domingo, 22 de maio de 2011

Nascido a .......

.....3 de Agosto de 1984, Daniel Cardoso desenvolveu um gosto pelas bicicletas que o tem levado desde á seis anos a percorrer inúmeros locais. Alguns que nunca lá irá voltar, outros que não precisa de voltar pois estão bem gravados na sua memória....!! Outros que por ele passava lá todos os dias para sentir todo aquele ar puro!! Bem mas chega de falar na 3ª pessoa, e bora lá contar aqui uma história asfáltica!!

Sábado de manhã acordo com vontade de fazer uns klm's na "fininha", coisa que ainda não tinha feito a serio e precisava disso porque tinha que fazer algo que me marca-se bem a mente no que toca a pedalar na estrada visto que tenho bicicleta á pouquíssimo tempo e há ainda algum receio de um empeno forte!! A minha primeira ideia seria algo mais junto ao mar, mas o tempo estava assim um pouco estranho e não arrisquei...Tomei rumo para a montanha!
Saída de casa perto das 9h da manhã em direção ás Taipas, Póvoa de Lanhoso....
 Cerdeirinhas...
 Rio Caldo....
 Chegado ao Rio Caldo segui para a Vila do Gerês onde reabasteci o corpo! Depois da barriga cheia lembrei-me de subir até á Portela do Homem, e porque não?.....
 Chegado ao alto,Portela de Leonte, tinha a intenção de voltar para trás mas pensei....Hum, tenho de subir outra vez as Cerdeirinhas, isso deve ser duro!! E se eu fosse pelo menos até ao "estrangeiro"? Sim... Porque não?!
 E fui....E se eu já agora descesse só mais um pouco e fosse tomar um banhito assim....Termal?! 
 Que beleza de estrada...Que relax descer a Mata da Albergaria e depois da fronteira, a descida a Torneros! Chegado ás famosas "aguas quentes".... 
 A roupa está aqui, e o homem?! Pois....Está a tratar-se!! A agua estava um pouco quente demais, mas ainda deu para um belo banho....Sabe melhor á noite esta agua!! Eram quase 13horas, ao fundo estava a olhar para o vale que tão orgulhosamente desci e a imaginar-me a subir-lo estava a atormentar-te o juízo e eu que tinha decidido sair de casa para passear....As minhas celulas de auto-preservação estavam a fazer faísca!! E se eu fosse pelo lado do Lindoso? Sim....Porque não?!
 E fui....O vento estava forte e contra mim o que não ajudou muito á progressão mas lá cheguei ao meu belo país de origem! Sentia que apartir daqui o "homem da marreta" podia acompanhar-me até casa...Não foi preciso!!
 Continuei....Passei pelo Lindoso, local visitado na semana passada em versão btt, Entre-Ambos-os-Rios......
 Até Ponte da Barca onde apanhei a N101 para Vila Verde! Sabia que a subida ia ser dura, mas uma paragem num café para comer umas bombas calóricas que por lá abundavam ajudou bastante a recuperar alguma força!! Já perto de Vila Verde estava eu a pensar que me estavam a gozar comigo, mas não...Era apenas o nome da terra por onde eu passava!! 
 Vila Verde estava em festa, nada melhor para eu apreciar a paisagem e o calor que se fazia sentir, que faz deixar alguma roupa em casa por parte de certas pessoas....Mulheres!! Um bem haja ao verão!!
Próximo destino era Braga, depois da espera consegui passar a Ponte de Prado sem problemas para os pneus apesar do seu piso muito irregular!
 Depois de passar ao centro de Braga, segui para as Taipas! Não era pra tomar esse rumo, mas o "cone" de alguém puxou-me :)
Nas Taipas segui para casa á qual cheguei ás 19h com estes belos números....

São 2924m's acumulado, que teve pontos com inclinação de 15.82% e tendo eu ocupado uma area de 734948873.4m2 do territorio nacional e espanhol!!
Uma coisa tenho a certeza, não são estes números austentosos que me fazem feliz! Mas sim o imenso prazer de puder estar um dia fora de casa em cima de uma bicicleta, apenas na companhia de mim mesmo e com a cabeça aliviada de problemas ou stress! Adorei o que fiz, o objetivo ficou mais do que cumprido e estas coisa não são para quem pode, mas sim para quem quer simplesmente porque lhe apetece! Pedalem muito, sem pressão de ninguém, compromissos ou outro motivo qualquer...Seja em que circunstância for aproveitem o belo país que temos a nível paisagistico e a liberdade que uma bicicleta vos transmite! 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma Amarela e uns sortudos....

