebo a certeza de um resto de dia tranquilo sem pensar na hora de sair para ir pedalar... Quem gosta sabe do que falo.
 
Já no passado sábado havia um passeio em mente a fazer com os Kézia mas as previsões não davam o tempo como seguro e após algum desencontro uns foram para Vila Verde fazer o Transmixões e outros foram ver o rally a Fafe com algum medo à possível chuva. Eu fui ao rally com o Hugo, Cristiano, o Paulo e também o Tico quis juntar-se a nós para passar o dia a empenar!
O percurso eu não conhecia mas lá meti o track do NGPS Taipas organizado pelos 4Team que nos levaria aos estradões que queríamos. Até às Taipas nada de novo mas depois de passar uma ponte sobre o Ave quase tudo era novidade... Confesso que aqueles estradões junto às eólicas não são o que mais me agrada mas até lá chegar foi o cabo dos trabalhos! Contava estar a ver o rally com uns 40klm's feitos mas na verdade quando lá chegamos já tínhamos 60... Nem sei como acreditam em mim :D
Algumas subidas revelaram-se duras por nos ter obrigado a andar a pé porque o mau tempo e também as motas fizeram algum polimento ao terreno e como tal muitos são os locais mal tratados em que ficamos apeados!

Já perto do local que desejávamos paramos para comer a broa e presunto que levávamos!
Ainda pensei que o Hugo não ia pegar na broa porque só gosta de trigo mas a fome quando aperta vai tudo :D
Por lá estavam os 4Team com quem convivemos um bocado e vi o meu amigo Brasa que já não falava comigo à uns tempos! Entretanto eles tiveram que ir porque havia quem "...tivesse um objectivo...." Nós ainda por lá ficamos na conversa com uns colegas que montavam as suas potentes motas, trocando ideias ao nível dos valores para andar de mota! É provável que num próximo empeno na estrada eu me vá lembrar desta conversa. Mais duas de treta com o sr do café e arrancamos!


Quando chegamos estavam lá os amigos Pinoco que nos serviram logo jeropiga da boa para aquecer! De resto, à pouco a dizer... O ambiente consegue ver-se nas fotos.
 





 
O regresso foi a casa por estrada/pista de cicloturismo e que deu para nós chegarmos bem quentes com mais de 100klm's nas pernas! Foi um belo dia e agradeço a quem teve a ideia e acompanhou nesta volta.