domingo, 23 de janeiro de 2011

Mondim de Basto, Fisgas de Ermêlo

Estava muito frio por terras de Basto, mas os Kézia foram na mesma apesar do alerta de aviso amarelo devido ao vento forte!!
Eram 9h e estavam 8 pessoas todas mascaradas e protegidas contra o frio, e diga-se que não vi ninguém a tirar roupa com calor todo o dia!! O percurso original teria 75klm's que começariam com a subida ao Alto Farinha pelo "espixe" para o aquecimento, mas aquilo no dia anterior estava a fazer-me comichão e atendendo ao meu pedido o Figueiras arranjou uma boa e excelente opção pela terra que fez as delicias de todos apesar de algo durinha, mas foi excelente!!
Pelo meio da subida o Hugo resolveu beber uma pinga de agua, ao chegar ao topo reparou que a agua estava congelada no exterior...Dizem que era do frio!!!
Chegados ao topo ninguém se mostrou interessado em ir á capela da Sra da Graça e então seguimos o trilho...Um cãozinho fez-nos companhia desde o principio da subida até ao alto, mas percebeu que nem as quatro pernas o ajudariam a acompanhar o ritmo fernético dos Kézia....Ou não!!!
Uma bela e antiga casa de guarda que esta aqui bem retratada nesta foto...Parabéns ao fotografo! (eu)
Em Macieira foi o caos total, estamos a andar muito bem e certinho....Estaríamos a cerca de 800m de altitude e o vento estava estupidamente forte, forte ao ponto de alguns preferirem andar a pé do que em cima da bike. Fomos a votos, como ainda tínhamos de subir até aos 1250m de altitude foi unânime que só chegaríamos lá com um vela ou algo do género! Resolvemos abortar a ida, fazendo por estrada e penosamente contra o vento muito forte,(gostaria de saber a velocidade das rajadas de vento estaríamos a levar). Aqui ainda um foto de uma ovelha, que coitada, vê-se bem o vento que soprava na altura!!
Lá conseguimos chegar a Lamas de Olo para o almoço, arranjamos um sitio mais abrigado e comemos os restos do leitão do dia anterior e um presunto...Claro que isto foi só em imaginação!!
Até chegar aqui vinha a sentir as orelhas muito muito quentes...Vinham a rogar-me na pele por eu dizer: "é no fim daquela curva a aldeia, é rápido...só mais uma curva e chegamos".....
Bem lá almoçamos e no fim bora lá tomar um café á aldeia....E que café animado :)
A dona do café, uma sra já de idade e de certeza fartinha de aturar cromos destes, entre outro género de indivíduos, era uma mulher com um humor muito estranho. Diz o Silva que ela por deter o monopólio ali da zona se dava ao luxo de falar naqueles termos para toda a gente, era ligeiramente mal educada até mas pronto a gente desculpa-a!
Ai minha sra...que pute de mau humor, ainda vou ter pesadelos!!!
Voltamos ao pedal, a próxima paragem seria nas Fisgas de Ermelo! Para mim e para o Figueiras iria ser uma revisita, mas esta teve um sabor muito melhor mesmo! Os anos passam, a experiência acumula, aprende-se a ver tudo com outros olhos...e ainda bem!!
Pouco depois já estávamos de chegada ás Fisgas, uma bela descida nos levou até lá!! Adoro aquele piso com pedra solta :)
A malta juntou-se para uma foto de grupo, como a maquina ficou um pouco desnivelada o pessoal adaptou-se á situação!!!
Aqui o Sr Fontão, um estriante com os Kézia...Parece-me que gostou de tudo a avaliar pelos comentários dele e se calhar vai ficar cliente :)Uma rajada de vento e terminavam 8 problemas do nosso país.....
Bela foto :) não, não fui eu!!! Cristiano.....
O pessoal queria arrancar dali mas estariam algo fartos de me ouvir dizer "é no fim daquela curva" e olha, meteram-me aqui....Felizmente a recolha passa ao domingo e já consegui chegar a casa!!
Mais uma subita, uma descida e tal e eram 3 e pouco da tarde e o percurso por ter sido encurtado estaria quase terminado...Claro que eu já estava a engendrar com o Figueiras algo para esticar mais um bocado os klm's e a gente se divertir mais um pouco...Sujeitos a ouvir assim umas bocas, mas nada que eu e ele não estejamos habituados!!
Vamos nós assim muito descansados e uma placa nos chama á atenção "PR 2 Mondim de Basto".
Eu olhei para o Figueiras, ele para mim, eu para ele, ele para mim e pronto lá fui ver se era ciclavel...Passado uns metros vi que sim e seguimos todos por ali fora!
Isto é um curso de agua devidamente limpo e com todas a condições que por certo leva agua até ao centro da vila, mas é algo que não descobri...
Um caminho fantástico que fez as delicias de todos mesmo e foi uma bela cereja em cima do bolo...
E se á bocado era preciso uma vela para aproveitar o vento, agora era um barquinho pequenino :))
Família feliz....
Pelo meio havia disto...Belo trilho mesmo!!!
Daqui até Mondim foi rápido! Apesar deste belo improviso ainda eram 5h da tarde, estava visto que ao ritmo que seguíamos teríamos ido sem problema fazer todo o percurso mas o vento estava muito forte e fizemos menos klm's mas penso eu que mais belos do que a primeira opção que ficará para outra vez!!!
Um cumprimento a todos os presentes e ao Sr Fontão que foi nosso convidado e mostrou agradado com tudo assim como nós também!!

Sem comentários:

Enviar um comentário