Mais uma vez os meus devaneios ao volante levaram a imaginar um belo passeio de btt e fizemos jus a uma frase que ouço recorrentemente o Jorge dizer :...."De carro vemos a paisagem, de bicicleta fazemos parte dela..."
Com umas semanas de antecedência dei algumas ideias ao Figueiras e ele meteu algumas em pratica e outras foi encontrar nos recantos de suas cartas militares e seus "caminhos de pé posto!" Diga-se que estávamos a ser um pouco ambiciosos no percurso e maneira de o executar mas a boa forma do pelotão e as 12horas de luz disponíveis faziam crescer a esperança!! Saímos de casa com cerca de 80klm's para fazer com uma acumulado na ordem dos 3500m!!
Tanta treta e ainda não disse para onde fomos.....Entre-ambos-os-rios, logo depois de Ponte da Barca!! Foi no parque de campismo que montamos arraial e onde mais uma vez, escolhemos o dia para andar no preciso dia da festa da vila e estava vestida de gala para receber os Kézia!!
Vamos ao que interessa....Inicio com uma bela subida por alcatrão daquele bem velhinho para a aldeia de Ermida situada no topo de um belíssimo vale! Logo de manha ouvir dizer "já valeu a pena ter saído de casa...", é do melhor e enche a alma de quem projecta este tipo de coisas giras na esperança que alguém goste do nosso trabalho de casa, e nós, os inginheiros também como é óbvio!!
Este vale é magnifico sem duvida, a calma que estes locais fazem passar para os nossos agitados corpos é imensa....De bicicleta é muito mais bonito e saboreado do que de carro!
Queda de pedras é usual por aqui....E claro, as crianças até gostam!! Já tens idade para ter juízo, não Berto?Há quem diga que este sinal significa que são apenas mais 10% de empeno!!!Depois da belíssima subida até á aldeia, que diga-se, não tem saída possível de automóvel, o Jorge aproveitou para se confessar enquanto o Zé segurava a Santa para ela não se sentir mal com tantos pecados!! Diz agora que ninguém nos ouve Jorge, quais foram os pecados mortais!Aqui está a aldeia isolada que segundo os registos vivem 83 pessoas por lá das quais estão 3 confirmadas por nós :) Nestas três pessoas, eu em conversa com uma delas fiquei a saber como aqui havia vinho! Ao que parece as poucas vinhas existentes dão bom vinho e em quantidade suficiente para toda a aldeia, ao contrario "daquele vinho que se bebe na vossa zona".... Não é Sr Tomaz?!! Somos onze aqui....Ainda!!Logo depois da aldeia encontramos estes telheiros abandonados, os mais ambiciosos já olhavam para o local imaginando-o totalmente requalificado em jeito de SPA!!! Aproveitamos aqui para um reforço porque o pequeno almoço foi muito madrugador!Grande plano do Jorge, sempre em grande estilo!!Parece que vens de mota Berto....Estes recentemente apelidados pelos próprios de "reformados" estão muito radicais :) Que o diga o Zé que ultimamente é um verdadeiro "roky man" trepando tudo o que a pé é impossível :)A surpresa continua com a descoberta de locais de contemplação absolutamente incríveis!!Bem, este caminho tinha um objectivo....Levar-nos ao estradão que daria acesso ao topo da Amarela a 1368metros de altitude....Alto de Louriça! Logo no principio da subida formaram-se grupos para em alcateia enfrentar o vento que era forte e que nos deixava com receio de não chegar ao topo, mas enganamos-nos porque o vento a certo ponto quase que não se fazia sentir!!Reparei entretanto que os aviões andavam a pintar o céu e as suas estradas :)Chegamos ao topo....Dizem que um certo reformado veio a apertar os calos a um jovem ciclista em inicio de carreira durante toda a subida, a idade é um posto sem duvida!! Parabéns Silva por ires no "cone"! A conta gotas todos chegaram ao topo e cada um gozou das vistas o tempo que quis!! Falta aqui uma foto panorâmica, mas qualquer dia vou lá de novo e trato disso!!De referir que no alto da Louriça, como nos outros todos, não tem quase nada de interessante a visitar a não ser a vista que estas altitudes nos propucionam!!
Começamos a descer, a ideia seria parar no Lindoso para almoçar mas algo nos fez parar....Um convívio de gentes da terra que todos os anos que juntam com um motivo, bem, dois motivos! Um é a reconstrução do telhado de um abrigo de pastor que todos os anos precisa de arranjo e o segundo motivo é beber umas pingas e comer um churrasco!!
Grande erro o deles convidar os primeiros dois a passar....Mal eles sabiam que ainda faltavam 9!!
