sábado, 24 de dezembro de 2011

Bom Natal para todos!

Meus amigos, amigas, seguidores e seguidoras:

Este ano foi novo em muitos aspectos no que toca ás bicicletas. Foi o ano em que me iniciei no ciclismo de estrada e dizem que foi a todo o pano, mas como Roma e Pavia não se fizeram num dia, eu também não rompi as estradas todas em cerca de 9meses de ciclismo e por isso em 2012 muitas estradas serão visitadas por mim com a minha fininha que a muitos cantinhos me tem levado de uma maneira bem diferente da habitual. Em cada saída há uma historia diferente para contar e muitos bons momentos ficam por contar por não conseguir trocar as sensações pelas palavras e assim certas coisas ficam apenas comigo....Afinal também sou eu o principal visado com as minhas aventuras!

No btt os Kézia continuam a dominar as minhas atenções, sendo eu um falador nato continuo a preferir a companhia deles à companhia das estradas desertas, embora ambos me completem.
No próximo ano certamente iremos conhecer belos cantinhos escondidos deste nosso Portugal com os riscos perigosos do Figueiras e com a vontade de todos os que querem seguir os maus caminhos!

Em jeito de despedida, fica aqui um vídeo para reverem alguns momentos passados durante este ano!

Feliz Natal a todos e ás famílias também. Um abraço e um sorriso para todos!


domingo, 18 de dezembro de 2011

De fininho, na fininha....

Este arrisca-se a ser o post mais longo, ou pelo menos com mais fotos, muito por culpa do local que escolhi para pedalar neste sábado!
Na semana passada vim até Pedras Salgadas com os Kézia e durante o passeio vi alguns locais que me ficaram na cabeça e que me foram tirando o sono durante a semana! Certo é que por cedência do trabalho e do São Pedro lá consegui preparar-me para enfrentar a estrada!
Tinha planeado alguns pontos com ajuda do Googlearth mas decidi ir mais ou menos ao sabor do que a estrada me ia trazendo e assim foi. Sabia que tinha de ter cuidado porque a alta montanha podia trazer até mim a palavra "empeno" e isso a mim, assiste-me pouco até à data e prefiro que continue assim!
Estavam uns belos 4graus à chegada a Pedras Salgadas, que para quem gosta pouco do frio o melhor era não deixar o ar condicionado do carro mas o vicio foi mais forte e lá arranquei já passavam das 9horas. 
Daqui até Vidago foram cerca de 10klm's quase sempre a descer que serviram desde logo para ir fazendo o gosto aos olhos e esquecer o quentinho que estava dentro do carro...

Em Vidago apenas abrandei para uma vista de olhos breve sobre o Vidago Palace Hotel e pensar no que ainda tenho de trabalhar para conseguir dormir numa suite do mesmo!
Depois de passar a cidade virei à esquerda para Boticas, começando desde logo a planar junto ao Tâmega...
Depois de planar um pouco fui prendado com uma bela subida bem ao meu gosto, longa.
A subida tinha um pendente não muito elevado mas trouxe-me um ganho de 300mt's de altitude...
Fiz a subida em bom ritmo para aquecer bem o corpo e sentir o pulso ás pernas que têm tido mais descanso que o habitual e não estão como no verão!
Do alto da aldeia de Pinho até Boticas foi sempre a descer.
Aqui não parei, apesar de não conhecer a cidade o frio falou mais alto e segui sempre para voltar a aquecer um pouco!
A saída da cidade foi feita de maneira violenta com rampas de respeito, aqui e ali dando uma folga para puder soltar mais um pouco as amarras ás pernas!
A aldeia de Beça parecia estar sob ameaça de perigos molhados, mas como não seguiria para lá não me preocupou muito!
Logo que comecei a descer comecei a incomodar-me com o facto de não conseguir descansar a maquina fotográfica. Por varias vezes durante o dia o corpo não queria parar mas a cabeça...Ai a cabeça, pura e simplesmente ordenava para parar e registar uma foto.
Fotos essas que em muitos locais não espelham a beleza de alguns sítios como é o caso desta ponte sobre o Rio Beça.
Logo de seguida a primeira opção a ser feita durante o dia. Ou seguir em frente até Salto, Cabeceiras de Basto e depois apanhar a movimentada N103 até aos Pisões...Ou virar à direita pela solidão e pacatês das aldeias de Carvalhelhos, Carvalho, Lavradas e Atilhó até conseguir avistar a barragem do ponto mais alto possível!
Virei à direita. 
Antes de Alilhó uma paragem para mastigar algo e beber o primeiro gole de sumo...Há, e fotos!
Logo à frente da aldeia passei a barreira dos 1000mt's e o frio junto com o vento estavam a incomodar, tanto que nem registei a passagem por Alturas do Barroso.

