domingo, 18 de maio de 2014

Curtição do Alvão...

Andava com preguiça para escrever, de facto ainda estou mas vou dar aqui um bocado em cima das teclas senão esquece-me dos acontecimentos do passado fim de semana! Antes de mais deixo aqui o link do vídeo possível acerca da volta de btt pelo Marão.
 
Bem mas no passado sábado estava com vontade de descobrir algo novo e com um dia de sol prometido tínhamos de aproveitar bem. O Hugo pela primeira vez veio andar connosco para as tão afamadas voltas do Team Empreitadas S.A e o Albano também quis sair de casa pra empenar! Dos velhinhos só o Tico se juntou para além de mim.
Logo pela manhã à saída de casa um nevoeiro denso a fugir para o orvalho foi-nos fazendo companhia quase até Felgueiras, pelo meio paramos em Vizela num café só para tomar um café. Eu e o Tico nem íamos entrar mas ao vermos uma moedas esquecidas em cima de uma mesa fomos fazer despesa com o dinheiro dos outros! De Felgueiras até Amarante foi um rápido e até virar-mos para Fridão não tardou muito... Apartir daqui começaria o sossego imaginei eu e não me enganei! Os comandos da jornada estavam a meu cargo e o fraco trabalho de casa acabou por dar frutos.
Eu já tinha passado em Fridão à uns anos numa volta de btt mas não me recordaria se dali conseguiríamos ir até Ermelo por estrada. A alguma busca rápida que fiz deu para ficar ainda com mais dúvidas mas nada que me deixa-se preocupado, afinal à uns anos que gostaria de fazer um bom estradão com uma rodas mais finas!!
A passagem por Fridão foi engraçada e daí pra frente sobe-se um bocadinho num misto de rompe pernas mas em Paradança a estrada termina tal como eu já vinha preparado. Engraçado foi que ninguém sugeriu inverter a marcha entrando pelo caminho fora de sorriso estampado!
Não foram mais do que 4klm's sempre a olhar para o chão com cuidado causa das pedras mas que nos regalaram as vistas e a alma para o que nos havia acontecido! No final a estrada manteve-se estreita por entre umas vinhas, a verdadeira estrada deserta que nos trazia o sossego esperado... Depois viragem à direita para Ermelo onde seguimos a estrada quase sempre descendente até à entrada da aldeia! Teria duas hipóteses agora, ou subíamos a Ermelo pra comer algo substancial e seguíamos para Varzigueto ou então virávamos já ali para as Fisgas de Ermelo por onde eu nunca tinha subido.
Escolhemos a ir à aldeia e então paramos no café onde no ano passado tinha parado com o Brasa e o Indy para abastecer numa volta que ficou para a história a todos os níveis!
Perguntei pelo David, o ciclista da zona, mas ao que parece não estaria por lá mas continuava os seus treinos pós laborais pelas serras da zona. Ao invés dele andava por lá o empreiteiro da zona (a julgar pelo charuto que fumava), o drogado (a julgar pelo cigarro que fumava) e o "fiambre" ( a julgar pelo que queria fumar).... :D :D :D
Fiambres à parte, daqui para a frente daria para aquecer bem o motor! Eles não me pareciam muito importados mas pouco depois do arranque já os via aos "sssss" subida fora. O tipo de subida que pertence à liga dos campeões porque apesar de não parecer tinha uma inclinação bem à maneira pra nos colocar de queixo no guiador!
Varzigueto era já ali mas até lá havia que superar alguns pontos com mais de 14% de inclinação, felizmente eram poucos senão ia ver mais alguns sorrisos naquele troço!
Com o fim da subida iniciamos a descida para Mondim de Basto, desta vez a escalada para pontos mais altos do Alvão não seria o objectivo.
A descida foi rápida, em alguns pontos arriscada e por várias vezes tocamos nos 70klm'h. Ainda pensamos num abastecimento por ali na vila mas como estávamos bem abastecidos nas pernas nem paramos optando por recuperar em Gandarela!
Logo à saída da ponte em Mondim alguém diz "...hei ainda temos de subir aqui estas curvas..."
Prontamente virei à direita para cortar caminho por entre Veade! O piso não é grande coisa mas que importa :) Depois de recuperarmos a estrada normal em Fermil foi sempre de corda na garganta até ao cruzamento. O vento não ajudou nada e puderiamos até ter feito melhor mas ainda assim deixamos a pele e o suor na estrada! Recuperados com umas coca-colas numa pastelaria enfrentamos à canzana a subida pra Lameira por um atalho que eu também conhecia e já uma vez tinha passado lá com o Brasa! Até casa foi só mais do mesmo pela pista tentando ver as sereias que por lá andam à tarde...
Foi mais um belo registo que continua longe dos números do antigamente mas a curtição está lá como sempre! Obrigado aos meus companheiros por confiarem em mim mais uma vez.
 
