segunda-feira, 18 de março de 2013

Rio Leça, para onde nos levas...

Esta semana deu para uma nocturna de btt com os bravos do costume mas por caminhos que no escuro nunca tínhamos andado! Fomos apanhar o Paulo a casa e ele mostrou-nos a querida subida a São Miguel o Anjo na vertente alcatroada. É uma subida bem puxada porque tem umas rampas que nos fazem ir ao zig zag estrada fora... Após uma pequena descida subimos aos montes de telhado e daí pela Morreira para fazer a derradeira subida à Sra da Saúde. Mais uns klm's a bom ritmo e estávamos em casa bem contentes com 3horas de andamento iluminados por luz artificial!
Fica aqui o link da volta com 46klm's: http://app.strava.com/activities/44433196
O fim de semana mais uma vez trazia-nos a previsão de chuva e as ideias não estavam para grandes planos. A verdade é que planos não havia mas tinha uma sombra na cabeça com a intenção de ir ver o mar! O dia de sábado acordou manhoso mas mesmo assim o Albano e o Paulo tiveram coragem de vir para andar, a intenção era só a manhã, mas se o tempo facilita-se seguíamos a dureza. Saímos um pouco mais tarde que o habitual e iniciamos logo a escalada até à nascente do Rio Leça...Estava o mote lançado para andar todo o dia! Como o tempo estava a deixar-nos andar sem levar banho fiz uso a um percurso que estava guardado nos recantos do gps e fomos seguindo o risco! Ao primeiro ainda fui conhecendo e reconhecendo uns pequenos troços de trilhos mas depois apagou-se a luz por completo e andava apenas com o auxilio do "azimute".
Estes primeiros klm's estavam a surpreender pela positiva porque há muitos caminhos ainda por descobrir na nossa suposta área de conforto. Há uns trilhos que são melhores que o anterior e ainda há os que são ainda melhores...Enfim, vocês percebem! Quando demos por ela já andávamos a rondar a Seroa e logo depois Água Longa seguindo-se logo Alfena!
Ao passar na cidade já era perto do meio dia e o corpo pedia combustível, procuramos uma padaria e foi logo ali junto à N105 que encostamos para abastecer as máquinas! As roupas e as bicicletas estavam irreconheciveis por causa da lama que havia em todo o trajecto e entramos um bocado a medo na padaria, pingando e sujando o chão à nossa passagem...Ainda pedíamos autorização, gentilmente concedida por uma empregada bem simpática que no fim ainda me fez um belo desconto! Só a mim :D
Estou aqui a escrever isto ainda a pensar naquela montra espetacular que nos fazia babar!

Abastecidos e a ficar com frio fizemo-nos ao monte de novo por uns campos em que até tivemos oportunidade de cruzar com o dono que era daqueles que quando morrerem vão levar os terrenos com eles...Belos terrenos como mostra a foto!
O percurso trazia-nos sempre ao lado do rio e eram incontáveis as vezes que passávamos e repassávamos pontes e mais pontes sobre o mesmo. Haviam algumas que estavam quase a ruir fazendo tremer as entranhas... Só não rangiam porque eram de pedra!
Passamos por Ermesinde, Leça do Balio até apanhar o comboio. A linha pelo menos que nos acompanhou durante uns bons klm's...Recordava-me do cheiro que se faz sentir nos dias mais quentes e do passeio espetacular do verão passado para os lados da Régua com a malta do fórum ciclismo! A certo ponto saímos do conforto para caminhos maus de novo, tão maus que devido a uma estrada nova o trilho desapareceu e às tantas estávamos no quintal de uma casa. A senhora gentilmente nos indicou o melhor caminho e abriu-nos o portão de sua casa para nós sair! Situação um bocado caricata :s
E com isto estávamos junto ao mar e à refinaria de Leça.
Acho que aqui já devíamos ter uns 75klm's e as pernas apesar do pouco acumulado já traziam o cansaço que vir a arrastar muita lama e a patinar muitas vezes para conseguir aderência. Após uma conferência votamos por unanimidade seguir junto ao mar até Vila do Conde e depois via-se! Aqui uma foto junto ao mar em que eles estão um pouco vergados porque a câmara tombou e foi para ter a certeza que ficavam na fotografia.
Seguimos usando o passadiço de madeira sempre a velocidade cruzeiro até já perto de Vila Chã. Encontramos umas setas do caminho de Santiago e fomos seguindo, sabíamos que ia para norte e o caminho devia ser o mais curto. Quando demos por nós estávamos na areia a caminhar...
Depois de reencontrado caminho melhor um pouco paramos para comer mais umas coisas açucaradas e abastecer de água pura que foi escasseando ao longo do trajecto!
Finalmente em Mindelo já estava em estrada conhecida e apanhamos a N13 por um bocado até encontrar a estrada para a Trofa! Aqui não houve muito interesse por mais que eu tentasse os colegas de fuga não queriam colaborar muito e após a passagem sobre o rio Ave a fuga foi anulada numa viragem à direita para a ponte da Lagoucinha... Apartir daí conhecia trilhos e becos até casa à qual chegamos na boa e sem um empeno descomunal apesar dos quase 120klm's num raid rodeado de lama!
Esta volta grande esteve muito longe de ter uma beleza brutal quer de paisagens, trilhos ou até da qualidade do empeno que trazemos nas pernas. Fica na mente pelo registo de ir ver nascer um rio e leva-lo até ao mar onde ele se vai juntar aos outros!
No sábado ao chegar a casa vi na net que o tempo para a manhã de domingo estaria molhado e por isso nem me dei ao trabalho de dar banho à bicicleta para estar pronta a andar. Fiz mal pois podia ter ido com os Kézia que tiveram a feliz ideia de ir aproveitar o sol por esses montes fora!
Ao invés disso fui andar para a estrada com a intenção de uma volta relaxada mas com alguma subida. Pouco depois cruzei-me com o Freitas e segui-lhe a roda! Ele ia encontrar-se com um colega do grupo dele já que os outros estavam com medo à possível chuva. Seguimos até Guimarães e daí em direcção a Famalicão na estradas das corridas! Em Joane viramos para os Montes de Telhado numa subida que desconhecia na bicicleta e dela trago boas recordações agora pois fui-me sentindo bem apesar do cansaço que tinha do dia anterior e do ritmo imposto pelo Freitas!
Passávamos então por baixo do Penedo das Letras em direcção a São Cosme sempre a dar gaz já inspirados e a pensar na corrida que ia haver na parte da tarde, a Milão São Remo. A dado ponto tivemos de parar porque partiu um raio na bicicleta do Rui e depois de resolvido o problema voltamos a casa por Avidos! Uma volta muito boa e com um tempo espetacular, tenho em crer até que cheguei a suar :D