O tempo não tem sido muito para relatos, mas vou tentar fazer agora um resumo do sucedido nestas ultimas duas semanas da melhor maneira possível... Sendo assim e com a aquisição de luzes aos nossos amigos do oriente na 5fª dia 17 eu e o Cristiano fizemos-nos à chuva para mais uma volta nocturna! Como chovia certinho a opção foi por uma volta curta mesmo para matar vicio e não perder o fio à meada das voltas durante a noite! Foram quase 22klm's que trouxeram um sorriso a uma semana chuvosa para não variar. Registo Strava
Depois chegamos ao fim de semana e o tempo não ajudou nada mesmo e no sábado dediquei-me aos rolos enquanto que no domingo de manhã apesar do frio e chuva apareceram 6 corajosos à rotunda!
Foi uma volta penosa porque o ritmo baixo e excesso de paragens fez com que o frio tomasse conta do corpo e o conforto desse lugar ao desassossego provocado pelo desejo de chegar a casa para um banho quente!
Bem e a semana que está a terminar foi marcada de novo com uma nocturna, desta vez com mais adesão e aos dois do costume juntou-se o Paulo e o Albano... Também deste "ibento" não há registo fotográfico mas há o gps que não deixa nada ficar sem controlo. O tempo esteve à maneira e só não foi mais longa a volta porque havia quem tivesse compromissos!
Mas o fim de semana estava para vir e tinha nevado na 4fª o que trouxe algumas ideias à cabeça.
A primeira foi de ir ao Alvão começando em Mondim de Basto, mas como já tinha um percurso desenhado na véspera de natal enquanto esperava pela seia e juntando o desejo das pupilas gustativas em comer uma alheira na "Cabana" resolvi que começa-se na tasca que se esconde pelo meio das árvores junto à barragem do Alvão!
Tinha sido nesse preciso local que me tinha estreado nas voltas fora de portas nos fins de 2007 e morava em mim algum desejo de recordar alguns locais assim como medir forças com a serra. Para esta volta contei com o Paulo e o Zé que nunca perde uma hipótese de sair de casa para estas lides!
Quando chegamos vimos que a neve não era tanta como a que seria desejada mas cheirou-me que era a necessária para matar o desejo e fazer com que tudo vale-se a pena...Não me enganei!
Arrancamos já passava das 9horas com um bocado de frio e nevoeiro que rapidamente foi dando lugar ao sol e o calor do corpo começou a subir quando fizemos a aproximação às Fisgas de Ermelo.
A pequena subida ao lado do Rio Olo desta vez parecia mais plana, talvez tenha sido das chuvas que alisaram o terreno.
Quando paramos para apreciar a força e o caudal que arrastava consigo milhares de litros de água ficamos por lá um pouco a desfrutar do sitio que era novo apenas para o Paulo e daí fizemos-nos monte abaixo a ritmo certo até ir encontrar de novo o rio bem mais abaixo.
A descida ia custar caro porque estávamos a cerca de 250m's de altitude e queríamos ir para os 1000m's! Sem medo fizemos a subida por um estradão bem ciclavel, com bocados mais duros aqui e ali mas que a bom ritmo nos levou até à localidade de Paço. Aí as coisas começaram a trepar mais com uma inclinação merecedora de respeito mas que nem assim nenhum de nós descolou ou ousou meter o pé no chão para descanso chegando os três juntos ao alto... De referir que tanto eu como o Zé vínhamos a rogar na pele o andamento imposto pelo "Kásparov" e que nos fez seguir a roda sem piar! Ainda assim deu para metermos muita conversa e opinião em dia acerca de muitos assuntos em voga na actualidade...
Quando chegamos ao alto fizemos uma pequena paragem para repor os elos das costas no sitio que já se vinham a queixar à um bocado e não tardou para arrancar monte abaixo até encontrar um café para tornar o repasto melhor um pouco. Fomos à aldeia de Mascoselo e um senhor que mijava tranquilamente na beira do caminho disse-nos que não havia café na aldeia, só em Vila Cova. Agradecemos e seguimos enquanto ele continuou a aliviar-se!
Após uma analise de cima conseguimos encontrar o café e para lá seguimos já com a luz da reserva a piscar! À entrada aquilo parecia que tinha sido varrido por uma tempestade que trouxe para lá todo o entulho que havia na montanha, mas no seu interior uma simpática menina recebeu-nos bem apesar do fumo que por lá se sentia! Aquilo mais parecia uma chaminé de fumar chouriços... A paragem foi longa, estávamos a conversar e descontraídos por termos feito cerca de 45klm's até parar às 12:40h o que nos daria mais margem para controlar o tempo. Sabíamos que nos restava mais uma subida mas que seria feita como nos apetece-se!
Julgo que quando arrancamos eram perto de 14h depois de estarmos devidamente aviados e a ideia agora era ir à Nossa senhora de La Sallete...
A sua igreja é fabulosa e dá-nos uma panorâmica maravilhosa sobre o vale da Campeã e também do topo da serra do Marão. A parte mais dura foi sair de lá pois para regressar ao estradão, tivemos de fazer uso da comida que ainda estava em digestão e usar mudanças mais reduzidas....Mais houvesse!!
Não haja duvidas que a capela é muito bonita mas esta senhora para mostrar as suas saias faz-nos suar bem.
Regressados a terreno mais liso aproveitamos para meter um ritmo melhor até quase ao topo da serra para aí pararmos um pouco para fazer as delicias à nossa imaginação.
Acho que a criança que há em nós liberta-se nestes momentos, sendo que o Zé tem um infantário dentro dele seguramente :D
Foto de grupo hehe
Mais à frente um pouco conseguimos ter noção de quanto deve ter nevado pois em muitos sítios tinha ainda mais de um metro de neve!! Eu fui tentado manter-me seco, enquanto os outros dois testavam a aderência dos pneus e a fofura da neve.
Quando chegamos ao carro perto das 16h tínhamos 60klm's maravilhosos no corpo e o dever bem cumprido. Sem duvida que a opção de ter vindo foi a mais acertada para assim matar todo e qualquer desejo de aventura que tenhamos acumulado durante o Inverno e como prometido tivemos de ir comer uma alheira para levar o estômago mais confortavél para a viagem de carro!
Obrigado aos meus companheiros desta aventura pela companhia e boa disposição sempre presente, like!!! Pormenores da volta
Bem e contando eu que hoje de manhã aparece alguém para andar fui para o local do costume mas desta feita fiquei pendurado e sendo assim fiz-me ao monte por onde me foi dando na ideia! Senhoras do Monte, Santa Ana, Vizela e Vilarinho foram alguns locais por onde passei...Ainda ia terminar a subida a Lustosa mas a corrente partiu e depois de ter metido um elo de engate que andava de lado para lado dentro do guiador achei melhor seguir para casa não vá o diabo tecer-las e ficar encravado no meio do monte! Mas uma imagem serve para retratar o espírito :D
Bem e como diz o titulo deste post seguindo o raciocínio baseado numa publicidade de um qualquer produto para aplicar nos sovacos para evitar maus cheiros: Sais de casa um homem e voltas um herói :D
Boa semana a todos, cumprimentos!
Sem comentários:
Enviar um comentário