domingo, 11 de abril de 2010

Reconstrução de uma Pasteleira

Mais uma moda, as "Pasteleiras"!
O bicho pegou desde que à uns tempos. Através de um convite fui a um passeio que gostei muito.
Para ir a esse passeio tive que requisitar este exemplar RALEIGH dos anos 60, roda 28 ao meu sogro.
Guarda-lamas e travões á frente são coisas que ele fez o favor de lhe tirar nos tempos em que a usava. O guiador conta também com uma alteração profunda, coisas do "street racing" de antigamente.
Este próximo exemplar, uma Melfeira com componentes EFS, (Eurico Ferreira & Sucena), que remota aos anos 70 foi-me oferecida por um casal amigo.
Esta bicicleta sofreu, se assim se pode chamar, um restauro.
Aqui vemos uma foto antes do desmanche, a qualidade não é a melhor, mas percebe-se o estado.
Ao fim de duas semanas de trabalho saiu isto da forma.
Optei por restaurar a maioria dos componentes, tendo apenas comprado o grupo de luzes novo.
O selim, fabricado em Portugal também foi alvo de uns retoques.
Por esta foto consegue-se ver o belo trabalho que foi feito em certos componentes.
Os guarda-lamas, estavam ferrugentos e o que fiz foi, lixar até à chapa e colocar três demãos de betume judaico, aplicado com um pano e depois um demão de verniz.
Fiz o mesmo com as rodas, selim, grade de transporte e guarda-corrente.
O resultado está fantástico.
Alguns cromados consegui recuperar sem grandes esforços.

Aqui uma vista geral!

Eu gostei muito do resultado do trabalho, como fui eu que o fiz tem outro valor é claro.
A cor do quadro foi escolhida a dedo, "azul cama".
Faltam alguns adereços, mas a seu tempo irão para o seu lugar.
Em principio terá a sua estreia dia 25 Abril, dia da Liberdade!

4 comentários:

  1. Trabalho fantástico mesmo! é claro que os meus dotes de artista serviram de muito para este belo resultado!:) contudo a escolha do "azul cama" foi integralmente tua e tenho de dar os parabens que ficou muito bem! Estou a espera do restauro de uma para mim para acompanhar dividamente!
    (Ps:é preciso salientar que antes da bicicleta, tenho de ganhar penas para ela! São precisas no minimo 3 bifanasà maneira para andar um kilometrozito!)

    Marisa Lima

    ResponderEliminar
  2. Há grande " pastelão "!!!!
    Os meus parabens.
    Já agora.... onde estavas os dois quando foi feita a escolha desse " azul ... "
    Um abraço,
    Alberto Figueiras

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos comentarios!
    Quem quizer que lhe faça um restauro é trazer a bicicleta e a esposa a fim de eu escolher a côr da mesma maneira!!!

    ResponderEliminar
  4. Boas, sempre gostei de bicicletas e ultimamente tenho tido vontade de adquirir uma pasteleira devido a facto de ter ficado sem a minha bicicleta. Mas tou a pensar adquirir uma para poder restaurar, a semelhança do que fizeste com a tua, penso que depois lhe daremos mais valor e torna-se especial. Gostava assim de saber se podias dar algumas dicas para a poder restaurar, sitios onde posso comprar peças caso seja preciso substituir. Neste momento ainda nao tenho bicicleta, ainda estou a procura, mas começo já a recolher informação e dicas para depois a restaurar. Obrigado pelo atenção e aguardo resposta. olivasco@gmail.com

    ResponderEliminar