sábado, 10 de setembro de 2011

Oh no...It's rain again!

Ainda com a ressaca da volta pela Serra da Estrela na cabeça hoje tinha que tirar aquelas imagens de paisagem seca e inóspita da cabeça e nada melhor que o Gerês.
Andava eu a planear uma volta que já tinha ficado adiada por causa da metereologia, hoje resolvi arriscar mesmo havendo a possibilidade de chuva. Daqui mando os meus cumprimentos ao São Pedro por me dar uma semana de trabalho ao sol e um fim de semana de chuva. Vais ter muitos amigos meu caro!
Adiante.....
Saí de casa já algo tarde, 8:30h. Segui por Brito, Taipas, Póvoa de Lanhoso, Cerdeirinhas, Rio Caldo e Vila do Gerês. Na vila após o seu fim comecei a subir para a Pedra Bela, miradouro bastante bonito e apetecível, quando está sol claro...
Desde que comecei a descer para o Rio Caldo que a chuva me acompanhava, mas a temperatura era amena e a chuva não estava a fazer moça alguma por isso estava tudo a correr bem! Por esta hora só me apetecia dizer ao meu amigo Figueiras: "estás a ver, eu também ando à chuva"....
A subida para este miradouro é lindíssima e na vegetação há de tudo um pouco, finalmente estava a apanhar uma barrigada de arborização e sentia-me super bem com aquele ambiente verdejante!
Acho que esta foto espelha bem o que eu falo sobre o Gerês..... 
Depois de cumprida a subida pouco deu para contemplar porque a chuva e nevoeiro não deixavam ver quase nada.
Apesar do mau tempo o primeiro objectivo estava cumprido e comecei a descer com direcção a Fafião. A chuva não largava mas até estava a saber bem portanto deixei-me levar pelos pontos de 17% de inclinação descendente! Não sabia o que era andar à chuva com a fininha portanto, nunca fiando nos travões fui lavando a cara ao sabor da chuva!
As cores eram magnificas e com algum sobe e desce cheguei a Fafião!
Pelo meio, algumas lagoas que são bons motivos de paragem e reportagem, embora a lente da maquina estivesse um pouco condensada.
O paralelo na aldeia não me agradou muito mas com jeito lá o ultrapassei sem problemas de maior!
Virei à direita em direcção à barragem e nova descida com uma inclinação respeitosa.
Pelo meio, apreciação do estado das águas....Baixo, muito baixo diria!
A barragem encontra-se em obras, ao que me pude aperceber estão a fazer um túnel algures....É fazer rápido antes que o Coelho veja esta obra e mande parar!
Chovia bastante e comecei a subir para ir ligar a estrada N103, que depois me levaria ao próximo destino....À chegada ao entroncamento decidi abortar o meu resto do passeio planeado porque a chuva estava a ser demais e eu não iria aproveitar como era devido o caminho...
Nesta foto vê-se o estado em que se encontrava a bicicleta neste ponto.
Dali até casa foi sempre a dar-lhe sem parar, o tempo não perdoou nem um minuto.
Cheguei a casa com quase 140klm's e 2450m's acumulado!
Estava contente por ter chegado bem e sem problemas a casa apesar da chuva. Foi a primeira vez que peladei nestas condições e tenho a dizer que foi um baptismo que me soube bastante bem.
A registar a perca de sinais vitais da maquina fotográfica que deve estar a sofrer do mesmo problema desta senhora: Humidade

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Régua 2011

Mais uma vez fui à Régua pedalar e comer umas belas uvas da região!
Foi no passado sábado dia 3 que aceitei o convite de um amigo para lhe mostrar de novo este percurso de origem Kéziana e que seria a terceira vez que o fazia portanto a minha curiosidade seria apenas se o meu amigo Gil ia empenar de novo e arrastar os seus colegas pelo mesmo caminho!! 

Sendo assim viajamos até Vila Real onde começamos a pedalar já tarde, faltava pouco para as 10h, mas com mais ou menos história chegamos ainda não era meio dia à Régua.
Os convidados tinham programado ir almoçar ao restaurante, por comodidade talvez, enquanto eu e o Hugo mantínhamos a táctica do costume. Levar o nosso mantimento de casa!

1:30H depois apareceram de novo os homens todos contentes e faladores! Dizem que o "bágáço" é bom para estes lados!!
Com vontade e força vinham eles e as primeiras subidas foram feitas com grande vigor, efeitos secundários do álcool vá! Quando o terreno engrossou na subida a São Leonardo Galafura começaram as quebras!
Eu fiz a subida ao meu ritmo mas mais descontraído, enquanto o Hugo me pregou ao chão completamente e subiu aquilo como se de uma descida se tratasse!!
Pela subida não fui reparando no que se ia passando no pelotão mas no reencontro lá no alto trocamos algumas impressões sobre o percurso. 
Depois de todos terem chegado ao alto de São Leonardo cada um foi dando o seu veredicto do que tinham sentido durante a subida que tem uma inclinação a rondar os 20% durante cerca de 3klm's.
A opinião era unânime e todos mostravam respeito por varias coisas e factores.
Respeito por nós, os Kézia pela preparação que temos apesar de não passarmos de "domingueiros" e fazermos este percurso com facilidade e isto ser para nós ser uma brincadeira enquanto que para eles é dureza extrema!
Respeito pelos terrenos desconhecidos e fora dos nossos quintais. Respeito por quem nos avisa que aquilo vai doer um pouco. Respeito pelos mais experientes que dizem para comer pouco muitas vezes....
Enfim todos os convidados chegaram à conclusão que ainda têm de andar mais um pouco e ir treinando o psicológico para andar um dia inteiro e enfrentar algumas subidas mais fortes, que pela nossa zona não existem muitas desse género!
Bem mas depois de alguma recuperação de forças fizemos o resto do percurso até Vila Real totalizando no final cerca de 70klm's e 1850m's acumulado!!

Chegados ao carro, resolveram seguir o meu conselho e fomos até à famosa Baca Belha. Mais uma vez fui/fomos muito bem servidos com umas belas alheiras e outras iguarias! Esta tasca é linda sem duvida e continuo a recomendar uma visita ao espaço e ao ambiente. Há....8 pessoas de barriga bem cheia de líquidos e comida por menos de 5euros!
Em resumo gostei bastante do dia e das companhias, pessoal 5estrelas e com quem vou pedalar de novo de certeza. Façam mais klm's que da próxima há mais!!