Iniciei a descida no topo dos 1150mt's e logo aí parei de novo. O vicio da maquina não me largava e os meus olhos cintilavam completamente por tamanha qualidade de visões que estava a observar...
Daqui conseguia avistar a beleza no seu máximo da aldeia de Vilarinho de Negrões....Curioso como a aldeia resistiu milimétricamente à subida das águas!
Enquanto descia imaginava os copos de agua que teria a barragem naquele momento...Enganava-me a contar porque perdia o copo!!!
Pela primeira vez conseguia avistar o paredão da barragem, enormeeeeeeeee!!!
Momento de fazer um "yesss" ás escolhas que tinha feito!
Quase chegado à barragem propriamente dita, pensei: Ou passo o imenso paredão e aproveito para me sentir pequenino no mundo, ou viro à direita ignorando o chamamento e vou pelo lado mais obscuro e aproveito para me sentir grande ao pedalar por sítios tão macabros.
Direita novamente!
Bem, o que à pouco tempo atrás não me intimidava, naqueles momentos da passagem ao lado por Negrões, literalmente caiu-me em cima. Chuva! Muita chuva!
Fixe pensava eu...Vou continuar a dar uso aos euros investidos em roupa!

Ao passar em Morgade abrandou e o sol deu sinal da sua existência brindando-me com o lindo brilhar da estrada molhada!
Saí da aldeia rapidamente mas com nova paragem para fotos no que me parecia ser uma aldeia abandonada talvez de apoio à construção da barragem...Talvez!
Mais à frente: Esquerda----» Montalegre ou, Direita-----» Chaves!!
Chaves pela N103 na sua vertente mais calma com o espantoso movimento de carros....Uns 3!
A estrada era essencialmente descendente com esta e aquela subida curta só para fazer uso às mudanças todas!
Na parte mais alta da subida encontrava-se uma placa apontado para a esquerda. Serra do Leiranco!
Ainda pensei em fazer ciclocross mas a voz da inteligência segurou-me ao alcatrão.

Durante a descida pude ver Boticas de novo. Passei por Sapiãos e fiz uma paragem junto ao Rio Terva para voltar a comer e fotos!! Tinha visto alguma foto na net sobre uma lagoa ou açude de um padre...Seria aqui?!! Não vi o dono pelo menos!

Depois de Chaves voltei à movimentada N2 que teria de me levar até Vidago...A estrada é massacrante para a cabeça! Retas longas e com o seu fim pouco fácil de descortinar! Muitos emigrantes passaram por mim, certamente em direção ás suas famílias para a passagem desta época festiva!!

