sábado, 9 de junho de 2012

À descoberta do São Macário...

À muito que era falada no fórum ciclismo uma incursão à Serra da Freita que por simpatia trazia agarrado uma perigosa passagem pelo São Macário que não seria facil a julgar pelo acumulado que a volta previa...Pensei seriamente em levar a bicicleta de btt para enfrentar algumas paredes, ainda hoje penso porque não o fiz!!!

8:30h encontrava-me no parque de campismo do Merujal e desde logo uma surpresa com a presença não anunciada do André com quem gosto de falar e é sempre bom rever amigos...
Da esquerda para a direita: André(Duchene), Eu, PedroLobo(desorganizador), José Nuno(Jnap), António(apache), Xavier e o Pedro Silva.

Bicicletas prontas e arrancamos logo a subir um pouco para aquecimento do arrefecimento perigoso da interminável descida que se seguiu durante uns bons km's...O local é belo e a velocidade praticada nas descidas foi pouco superior à das subidas bem por culpa dos dedos que não largavam os botões das máquinas fotográficas!
Entretanto a descida termina em Covelo e começam as rampas....O Xavier gabava-se da sua cassete 32 enquanto o guia era insultado, era só queixas! Até uma corrente se queixou e fez com que houvesse algum tempo de paragem para reparação e baboseiras...É triste ver uns com as mãos sujas meios atordoados sem saber o que fazer e o resto a rir-se. Eu ri-me!

Retoma-mos a subida mas estava num dia de muito "fume" e as pernas não estavam a corresponder aos pensamentos. Fui-me controlando como podia mas mesmo assim todos estavam a apontar para esta tartaruga em pedra e eu não vi-a nada! Agora penso como estava turva a minha visão...
Ao longe começamos a ver o São Macário mas ele aguardava-nos com calma e ria-se de nós enquanto passávamos pelo Portal do Inferno. Este local é qualquer coisa de fabulástico mas também duro de ultrapassar, no entanto trás um bom dividendo...
Vou tentar representar um pouco o que podemos ver por lá. A foto seguinte foi tirada num dia diferente.
Aqui nós no ataque a mais uma rampa...Parecíamos formigas!
Este santo é implacável e não mostra a sua casa a qualquer um que se atreva a ir montado em cima de duas rodas... A chegada ao seu topo, com mais uma rampa e outra, e ainda outra mas desta vez em calçada fazem-nos mostrar os dentes ao chão para que a custo consigamos ver o horizonte!
Hoje que estou em casa reparo que o homem tem poderes de cura para os ouvidos....Andei eu a enriquecer um médico ortorrino nas ultimas semanas!!!.....A história pode ser lida AQUI
Além disso tinha em crer que ele tinha cometido uma atrocidade qualquer, coisa que confirmei em casa. Não é que o homem era rico e enquanto andava na curtição matou o seu pai, fugiu para o monte e tornou-se vegetariano? Senão leia-se : AQUI
Antes de iniciar-mos a descida avistamos um conhecido da televisão...Carlos Carvalhas, um comunista ferrenho com quem trocamos dois dedos de conversa e segundo entendi, quase todos o queríamos atirar de um penhasco! Até houve quem o chama-se aldrabão por entre os dentes.... :"Já foi tentar passar pelo meio do penedo à beira da capela? Olhe que só quem não mente é que passa...."
Ai António, todos te conhecem...Todas, inclusive!

Ao chegar ao parque de merendas o Zé Nuno presenteia-nos com um reforço feito pela sua esposa que não se livrou no entanto de umas bocas quanto à recente situação matrimonial que estão a atravessar! Presunto, chouriça, vinho, cerveja e pão fizeram-nos o gosto ao estômago...Tudo produtos que os ciclistas do furadouro usam claro!! Já estávamos a ficar sem comida e sem motivos para troça com o casal e decidimos arrancar...Afinal, eu tinha uma consulta às 5:30h!!!
Não foi fácil conseguir pedalar mais do que 5minutos porque as paisagens da serra da Freita e da Aldeia da Pena não deixavam que os dedos largassem os botões.
Lindíssima a silhueta da serra...
Depois de mais uma subida rompe pernas (para mim apenas para acabar de as romper) descemos um pouco para depois fazer o ataque à Freita que nos mostraria a Frecha da Mizarela.
Nesta subida nem sequer tentei seguir na roda de quem estava mais bravo, fiquei e arrastei-me na plateia subida fora enquanto que ouvia mais umas piadas do António e do Xavier. A brigada do reumático vinha bem disposta para disfarçar o cansaço e fazer esquecer a chuva que nos vinha a fazer companhia e mossa! No topo da subida não se via nada e estava frio...Enquanto eu penava à procura de um limpa vidros para conseguir ver, um casal embaciava os vidros de um carro. Ainda me lembrei de ir lá perguntar se não tinham pena de mim mas gosto pouco de surpresas tristes e fiquei-me pelos pensamentos!
Reagrupamos numa paragem de autocarro para trocarmos impressões enquanto o António terminava de contar o resto de uma anedota que ficou a meio no principio da subida...É uma personagem este homem/Hipie!! Vim embora a pensar contratar-lo para os Kézia em lugar do Cachaxxoo...Vamos negociar os honorários!
Mais 5km's e estávamos no carro onde trocamos de roupa e fomos lamber feridas para o café que tinha lá guardado mais um personagem para nos alegrar..."....44anos no estrangeiro e nunca disse mal de Portugal.....Lambões do governo que nos comem o dinheiro todo..."

Em suma gostei muito do dia, dos locais e da companhia de todos com quem fui trocando dois dedos de conversa. Foi um dia bem passado e consegui chegar a tempo da consulta :D
Podem não ter sido 94km's de prazer, mas sempre foram 2400m's de empeno!!!

1 comentário:

  1. Belo relato e fico feliz por saber que este passeio foi um aperitivo para pegares na batuta e rapidamente fazeres um Passeio informal do fórum.....What the fuck!!!
    Agora tenta ser o mais desorganizado possível porque "Quando o óbvio engana, o inesperado acontece"
    Gosto disto,este pessoal tem inspiração nas palavras é a força da bicicleta no seu melhor.
    Abraço

    ResponderEliminar