domingo, 20 de novembro de 2011

Os 4cumes de Barcelos!

Como um amigo diz: "o prometido, é de vidro", eu não falho e prometi manter este meu cantinho mais atual, por isso aqui vai!!!

Os Kézia andavam com vontade de mais um passeio por terras desconhecidas e eu tomei a liberdade e responsabilidade de arranjar o local. Bem, escolhi eu ir para Barcelos para fazer a mais que famosa "Maratona dos 5Cumes". Conheciam-se horrores sobre estes caminhos que todos os anos juntavam entre mil a 3mil pessoas para os percorrer! A maioria ficava-se pelos 3cumes, mas não é isso que importa!

Com algum atraso lá chegamos ao local de partida e começamos a pedalar. O começo foi otimo para aquecer, uma contagem de 3ª categoria em alcatrão para que no fim da subida se oiça dizer "vou largar roupa".
A entrada do trilho de terra tinha direito a staff a sinalizar, daquele que se encontra normalmente em estradas com poucas casa à volta! Algum sobe e desce constante foi o que encontramos por estradões largos e com o terreno pesado devido ás chuvas recentes...Algum tempo depois o primeiro percalço do dia: um pneu cortado. Felizmente o Hugo trazia material para fazer a reparação (ou não) e mais de meia hora depois retomamos o caminho! Até aqui, TUDO BEM?
Os caminhos eram deveras desinteressantes e talvez as 3horas de o meu gps registou de tempo parado expliquem quantas discussões tivemos sobre como podem 3mil pessoas que juntar para andar por aqui todos ao molho...

Penso que esta foto regista a passagem pelo 3ºcume!
Alguém trouxe o bote salva vidas?!

P.S: resguardei a maquina por causa das brincadeiras do Figueiras!
Visto que os caminhos seriam pouco apetecíveis à vista a melhor maneira de passar o tempo é sem duvida a conversa. Eu que o diga, que muitas vezes rolava a sós com o Hugo a um ritmo mais puxadito e as conversas estavam bem longe dos caminhos que estávamos a encontrar...De volta ao grupo, discutia-se a melhor maneira de eu curar uma dor de garganta que não me larga e que neste momento me deixa quase afónico, o que vale é que não doí os dedos!
No meio de mil e uma receitas caseiras, registei uma vinda dos mais velhos e com mais sabedoria da vida.... Bem lá vou eu ter de exprimentar um chã de essências vermelhasAKAchã de vampiro!
Chegados ao 4ºcume, depois de mais uma boa meia hora de conversa sobre a dureza deste percurso, conversa essa que nos leva a pensar que durante todo o dia apenas esta subida ao Monte do Facho(esta ultima) seria equivalente a uma subida à Senhoras do Monte porque resto era tudo demasiado acessivél e isso fez com que nos déssemos tanto à conversa e a não ligar muito ao terreno em si.

O sol estava a pôr-se, ainda pensamos ficar ali a apreciar o momento, mas as luzes disponíveis não eram assim tantas e decidimos encetar o resto do caminho por estrada.
Mal chegamos à estrada pusemos-nos em fila, mas isso durou pouco mais de 5segundos. Momento esse em que comecei a acelarar, o Zé e também o Hugo agarraram o cone e à vez a puxar chegamos até Barcelos num ápice. Diga-se que para mim foi das melhores partes do dia pois as médias na estrada diz-se que andaram entre os 30 e 40klm'h. . . Foram uns 8klm's de estrada dignos de uma volta a Portugal.
O pessoal está em forma e estes 5cumes ficaram muito aquém das expetativas e sem duvida alguma, para todos é um percurso acessível e que só não foi todo cumprido por "manguelisse" e descontração. Não é para isso mesmo que saímos de casa?

Para o registo, 78klm's e 1770mt's acumulado!

Quase me esquecia, o jantar foi no Macdonalt's porque as conversas durante o dia assim o quiseram, e a sopinha foi em casa do Hugo por encomenda dele à sua simpática mãe. Que maravilha de caldo verde e vinho tinto!! Estiveste bem Hugo. Não pode ser só fracas respostas :)
Bem, vou curar-me com as receitas milagrosas!

Sem comentários:

Enviar um comentário