Mal avistei a cidade os meus olhos brilharam! Ainda bem que vou conseguir sair deste transito para estradas mais escondidas...
Nesta foto vê-se a Serra de Padrela por mim visitada na semana anterior e que de lá eu tinha conseguido avistar um belo zig-zag! Era mesmo para lá que eu ia....
Não sem antes registar a "teoria da evolução"! Burro, Cavalo(ao fundo) e a bicicleta! Quem está a tirar a foto não conta.
Não, não tem mar nem marisco....Mas tem petisco!
Passei ao lado de Valoura por uma bela estrada muito, muito e muito desconfortável e me fizeram suplicar pela minha Fox em vez de uma froquete de carbono! Parti-me todo neste bocado com cerca de 1klm!
Avistei então o que me tinha feito pedalar tanto...Este zig-zag ascendente!
Bem que subida dura! O frio, o constante aquece e arrefe-se foi fazendo moça nas pernas e ás tantas tive de parar e disse muito desiludido para a subida: "Pensei todo o dia em ti e tu agora vais empenar-me? ahhh?! dassss"!!
Não me venceu e no topo fiz como as crianças e deitei-lhe a língua de fora em tom de gozo!

Daí até Pedras foi sempre a descer, tempo ainda para cruzar a antiga linha de comboio pelo mesmo sitio que tinha feito na semana anterior e ainda ouvi eco da palavra que me ficou na memória dita pelo Figueiras no fim do sucesso de um trilho: "yesssss"!!!
Não resisti a uma visita ao que muito desejava, o parque de Pedras Salgadas. Um pequeno tesouro do nosso Portugal que em tudo é lindo lindo lindo! Aqui ficam as fotos possíveis até ao fim das pilhas.



E pronto, as pilhas deram parte fraca e as fotos ficam por aqui. Foram apenas 130!

Fica aqui o registo do percurso feito para os curiosos e não curiosos----»»»  O prazer no seu estado natural
143klm's depois estava de regresso com cerca de 2400m's acumulado.

Muito melhor que estes números foi sem duvida o terminar em grande de um ano começado já quase a meio em cima de dois pneus fininhos que belos sítios me mostraram...Sem duvida alguma foi o passeio mais belo até à data feito em cima dela e também o mais doloroso para os meus "periféricos", muito por culpa de ajustes feitos e não testados ao selim.

Este ano não deve sair mais à rua porque vai descansar um pouco e saborear tanto como eu estes belos locais pisados por nós... Estou feliz.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pedras Salgadas, o "shake down"

Este foi o ultimo passeio do ano em grupo por terras estranhas e para isso tinha de se fazer algo grande, ou pelo menos, marcante!
A ideia surgiu-me de uma forma estranha, mas da ideia à pratica demorou muito e foram precisas muitas horas de dedicação para que tudo corre-se pelo melhor mas....Não correu bem. Correu muito bem!
O ponto de partida teria de ser Pedras Salgadas pelos mais diversos motivos e todos, só no fim do dia é que perceberam porque. Alguma pesquisa no Googlearth revelou que a vila era uma caixinha de surpresas que outrora era muito movimentada por centenas de pessoas forasteiras, a julgar pela quantidade de hotéis antigos que ainda conseguem sobreviver ao vandalismo e esquecimento a que estão sujeitos!
Durante o planeamento varias ideias surgiram mas a distância, aliada ás horas de luz disponíveis não davam para grandes aventuras, aventuras essas que ficaram prometidas para dias maiores. Entretanto e mesmo só no ultimo dia é que ficou concluído o percurso. O dono da obra(eu) e o arquiteto(Figueiras) estávamos apreensivos quanto à qualidade que os nossos olhos iriam conseguir vislumbrar, mas lá fomos apesar da chuva que estava prometida.
9h estávamos prontos a arrancar, já com o corpo quente por uma garrafa de vinho do Porto e bolo rei que claro, deu outra cor à manhã cinzenta que se fazia sentir! Dizem as más línguas que o vinho trazido pelo Zé foi oferecido pelo padre da freguesia dele....
O começo foi por alcatrão, cerca de 6klm's, até a uma aldeia já antes visitada por alguns de nós chamada Tinhela de Cima...Foi um excelente aquecimento que desde logo serviu para melhorar as expetativas acerca do que iríamos encontrar! No fim da aldeia um belo trilho ascendente fez a delicia da malta e que logo depois entrou num caminho mais largo que serpenteava a montanha e que apesar do nevoeiro, se conseguiam vislumbrar belas paisagens!
A passagem pela aldeia de Cabanas foi feita "ao lado", já apetecia um café para aquecer o corpo mas ainda não fazem cafés no meio do campos!!
Pelo meio dos campo encontramos um pastor que guardava pacientemente as suas cabras esperando que elas cresçam, enquanto elas observavam que animais seriam aqueles que se deslocavam em duas rodas! Após alguma conversa com ele ficamos a perceber porque se encontravam tantas castanhas por apanhar pelo chão...Segundo ele, o que pagam por elas não dá para a despesa na sua apanha e por isso ficam no chão!
Outra curiosidade, que não entendi bem, é que as cabras são todas iguais o que denuncia que o "pai" é o mesmo. Até aqui nada de muito estranho! Estranho apenas o facto de o Sr dizer que elas todas têm o ADN dele e que o Estado sabe disto tudo!!!
Todos sabemos que um pastor tem um animal favorito, mas este tem muitos.