No domingo fui com os Kézia Team à Falperra mas em abono da verdade não cheguei lá cima, uns dizem que eu estava cansado e outros acreditam que eu tinha um compromisso... Contudo e mais importante que isso, fui com o Albano ao Lidl buscar vinho pra abastecer a malta :D
 
Ontem só estaríamos quase todos disponíveis para andar de manhã, excepto o Indy que tinha corda para andar todo o dia mas optou por se juntar a nós. O Hugo voltou a vir connosco, sinal que na semana passada não empenou, assim como o Albano que é presença assídua agora! Mais uma vez acederam à minha ideia e fomos ao Viso. A intenção seria subir por Fervença, o que para quem conhece o Viso é a subida intermédia digamos mas dá bem para deixar o coração perto da boca!
O Albano tinha ouvido horrores daquela subida e havia até relatos de quem tivesse ficado apeado por lá fora... Enfim, conversas de café talvez!!!
Foi um dia de muito vento e o Tico não se estava a sentir muito bem com aquilo, muito provavelmente devido ao seu volume corporal que faz com que seja uma grande vela a puxar no sentido contrário ao esperado :D :D :D
Depois de descer Infantas viramos para um quelho que conhecemos à pouco tempo e nos levaria perto do inicio da subida! Este quelho é um belo petisco pois pelo meio mete uns troços de subida bem brava e o facto de eu já conhecer não ajuda muito. Como da outra vez tinha puxado bem por lá fora, decidi acompanhar o Tico que definitivamente não estava muito para "amar" e tal como ele já esperou por mim outras vezes há que retribuir. Para quem duvida do estado dele aqui vai:
Apartir daqui foi dar gás aos pedais subida fora. Em abono da verdade tem de se dizer que aquilo trepa bem em dois pontos, mas o ponto final é a verdadeira parte dura sendo que aqueles 300metros conseguem fazer aquecer o prato 28 da cassete! É uma boa subida para os pseudo-bravos...
 

Depois do ajuntamento na capela da Sra do Viso fomos em direcção à Lameira!
Alguns já pensariam em seguir lanceirinhos até Fafe mas ainda houve uma viragem para Povoação que eu não conhecia e em boa hora seguimos a ideia do Indy. Antes disso e num pequeno engano enquanto dava a volta numa estrada sem saída arranhei um bocado os cromados... Caso para dizer que fiz jus à placa!
Aquela estrada bonita levou-nos a Moreira de Rei e daí até casa foi um corridinho principalmente na pista onde embarcamos num comboio por lá fora. Foram uns bons minutos com as pulsações bem altas! A volta deu pouco mais de 100klm's mas foi bem benéfica ao nível do acumulado.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

"9 Cains" e um "furo no pé"....

Foi em cima do joelho que marcamos este passeio de btt pela Serra do Marão e como a malta confia em mim, não sei como ainda mas tudo bem, fui eu o encarregue de fazer o desenho do percurso. Tinha dois pontos de exigência e um deles era passar em Mafomedes, fosse em que sentido fosse, e o outro seria fazer o regresso do topo da serra pelo percurso que em 2012 fiz juntamente com o Hugo, Zé e o Cristiano numa nocturna que nunca mais será esquecida. No dia seguinte já tinha um rabisco feito que era notoriamente em contenção de despesas para as pernas porque convinha haver disponibilidade física e mental para aproveitar ao máximo o regresso! Fui enviando missivas a ver quem estava disponível para curtir e o Hugo foi pronto na resposta, afinal queria estrear a sua Epic e o terreno era o ideal para tal. Também o Figueiras se juntou como o Jorge, o Silva, o Paulo, o Albano e o Cristiano. E foi com estas contas que saí de casa!! Quando nos juntamos vi que éramos 8, tinha-me esquecido de contar com a minha presença. Coisas da idade talvez!
 
