domingo, 31 de agosto de 2014

Passou muito tempo...

Sem quase dar conta deixei passar algum tempo sem escrever. Não que não tenha pedalado, apenas não tem apetecido escrever muito mas vou tentar meter um pouco de ordem aqui no assunto!
 
Estas fotos que se seguem são de uma incursão pelo Gerês em que se bem me recordo tinha dormido poucas horas após uma longa noite de trabalho e durante grande parte da manhã só me apetecia deitar sobre o guiador e dormir mas com a subida à Pedra Bela no Gerês sempre acordei mais um pouco!
Foi um belo dia de verão em que apenas se lamenta a falta de forma física geral para aproveitar o dia da melhor maneira. Poderia até lamentar a falta de alcatrão em algumas supostas estradas mas foi um condimento extra para este dia de "média montanha" como lhe chamaram!
Estradão de terra batida que liga Zebral ao parque de merendas da Serradela.
Barragem da Venda Nova quase sem água!
 

No dia em que a volta a Portugal passou por Montalegre o Pedro Indy resolveu que devíamos sentir na pele as dificuldades que se avizinhavam para o dia e para o percurso. Só eu aceitei o desafio e lá fomos os dois para Cabeceiras de Basto de carro debaixo de chuva e debaixo de chuva arrancamos. O resto da história conta-a o Pedro na sua página que podem ver aqui: A etapa da Volta
Perto de Salto debaixo de chuva e nevoeiro
Algures entre Salto e a N103
No redor das Minas da Borralha
No paredão da Barragem do Alta Rabagão
Momento em que tive um furo 
Contornando a barragem do Rabagão
Nós a ir "...ao cú à gorda..."
Finalmente no topo do Larouco 


Entretanto na semana seguinte fui para o monte a convite de uns amigos de Guimarães. Apesar de ter ido a convite do Hugo e deles, rapidamente me passaram o comando para as mãos da volta pois as ideias eram escassas! Gostei muito da volta que fizemos, do ritmo imposto e também da companhia dos amigos. Ao Paulo, Gil, Bata, Albano e também ao Hugo obrigado pela companhia!
Subida para Santa Isabel do Monte
No topo debaixo de um nevoeiro bem forte.
Aqui um vídeo de um salto que há numa das pistas de Santa Isabel:
 


Entretanto vieram as férias do trabalho e comecei a pensar em descansar um pouco o corpo porque bem precisava! Num desses dias de descanso dei uma voltinha maior para os lados de Amarante e Celorico em que descobri umas estradas bem engraçadas e fiz uma subida que tinha descoberto à uns tempos que liga Aboím a Arnoia. Fica aqui o registo: Por terras de emigrantas
 
Num outro dia fui ao monte sozinho só para fazer umas filmagens aqui nas Sras dos Monte.
 