Se ele lê isto estou tramado.
Finda a conversa, seguimos por um trilho estreito que foi fechando por causa das giestas altas que por lá viviam descansadas. Eu seguia na frente e fui abrindo caminho como podia....Pelo meio destes 100metros de corta mato(sem necessidade de desmontar) ouviram-se frases como "CARROOOO"......"OH JORGE".....que iam fazendo com que nos ríssemos com aquilo tudo e fossemos sinalizando onde estavamos!
De notar que ninguém ameaçou o "arquiteto" durante esse pequeno bocado de trilho!!

Estava no hora de almoço, fizemos um desvio a Carrazedo de Montenegro que estava tipo vila fantasma e onde arranjamos um cantinho para comer. Uns dentro do café, outros na parte de fora, cada um arranjou maneira de se aquecer um pouco e alimentar!
Não demoramos muito tempo porque o céu ameaçava mais algumas pingas....O trilho levou-nos rapidamente pelo meio dos castanheiros, despidos pelo Outono e apenas protegidos por muito líquen que assim os vai protegendo também do frio.
Não tardou muito a passar-mos por Rio Bom em direção à Serra de Padrela e ao seu cume que se encontrava a 1111m's altitude!

O Figueiras até ás fotos chega atrasado!
De lá descemos por Barbadães de Cima até passar na localidade de Vreia de Bornes(é cada nome) por um caminho rural espetacular, um belo tesouro descoberto pelo arquiteto.
Até Sabroso de Aguiar passamos por mais um bocadinho de giestas que por pouco não trouxeram violência ao autor, mas que trouxeram no fim o soltar de um "yesssss" por parte do mesmo!
Cruzamos a antiga linha férrea que agora se encontra alcatroada, dizem que os próximos comboios vão ter pneus!!
Ao cruzar este ponto um Sr estava a olhar para nós. Eu disse-lhe: "diga lá amigo, é que somos burros não?!" ao que ele respondeu a medo: "dizer não vou dizer, mas penso"!!

Seguimos por entre a aldeia, numa encruzilhada de ruas estreitas que nos levaram à fabrica do anticongelante para automóveis, as pedreiras de Pedras Salgadas! Gosto deste tipo de locais, a mim fazem-me sentir pequeno e apenas um bocadinho deste mundo...Pancas!!
 Apesar de alguns problemas com a navegação, fruto da evolução dos tempos e da exploração granítica lá nos desenrascamos da melhor maneira!
Já estava escuro quando passamos pelo local da foto seguinte, retirada do Panoramio, um local de contemplação que não consegui descortinar do que se tratava mas que é lindíssimo apesar da degradação a que já está sujeito.
Depois de montar as luzes que finalmente as usamos no meio do monte, fomos para os carros onde cada um arranjou balneário para trocar as roupas molhadas por umas mais quentes...Entretanto fomos dando cabo do resto do vinho e do bolo rei enquanto se decidia onde seria o jantar, que foi logo à saída da vila!

