sábado, 11 de fevereiro de 2012

Regresso ao passado...

O título deste post tem haver apenas com o facto de me ter lançado à estrada à moda antiga e sem ajudas, seja do gps ou do conta klm's. Não por minha vontade, mas fui mesmo forçado! Podia esperar por melhor oportunidade mas achei por bem aproveitar o sábado livre de trabalho e lançar-me à estrada.
O famoso ciclista, Alberto Contador foi recentemente condenado a uma suspensão por usar substâncias ilícitas e diz ele em sua defesa que o problema estava nos bifes! Pensando nisto a fundo e visto que a minha forma está um pouco abaixo do normal pensei que poderia dar um "kike" ao meu andamento procurando esse tipo de substâncias e sendo assim pensei no destino. Dei muitas voltas à cabeça pelo melhor caminho(com menos trânsito) para lá chegar. Depois de muito pensar lá me decidi e até lancei um desafio, desafio esse que tinha uma questão. Para meu bem só uma pessoa acertou!

Estava frio quando arranquei, nada que eu não esteja já habituado nos últimos tempos!
O dia começou bem, acordei cedo para ver o tempo. Vi e deitei-me de novo! Adormeci!
Saí de casa já seriam perto de 10horas, estava mais quente pelo menos!
Segui em direcção a Guimarães, depois de uma breve passagem pelo centro fui para São Torcato!
Sentia frio. Tanto que o pingo do nariz rapidamente se transformava em estalactites que me picavam os lábios!
A estrada sobe um pouco até Gonça pela N207 mas depois é sempre a descer até Garfe!
À passagem por Taíde virei à direita e vi está curiosa igreja!
Será por imposição da Troika que está à venda?!
A parte boa de se planear os percursos apenas na mente é que depois na prática nada sai como imaginamos! Acabamos por ir ter a estradas que pouco têm de interessante....Tipo esta N205!

Depois de algumas perguntas a alguns transeuntes lá consegui ir ter à Barragem do Ermal.
Era a primeira vez que passava por aqui. Apesar de ser uma barragem pequena, a sua envolvente é bastante bonita, senão reparem!
Depois de contornar toda a margem cheguei a um entroncamento. Ou virava à direita descendo ou então à esquerda para subir! Na duvida, sobe-se.
Chegava então à cidade do meu destino pelo local totalmente oposto ao que tinha planeado, mas a surpresa foi do melhor!
Restava-me então procurar algo para comer, já eram horas!
Como planeado fui à Feira do Fumeiro de Vieira do Minho buscar o almoço, daí a navalha!
Depois das compras feitas e uma curta visita à feira segui viagem para a Serra de Agra.
Algumas fotos que vi deixaram-me curioso...Fui ver então!
Comecei a subir de novo por Corregaça, Vilela até à localidade de Anjos!
Aqui olhei e pensei...Hum vai ser mesmo em cima deste antigo moinho que vou desfrutar do meu manjar! Mas não, estava muito vento e segui!
Aproximava-me do que à uns klm's perseguia, a aldeia de Arga e sua serra!
Uma das muitas opções do dia, direita para regressar já para casa ou então à esquerda!
Esquerda...
Este bocadinho de estrada  faz lembrar Germil...
Depois de uma visita pequena à aldeia, vi que é um local que muitas pessoas usam como segunda casa e que belas "segundas casas".
Comecei a descer até encontrar por fim uma mesa!
Encontrei-a nesta ponte que se sobrepunha ao Rio Ave! Desconhecia eu que o mesmo nascia ainda mais a norte desta ponte. Mas....Vamos comer?
Chega?!
Se calhar são estes bocados de carne que o dito ciclista famoso comeu e lhe deu direito à suspensão. Eu arrisquei e ataquei forte! Trouxe a navalha de casa e não perdoei nem uma rodela nem fatia. Comi chouriça, presunto e pão de carne. A alheira ficou para trazer embora!
Fora de brincadeiras sobre o Sr Alberto é provável que esta alimentação me diferencie às vezes de muitos ciclistas, aos quais eu não critico de maneira alguma e eu também faço parte. Os chocolates que levei de casa apenas serviram hoje para fazer aquela pequena seta :)
Estive parado cerca de 30minutos a comer e a deliciar-me com o silêncio da água a correr no Rio Ave!
Entretanto tive de seguir porque ainda tinha de fazer muitos klm's.
Queria eu ir então para Cabeceiras de Basto.
À passagem por Bucos, uns bocados de estrada em paralelo brindaram-me em jeito de abanar as ideias! Logo a seguir, à chegada à N205 de novo, numa ligeira subida...Rebentou a corrente!
Fim da história! Um telefonema socorreu-me de imediato e o regresso a casa foi feito de carro!
Em casa terminei de me deliciar com o fumeiro que havia comprado. Tenho a dizer ainda que tenho uma chouriça em minha posse para entregar ao Freitas.
Fiquei de novo com um amargo na boca, pela segunda vez numa jornada alguns problemas mecânicos encurtaram a minha volta, mas nada é grave e segundo sei...As estradas não fogem!

E como o prometido é devido, aqui vai:
Bom proveito!!!

3 comentários:

  1. Daniel uma foto com o Freitas porreiro conheço bem esse jovem, andei com ele no grupo de Moreira de conegos é um jovem pra frentex, agora o grupo está um pouco dividido em vários mas o dele é dos pros (meios profissionais) onde andam alguns Masters era muita velocidade quase que levantavamos voo assim partimos para outras paragens mais suaves.É bom saber que sois amigos quando nos encontrar já temos mais tema de conversa.
    Abraço.
    Xavier

    ResponderEliminar
  2. ...Corrente partida ?
    ...Bela desculpa para um belo empeno...:)

    ResponderEliminar