quarta-feira, 27 de julho de 2011

P.I.F.

P.I.F, significa: Passeio Informal Fórum...Fórum ciclismo!
Foi um passeio organizado mais ou menos em cima do joelho, (o joelho doente de alguém ainda por cima), pelos membros do Fórumciclismo.net e que teve como base Entre-os-Rios, junto á barragem do Torrão!
Ás 7:30h estavam 11 bravos todos vestidos a rigor e a fazer "pandãn" com as bicicletas, sim porque isto do mundo do ciclismo convém andar limpinho porque cruzamos-nos com muitos "furos" pelas estradas fora´e convém parecer bem ás moçasss!!
Não conhecia ninguém e nunca tinha pedalado em matilha com o pessoal estradista.
Não escondo que tinha uma opinião sobre estes seres vivos, mas graças a este convívio consegui mudar parte da minha opinião e em parte reforçar a que já tinha! A expectativa era alguma e até no dia anterior poupei-me um bocado já a pensar num possível empeno que não se veio a confirmar!

Arrancamos perto da barragem do Torrão e seguimos estrada fora passando ao lado de Abragão, o destino era Marco de Canaveses, mas por estradas mais calmas. Foram 13 klm's logo a aquecer os motores e onde logo se viu que havia diferentes níveis de andamento.
Andamentos á parte, o pessoal queria é conversa e mais nada!
Depois de atingido este primeiro pico, uma bela descida para os mais malucos e com uma bela percentagem de inclinação!
Nesta primeira descida fui aproveitando para conversar e conhecer melhor alguns elementos, sem maluquices porque a experiência a descer é pouca.

Depois de cruzar a cidade do Marco seguimos pela N321 que nos brindou com 9klm's de bela subida com mais uma vez o pessoal a juntar-se em grupos com o ritmo que mais convinha a cada um. Subir acompanhado é outra coisa, além da conversa, é sempre uma ajuda ir a pedalar na roda de alguém!

Depois de alcançado o topo já se vislumbrava a Serra da Aboboreira, mas primeiro passaríamos no centro de Baião onde uma paragem para alimentar a alma e o corpo ajudou a refrescar um pouco. O dia estava a ficar quente.
Lá arrancamos de novo, custou um pouco a aquecer o motor de novo mas eis que quando estava quente, estávamos no topo e descemos até á N108. Foi mais uma bela descida até lá! Chegados á estrada, usamos-a por pouco tempo e viramos á esquerda para mais perto do Douro.
Uma descida em que me ajudou muito a perceber as técnicas das descidas, colei-me á roda de um elemento e desliguei as células de auto-preservação! Que loucura mesmo, pelo meio na passagem por uma ponte em paralelo trilhou uma câmara a um, mas foi resolvido sem demora. Entretanto fiquei mais abaixo na descida e com o amigo Altino e brincar às fotos! 

Passamos por Santa Cruz do Douro, Porto Antigo, Pala e Porto Manso....Sim Manso, apartir daqui ficou bravo hehe!!
Foto de grupo junto ao Douro, essa belaaaa localidadeeee já dizia o outro!!
Da esquerda para a direita: Gil, Zé Fogueteiro, Fernando Socorro, Domingos, André, Daniel, Mariz, Miguel Cancellara, Altino e o Silvío!
Depois desta breve pausa começamos a subir e com destino ao parque de merendas de Manhuncelos, a subida era dura e levou a que o grupo se partisse bastante. Eu sentia-me bem, o cansaço do dia anterior não estava presente e ataquei a subida com vontade! Cheguei á meta no topo da subida mas para minha decepção não tinha nenhum manequim á minha espera para algum tipo de recompensa. Fui enganado!!...
Fiquei todavia contente e com a moral em alta pelo meu desempenho na montanha! Dizem as más línguas que as bolinhas da camisola vermelha rei da montanha se desfizeram com o suor!
Depois do ajuntamento do grupo parámos no parque de merendas para um reforço! Uma bifana bem regada com água de Leça aka cerveja, caiu mesmo bem como recompensa pelo esforço!! Serra abaixo e mais umas picardias nas descidas e ligeiras subidas a chegávamos ao carro 110klm's depois!

A desorganização do evento tinha preparada uma bela limonada, pelos vistos famosa de outras andanças! Estava fresquíssima e enquanto se fazia o rescaldo, ela foi refrescando o corpo do imenso calor que se fazia sentir!
Parecia que as surpresas ainda não tinham terminado e este belo troféu/lembrança que prepararam foi um momento que a mim me ficará registado muito tempo e sem duvida que com pessoas assim vale a pena pedalar!
Tem uma simbologia muito própria visto a serra da Aboboreira ser muito famosa pelos dolmens que nela esconde e que esta lembrança representa na perfeição!
Obrigado.
Aqui fica a bela Escala de richter a que nos propusemos para um simples domingo e para um simples passeio de amigos...Se não fosse um passeio é provável que se tratasse de uma etapa do Tour!
Os números:

Distância: 110klm's
Média: 19.92 klm'h
Acumulado: 2448m's
Calorias(esta ponho para as mulheres): 4092kcal

Muito mais importante que os números foi sem duvida o convívio único e como mudei a minha opinião em relação ao convívio nas fininhas!

domingo, 24 de julho de 2011

Sra do Viso aka dureza

Andava eu com uma terrível ideia de ir ao Viso, a tão falada subida demolidora e a tão falada subida demolidoraaaaa final andavam a fazer-me comichão!
Algumas voltas à cabeça a contabilizar os estragos que uma ida lá teria e cheguei a uma primeira conclusão para a minha volta! Na pratica tive de encurtar um pouco o empeno porque no dia seguinte tinha um passeio com uns amigos marcado e não queria desfazer-me perante a malta!