Durante os tempos que se antecederam a esta viagem preparei uma pequena lembrança para todos os que me acompanham todo o ano nestas pequenas loucuras e aos domingos onde reina a boa disposição!
Eles gostaram.
Para as contas e em jeito de rescaldo, ficam 65klm's com 1700m's acumulado.
Mais importante que os numeros, são os sorrisos e lembranças que todos trouxemos de Pedras Salgadas!!
Obrigado a todos.

O vídeo alusivo ao evento:
                                          


E já agora uma pequena brincadeira para todos se rirem:


No domingo fiz uma volta na "fininha" com um amigo do Forumciclismo que me trouxe a casa de volta ao fim de 87klm's a uma bela média....27.98klm'h!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mais um pelo quintal....

Depois de um domingo meio atribulado, eis que este ultimo foi bem aproveitado com uma volta pelo Santo Antoníno e Penha que contou com 11cabeças apesar do tempo húmido que se fazia sentir!!
Adorei o percurso e fez as delicias de todos concerteza, até do Jorge e seus sapatos de montanhista...
Foi das poucas vezes que não me senti ameaçado e a volta contou com cerca de 45klm's e 950m's subida acumulada.
Mais um fim de semana grande se avizinha, vamos ver se tiro uma comichão que por aqui anda de um certo alcatrão!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Voltas no meu quintal!

No feriado que foi este ano a ultima vez gozado, foi-me incumbida a tarefa de ser o guia para mostrar o meu "quintal" à malta...E assim foi, com algum atraso lá arrancamos do Eleclerc (não sei se esta palavra não teve direito ao novo A.O.) em direção a Vilarinho onde o Jorge atestou logo que devia ter trazido mudanças e não botas de montanhista!
Algumas paragens até Lustosa porque neste dia os caminhos estavam inundados de motas devido a um passeio que se realizava, mas pouco depois já ouvia ameaças à minha pessoa...Não percebo estas pessoas que teimam em subir a empurrar as bicicletas por não me seguirem os passos!!!
 Entretanto passamos por Codessos, Sanfins e sua Citânia....Num entroncamento o Jorge puxou de um coelho do gps e seguimos a sugestão dele! E que belo trilho, novo para mim, mas do melhor que aqui há na zona!
Passado um pouco lá voltei eu ao comando das lides.....
Chegamos ao Pilar, alguns não conheciam....Gostaram muito da ida, mal sabiam o que os esperava no regresso!!
Foi a foto possível, à segunda tentativa porque o Jorge teima em mostrar a sua SS!!
Pouco depois já descíamos por uns caminhos de cabras e as ameaças voltaram....
Eu tenho em crer que a malta fala de barriga cheia porque no fundo, bem no fundo, até gostam quando sou eu a comandar mas claro, o corpo começa a ficar cansado e depois sou insultado!!

P.S: isto é tudo brincadeira!
Estas quedas de água, penso que seja o rio Leça, foi o culminar dos insultos e a parte em que ouvi pedidos de desculpa de todas as partes!!
Local muito belo da nossa zona. Houve até quem tenha dito que ia mostrar isto à esposa, filha e respetivo genro!! Piada privada esta, muito privada!!
Aqui descansavam alguns caminhantes que rapidamente se prestaram a tirar uma foto à malta, desfocadas devido ao frio.
Daí foi subir ao parque de Valinhas e Monte Córdova onde seguimos uma pista de DH até São Tomé.

Já passava das 14h quando chegamos a casa. Alguns ao que parece já tinham arranjado maneira de levar um "treino" das mulheres e nem queriam ir embora, seguindo a lógica do "já que vou levar e vou, deixa-me aproveitar bem até tarde"...
Foi uma "manhã" excelente que contabilizou uns 50klm's com 1500m's de acumulado, percurso com a minha chancela e que ficou AQUI registado pelo Jorge!

Hoje 6f de tarde voltei a pegar na fininha para uma volta com dois amigos do fórum ciclismo, volta pequena mas que deu para matar o vício e acima de tudo, fazer novas amizades!!