Entretanto em conversa com uns amigos convidaram-me para uma volta de estrada. A coisa parecia-me dura e mais olhos que barriga, não para quem me convidou mas o número grande de ciclistas disponíveis para a volta e eu também não sabia como andavam as pernas do grupo do Filipe! Mais uma vez disseram para ser eu o guia e levar-los para a Serra da Peneda, havia quem quisesse ir à Sra da Peneda embora claramente não soubesse no que se iam meter, mas como apesar da tenra idade que tenho já levei uns valentes empenos e sei bem para onde posso ir e também onde posso levar os outros. Sendo assim pela manha cedinho encontrei-me com o Team 72 e também com o meu amigo Freitas, pelo caminho ainda juntou-se o Hugo que vinha em representação do Team Empreitadas S.A! Vá-se lá saber porquê o ritmo parecia-me algo vivo para uma volta que ultrapassaria os 200klm's e a certo ponto tive de deitar a camisola ao Filipe "taleigas" para ele segurar um bocado o andamento senão ia haver quem caminha-se largos klm's durante a parte da tarde! A coisa correu de feição até ao topo da subida de Boímo, ou Mezio que também há quem a conheça assim, mas entretanto paramos num café para abastecer e como éramos uns 12 ou 13 a ementa demora mais a ser servida o que vai consumindo largos minutos. Arrancamos em direcção ao Soajo mas logo abaixo viramos à esquerda para conhecer uma estrada interior que eu não conhecia e imaginei que ia trazer um largo regalo para os olhos. A estrada não decepciona em nada sendo cada klm melhor que o outro mas o problema foi mesmo um pneu que rebentou e nos acabou por estragar o dia! Gastaram-se umas quantas câmaras ao longo do dia, meteu-se mangueira de jardim, fita cola e tudo o que veio à mão para ajudar à situação... Este foi o grande problema do dia, furos e mais furos mas também depois começou a haver outro problema da parte da tarde. O maduro! Aquele que vem em garrafas de vidro :D
Quando finalmente chegamos ao Soajo só queríamos era comer mas na larga maioria o que queriam era beber e se pudesse ser muito melhor ainda! A paragem foi enorme na vila, tão grande que começava a fartar estar ali parados. Se por um lado o facto de sermos muitos faz com que a cozinheira tenha ficado à toa, por outro a sêde era muita e a vontade de sair dali muito pouca!
Quando finalmente se chegou a um consenso para arrancar tínhamos de novo o caso do pneu do Rui para lidar mas nisso nada falhou no que toca a entre ajuda entre eles e trocou-se a roda remendada para alguém mais leve que conseguiu trazer a bicicleta até casa sem mais grande incidente.
O maduro depois é que ia ditar o ritmo da subida e juntamente com ele o ritmo imposto de manhã ia fazer doer agora na longa subida de Germil! Mas começou a subir quem se sentiu melhor foi puxando por lá fora a bom ritmo. O Filipe ia e meter nojo à nossa frente fazendo toda a subida bem folgadinho a gozar connosco, eu, o Freitas e o Hugo que íamos de língua de fora enquanto o resto da malta vinha alongada na estrada pelo que chegamos ao topo bem espaçados entre todos! Até Vilarinho das Furnas fomos sempre juntos aproveitando para comentar entre nós o que se foi sentindo na subida e o que ainda restava do dia. O Rui que eu já conhecia de outras voltas dizia-me que estava muito agradado com as paisagens mas estava desconsolado com a situação do pneu que condicionou a volta quase toda, enquanto o Cunha confessou que afinal não conseguiu subir aquilo em "meio carreto e intaleigado" como ele dizia antes de sentir o efeito do "maduro". Depois descemos para o São Bento com alguma brincadeira por lá abaixo atrás dos carros! Ao fim de muito tempo à espera do restante grupo ficamos a saber por um automobilista que estavam a tratar de mais um furo. Já se fazia tarde e eu que adoro andar de bicicleta estava farto de estar em cima dela mas não era o único um pouco descontente com a situação, embora seja uma situação que faça parte do nosso desporto esta questão dos furos e paragens fazia-nos bufar e bem pelo sucedido, não pelas pessoas azaradas diga-se! Alguns dos elementos do Team 72 que estavam no São Bento também já só queriam estar a chegar a casa e entretanto a malta lá se juntou toda e subimos a derradeira dureza do dia. Durante a subida das Cerdeirinhas mais uma vez o grupo foi alongando e no alto quando reagrupamos alguns quiseram parar numa tasca para encher o depósito mas como não me apetecia beber a pessoa que me convidou para a jornada disse para eu seguir viagem para casa que eles agora se desenrascavam agradecendo a volta e dizendo que no futuro queria mais. Eu sei que ele quer e eu também por isso vou fazer-lhe a vontade! Segui então com o Freitas, o Hugo e também o Augusto para casa a todo o pano por lá fora chegando a casa já bem perto das 8h cansadinho mas contente porque apesar dos azares toda a gente chegou sem arranhões a casa!
 
Para muitos foi a volta da vida deles eu sei, houve até quem nos dias seguintes se tivesse dirigido a mim num tom que eu não gostei muito, não sei se foi por versões mal contadas, e acredito que seja por isso, ou por outra razão qualquer mas seja como for eu não deixo ninguém para trás, aliás, sou conhecido por ter paciência e muita com quem está cansado ou tem algum azar assim como eu e todos os pudemos ter, só não me peçam para chegar a casa de noite só "porque sim" ou que espere por quem todo o dia me foi deitando abaixo com a sua sabedoria. Aqueles que me desejam coisas menos boas, talvez até que caia ou rebente qualquer coisa durante uma volta, um muito obrigado pelo dia passado e por algumas belas imagens que me deram à mente, assim como eu vos propocionei, mas por favor não digam asneiras pois se mostro respeito por todos exijo o mesmo dos outros sem excepção e sem conversas de café pelo meio!
 
Subida para o Mezio ainda com pelotão compacto :)
Filipe a comandar as tropas
Descida para o Soajo
Final da subida de Germil com o Hugo a ganir enquanto o Jorge vinha cheio de potência!
Descida para Vilarinho das Furnas
Mesmo local, outra prespectiva.
Descida para os Arcos de Valdevez.
Descida para o Lindoso/Soajo.
Barragem de Vilarinho
Algures no meio da serra...
Linda subida de Germil.
Descida para Vilarinho.
Pelotão alongado após mais um furo.
Filipe a meter nojo :D
Toma lá!!
Freitas numa das raras aparições sem ser nas rectas de Água Longa :)
 


Mais uma vez o meu fiel gps fez-me uma maldade e começa a perder pontos mas para o registo ficam os números reais de 216klm's e um acumulado bem próximo dos 4000D+
 
Para já é tudo pois depois disto tudo resolvi mesmo descansar um bocado e ganhar alguma massa gorda, contudo conto chegar ao final do ano com menos de uma tonelada de peso :)
Cumprimentos a todos os que seguem este meu cantinho e desculpem não me ter dado muito à escrita nas ultimas semanas!