Siga viagem!
7:15h saio de casa com um primeiro destino, chegar a Alpendurada e Matos!!
Duas horas depois já lá estava a um ritmo certinho e sem entrar em maluqueiras atrás de 4 atesuados que se cruzaram comigo em Penafiel...Aiiii, enfim!!
Só para contar aqui uma história curta! 4 pessoas ultrapassam-me, começa a subir(ultrapasso 4pessoas), desce, paro para tirar a foto em baixo e sou ultrapassado, na subida para o Torrão ultrapasso,desço, subo para o Marco de Canaveses e sou ultrapassado....Ligo a câmara de filmar psicológica: um cromo tira a mão do guiador no preciso sitio onde havia mais vento lateral!! Resultado? Dois no chão, arranhados, bem arranhados e com a GNR a perguntar se era preciso ajuda! No meu interior pensava: "sim sr agente, um pau para acabar com estas almas que de inteligência têm pouco"....
Depois da chegada ao Marco de Canaveses parei para comer alguma coisa! A cidade é bem bonita e o centro é bastante apetecível para as vistas! Estou a falar dos jardins que a cidade tem, muito bem tratados, só disso claro...........

Depois do pequeno reabastecimento segui para Amarante, a subida é interessante e é um belo rompe pernas! Pouco povoada, é uma excelente alternativa à auto estrada porque não tinha levado a via verde comigo devido ao peso excessivo!
Passei ao lado da cidade do São Gonçalo, o tal que atira bengalas ao ar e faz uma casa onde ela cai, e logo estava na subida na N206 (acho eu upss), que ia dar acesso a Celorico de Basto! O calor era imenso aquela hora, meio dia, e o alcatrão fazia parecer que estava a andar em cima de brasas mas nada que muita agua não tenha resolvido!
Ao longe o belo Monte Farinha, hoje não era para ali( já estou de barriga cheia de lá ir)...
Em Celorico parei num café e comi algo que desse mais um pouco de força para o que me aguardava! Após uma breve paragem perguntei a um transeunde, que era o que não faltava porque a vila estava em festa, onde era a entrada para o Viso. Logo fiquei encorajado com as palavras do Sr. "É melhor você ir por outro sitio porque ali sobe muito e não é fácil"!
Porreiro amigo, era mesmo isso que eu precisava de ouvir. Ao fim de uns minutos arranquei, sem saber onde era a entrada e totalmente desencorajado a subir mas pronto! Haja umas pinturas rupestres a ajudar:
Aqui comecei a pagar a promessa e subi aquilo com vontade...O sol estava bravo mas não desanimou nem fez meter o pé ao chão até ao fim da primeira parte! Depois de cumprir os primeiros 6/7 klm's de subida, desci um pouco. São cerca de 500 metros que dão para relaxar um pouco para a parte pior da subida! Os últimos dois klm's são demoníacos mesmo! É levantar o rabo e usar o peso do corpo para fazer a bicicleta andar! É muito dura mesmo, mas a cabeça estava bem preparada e não se deixou levar pela dureza da subida que com algumas paragens para descanso se foi fazendo.
Quase ao chegar ao topo um jovem colou-se a mim. Vinha ele de Celorico e seguia para Fafe para estar com a namorada! Ahhh valente! Rapidamente o convenci a pedir à namorada uma recompensa pelo esforço que ele estava a fazer! Só tenho a dizer uma coisa: O amor é lindo e faz suar!!!

Bem o Viso já ninguém me tira, está no corpo e no registo! Afinal é como dizem, é uma subida durissima e claro, cheguei ao inicio dela com 110klm's no corpo e o que torna mais complicado um pouco!
Daqui á estrada da Lameira foi rápido!  A minha primeira ideia era descer ao Arco de Baúlhe e subir por Cabeceiras, mas tinha o tal passeio e tinha que me preservar!
Descida até Fafe, rolar até Felgueiras e estocada final até à Santa Quitéria!
A subida é curta e grossa com um piso algo tremido mas nada que não se resolva! Esta subida é mais fama do que proveito mas pronto, ficou no registo!
 Daí até casa foi essencialmente a rolar e sem história pois já ia em contenção de despesas!
Foi um belo passeio sem duvida, estava a precisar de esticar as pernas e a cabeça agradeceu também!!
Vamos a contas:
Klm's percorridos :171
Acumulado: 2938m's
Média: 22.02
Calorias gastas : 5323
Inclinação máxima: 17%  (alguns gps's indicam na subida ao Viso 23%)