segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Passeio do Fórum Ciclismo, parte 2

Foi no passado domingo que houve de novo um passeio do fórum ciclismo e foi a minha segunda participação, certamente não será a ultima apesar de todo o dia ter ouvido isto com frequência: nossa.....
O encontro foi em Amarante ás 8h e aí se arrancou em direção a Padronelo logo aquecer bem as pernas, eu bem precisei porque cada vez me dou pior com o frio.
O percurso era surpresa para todos e estava no segredo dos deuses, até mesmo durante todo dia em que apenas sabíamos na hora que tínhamos de virar neste ou naquele entroncamento!
Passados poucos mais de 15klm's talvez houve uma desistência devido a uma avaria, foi pena porque esse elemento veio com outro e como consequência o grupo ficou reduzido a 8!
Depois de passar por Carvalho de Rei, Travanca do Monte seguindo ao longo da N101, Quintela e chegados a Mesão Frio viramos à esquerda para a N108 que seguimos até à Régua onde se fez uma paragem para temperar o corpo enquanto se admiravam uns "furos" pela cidade!!!
Depois da Régua subimos para Santa Marta de Penaguião onde viramos para Fontes, Fornelos, Paradela do Monte e Soutelo até chegar à N15 vinda de Vila Real.
Aqui paramos numa tasca para comer o que por lá havia e depois subimos até ao Alto de Espinho onde reagrupamos para fazer a descida. Esta, foi feita a velocidades pouco aconselháveis e com mais ou menos picardias chegamos todos juntos a Amarante com cerca de 120klm's feitos e 2800m's acumulado! O percurso AQUI
A organização deste "evento" tinha preparada uma recepção digna de registo como se pode ver!
Até direito a lembrança tivemos!
Em resumo, foi um dia muito bem passado como muita animação à mistura e com as picardias saudáveis que vamos fazendo nesta e naquela subida, nesta e naquela descida, certo é que foi excelente o dia e dele apenas trago boas recordações. A todos um muito obrigado e certamente nos vamos encontrar de novo!!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

De Pevidem ao São Bento da Porta Aberta

A organização deste evento foi do Paulo César, a ideia seria sair de Pevidem e ir ao São Bento pelo monte! Atendendo ao pedido o Figueiras foi buscar aos seus arquivos uns caminhos para tentar evitar alcatrão e fazer de nós verdadeiras cabras de montanha. E conseguiu. 
Às 8h seguimos em direção a Gonça pelos caminhos habituais, sem grande história e já bastante conhecidos do pessoal!
Chegados a Gonça começamos a seguir por onde o Figueiras nos levava, alguns trilhos parece que já tinham sido visitados em edições do Maria da Fonte! A pouco e pouco lá fomos lavrando terreno com alguns problemas de navegação à mistura que iam dando para comer uvas americanas, daquelas que facilitam e aceleram digestões!!!
Entretanto tínhamos passado por Taíde, Oliveira, Diver Lanhoso( parque radical), São Sebastião e Serzedelo onde cruzamos a estrada N103 e começamos a descer por um trilho muito agradável e que estava a fazer as delícias da malta até a um certo ponto, o ponto em que fazemos de cabras montanhesas!! Já tinha saudades de arranhar as pernas a cortar mato!
Depois deste pequeno problema lá chegamos à estrada que nos levou até ao São Bento onde por lá paramos a almoçar!
A paragem foi demorada, mas serviu para animar mais a malta e ver o Figueiras trazer-nos o doce e agradavél cheiro a Verão ao aplicar o seu protetor solar fator 50 certamente!! Todos devemos-lhe um obrigado por nos trazer recordações com pouca roupa às nossas mentes!
Depois disto arrancamos de novo e fizemos a famosa subida das Cerdeirinhas, cada um ao seu ritmo chegamos à N103 de novo onde o Paulo, Martinho e Hugo resolveram seguir alcatrão até casa.
Eu, Silva, Zé e o autor do empeno seguimos o caminho previsto até ao fim!
Estava curioso com a Sra da Lapa pelas fotos que vi aquando do desenho do percurso e as expectativas não ficaram defraudadas de maneira alguma. Dos sitio mais belos que visitei nos últimos tempos com certeza.
Aquele braço do Zé por cima do ombro do Silva tem um significado, mas fica na gaveta... Para já!!
O percurso a certo ponto tornou-se descendente e passamos por Soutelo, local onde paramos num café para beber uma agua de Leça. Pouco depois passaríamos na Barragem das Andorinhas e começamos a subir de novo. Pelo meio o Zé ainda sentiria alguns calores, talvez de uma semana divertida junta ao mar que terá passado e resolveu refrescar as ideias!!
A subida levou-nos por Castelões, Arosa, Garfe, Gonça, São Torcato e descemos até Guimarães onde fizemos a separação do grupo e montamos luzes para o resto que nos faltava até casa!
Pelo meio destes klm's tive ainda tempo para exprimentar a sensação do Guedes, lavrar com os queixos....Até não é mau, mas não me trouxe lucro nenhum!!
Cheguei a casa já com noite cerrada e contente da vida! Segundo relatos dos companheiros parece que é um sentimento que todos partilham!
Foram 118klm's para mim e 2400m's de acumulado, categoria!!!
Meus senhores, foi um gosto!