Às 8:30h estávamos prontos para arrancar. Em abono da verdade eram 8:23h mas o Figueiras ainda foi pôr protector solar outra vez, depois às 8:25h foi tirar as calças porque resolveu ir de calções... 8:27h ainda tirou mais uma camisola... Arrancamos então à hora que disse no principio porque ele já tinha pouca mais roupa vestida!! 
Passadas poucas centenas de metros já começávamos a subir bem por entre ruas e ruelas à saída da cidade de Amarante para depois de ultrapassar a localidade de Portela descer-mos até ao Rio Ovelha.
Apartir daqui não havia nada que saber, era subir subir e subir até à Serra da Aboboreira que seria a nossa primeira conquista do dia ao fim de uns engraçados 15klm's que serviram para coleccionar 1000D+.
A subida foi muito boa e pode até dizer-se que é "rolante" pois conseguimos ir sempre certinho apenas fazendo frente à inclinação e ao vento que não era meigo por aqueles lados. Na capela da Sra da Guia paramos para umas fotos!
Houve também quem quisesse mostrar que não só os macacos que comem bananas. O Figueiras como só come meia banana de cada vez não quis ficar na foto :D
Dali demos gás pelo caminho fora até cruzar a estrada em Charrasqueira onde vislumbramos uma subida bem inclinada... O Hugo ainda perguntou se era por ali, eu respondi que não devia ser assim maluco de desenhar assim um risco. Segundos depois já se concluía que eu era afinal maluco!!
O Cristiano e o Albano por engano seguiram a estrada encontrando-se connosco no alto de Quintela onde viraríamos para Mafomedes.
Na aldeia estava um ambiente fora do normal por culpa de uma prova de trail run que por lá passava e o reforço seria na antiga escola primária. Ainda pensamos ir lá dar uma ferradela no lanche mas não valia a pena! Os mais distraídos pensaram que teria sido eu a organizar aquele reforço para nós... Táááá :)
A aldeia não tem nada em especial. Apenas está metida num vale lindíssimo e que as cores estavam no ponto que se quer para que os nossos olhos ficassem bem alegres com o que víamos!
Por falar nisso... Acho que o trail é uma modalidade que merece um olhar profundo, especialmente sobre as corredoras e suas roupas reduzidas! Foi um regalo estarmos sentados à beiro do ribeiro que por lá passa a usufruir do nosso merendeiro enquanto as meninas iam passando por lá fora.
Ressalva-se ainda o Jorge que carregava uma mochila de uns 3 m3 mas que afinal escondia uma meloa que ele partilhou com todos e soube pela vida!
 E para digerir o almoço nada melhor que uma lindíssima subida ao topo do Marão.
Fantástica mesmo, adorei cada metro do terreno e tirei dezenas de fotografias por lá fora! Desta vez decidi aplicar a técnica do prazer de desfrutar aquilo devagar na companhia dos velhotinhos ao invés da picardia saudável da subida com o Albano e o Hugo.
O piso era disto e mais disto...
Aqui os homens da vassoura em grande plano que vão sempre animados subida fora. O Silva estava em duvida para este desafio mas por opção do treinador foi obrigado a ir a jogo, ainda bem diga-se porque cantarolou por lá acima como um pássaro na primavera!
Aos poucos os 6klm's de subida iam ficando para trás e já víamos o topo.
Foto com o Cristiano!
Acho que fui o ultimo a chegar ao alto e como sempre pus-me a ver e rever a serra tirando fotos para tudo quanto é lado. Algumas haviam de ficar inesquéciveis!
Uns já tinham comido mais alguma coisa, eu também aproveitei para mastigar algo e dar umas afinações à bike do Paulo enquanto o Cristiano se via a braços com umas dores intestinais. Dizem as más línguas que as moscas vão ter que comer durante semanas à contas das tais dores dele :D
Eu avisei pela serra abaixo iria ser só curtir, sendo interrompida apenas por duas curtas subidas que poderiam fazer mossa, mas já por isso se poupou na subida!
Aqueles estradões são rápidos, rápidos demais até porque atinge-se velocidades loucas se largar-mos os travões... Pelo meio paramos para reparar um furo do Albano que também não é nada meigo no que toca a descer :D
A descida vai durando enquanto aqui e ali é interrompida por um bocado em que é preciso dar mais ao pedal mas a diversão é uma constante, ainda por cima a serra está com as cores no auge naquela vertente. Já perto de Murgido paramos para limpar o stock de comida às mochilas para irmos mais leves o resto do trilho! Um belo parque de merendas foi o escolhido para o repasto... Local fabuloso!
Na aldeia aparecia a última dificuldade do dia com uma subida de 2klm's a moer um pouco mas que depois de vencida abria portas a mais uns klm's de diversão até Padronelo.
 Por culpa de um engano meu na navegação andamos um bocado perdidos, sim um bocado e estou a ser simpático para comigo mesmo, mas às vezes também se erra e quando é, é à grande! Ao fim de um bocado a penar autênticamente lá entramos mais ou menos no trilho que nos traria à cidade. Mas enganei-me de novo e fomos dar a um quintal de alguém que erguia as mãos no ar assinalando a presença dos seus 8 "cains" e que se ele os solta-se não passaríamos dali!!
Erro remendado regressamos calmamente ao carro completando assim 80klm's com um acumulado de 2600m's. Entretanto quem já tinha chegado tratou de arranjar local para tomar banho, fazendo de conta que éramos dos corredores de trail. Um desses corredores encontrava-se no balneário e encontrava-se num estado tal que dizia ele ter ...."furado um pé durante o dia..."
O regresso a casa foi ainda prendado com uma paragem numa tasca pra comer um churrasco! O sr que nos serviu dizia ser árbitro de futebol num qualquer campeonato regional e além de ter um tique nos lábios de andar sempre com o apito na boca (julgamos nós), também ouvia mal. Táctica usada para não se ouvir os insultos durante os jogos :D
 
Um bem haja aos felizes contemplados por mais este belo dia de btt na companhia de amigos top. Faltou o Zé mata velhos mas acho que ainda não tinha chegado de Santiago de Compostela ao fim de uma semana de viagem...