Começamos logo a atacar o churrasco e o vinho tinto...Diga-se que apenas alguns provaram este repasto, outros ficaram-se pelo que traziam consigo!! Em conversa ficamos a saber que uma casa que serve de apoio ás gentes daqui também serve em jeito de aluguer a quem a requisitar e deixar no mesmo estado que a encontrou! Diz o Sr Marinheiro, homem que segundo ele já matou a fome a muita gente á conta do seu restaurante perto de Lindoso, que certo fim de semana cedeu o abrigo a dois espanhois(homens) e teve o azar de os apanhar em propósitos pouco toleraveis para qualquer homem....Em português corrente: estavam a lambuzar-se comendo-se como se não houve-se amanha!! Bem, muita conversa e vinho depois lá arrancamos, bem me deixou pena mas teve de ser! Este reforço estava mesmo no sitio certo á hora certa :)
Talvez estas coisas façam mesmo valer a pena cada pinga de suor que sai do corpo, pois cada pinga de suor é recompensada com uma caneca de vinho!! Diz-se que eu suo muito :)
Lindoso e seu castelo ao fundo...Local onde passamos ao lado sem querer, mas mais oputurnidades virão sem duvida!!Lindoso estivemos a observar a grandeza deste tipo de construções que a todos nos deixa boquiabertos!!São 328metros de profundidade, alguns baldes de agua que aqui contem!!
Mais uma vez avivei a minha memória em como queria visitar o seu interior e toda a sua maquinaria!! Um dia......
Há e tal...depois da Louriça é sempre a descer...." Exacto, como de costume!! E eles a rirem-se :)Mais uma bela subida pelo alcatrão velhinho que nos levaria até perto dos 8oometros de altitude e que teria uma recompensa....Para a boca!!Mais algumas pessoas num rico convívio...."benham buber uma pinga"...
Desta bem teve de ser champanhe, que problema!!!
Os últimos a chegar ficaram-se pelo vinho branco, temos pena....
Mais uma vez digo....Isto é lindo!!Depois de mais um reabastecimento eu já olhava para o gps e a questionar-me :" estás bêbado, ou não há mesmo caminho?"
Então não há...Um caminho de pé posto que nos levou á aldeia de Adrão!! Coisa pouca, nem deu para arranhar as pernas....A quem tinha calças :)Já estão a pensar...Mas vós é só comer?
Nahhhh, á bocado tinha sido reforço liquido só!!O objectivo era ir ao Mezio para depois descer até ao Soajo...Mas se estávamos ao lado do Soajo, porque íamos lá acima para tornar a vir para baixo? Sei lá....É fixe!!E fomos, mas antes disso tempo para uns postais de boas vindas!Depois do Mezio, ao qual os registos fotográficos são escassos, começamos a descer para o Soajo!Estas senhoras queriam fotos delas no Facebook, mas isto foi o que se arranjou por agora :)
Vejam meninas e senhoras frequentadoras deste blog(milhares) estas senhoras com tanto peso na cabeça e sem se queixar....Não venham com tretas de que lhes doi a cabeça e não sei que mais ok!!
Mais um excelente caminho que na sua parte final estava um pouco complicado, mas foi muito bom enquanto durou!!Já perto da aldeia conhecida por seus espigueiros encontramos estes porcos, que estavam limpos e com pó até! Que giros :)Já no destino turístico fizemos uma volta pelas ruas e umas fotos também para a posteridade!! O cansaço já era algum em certos elementos menos preparados para estas lides...Descansamos um pouco, á espera que escurecesse-se mais para que o proximo local fosse perfeito!!Não conseguimos estar muito tempo parados á espera da noite, mas contudo fica a sugestão a quem desejar....Esta antiga central eletrica do Lindoso é simplesmente linda quando escurece e suas luzes se acendem deixando sair uma luz com tons de laranja pelas janelas do edificio....Ideias :)Ainda assim chegamos ao carro já com a noite a fazer-nos companhia...Vinha contente por todos termos chegado com saude e sem ferimentos! Quer dizer o Jorge ficou para trás numa subida e depois disse que lhe doi-a o traseiro, não sei o que se passou....Algum pau!!!! ou pedra, não sei nem me vou meter nos assuntos dos outros :) Brincadeira Jorge!!!
Depois de acondicionar as bicicletas no Kéziamovél fomos jantar aos Arcos de Valdevez, desta vez não fomos tão bem servidos como em outras ocasiões mas tudo bem!!
Um belo dia de btt com os amigos e que sem duvida alguma me ira ficar na memória por muitos anos, assim como na de outros elementos!!
Em jeito de despedida fica a ideia para o proximo mês....Cerejas!!!