terça-feira, 25 de junho de 2013

Clube dos empênos do Vale do Ave :D

Este fim de semana houve outra empreitada de registo, uns dizem que empreitada é carregar uma placa ou uma vindima, mas eu também acho que se aplica a certas e determinadas voltas que fazemos! Para este sábado fomos 3 com afinco estrada fora em direcção ao interior nortenho. Eu, o Indy e o Brasa que é o autor desde texto que passo a transcrever do fórum ciclismo. Também puderão ler o relato do Indy aqui: http://indy.home.sapo.pt/relatos/0153_Campanho_Alvao_Viso/index.htm
 
Os empenos do CEVA (Clube dos Empenados do Vale do Ave) nas últimas semanas estiveram ao rubro e logo no início da semana já se discutia possíveis percursos para o próximo....
O Pedro Indy Ribeiro como sempre já tinha na cabeça,entre outros, um percurso para fazer,desta vez sendo proibido meter carros à mistura devido às bocas dadas na semana passada. Por outro lado o Daniel Kézia Cardoso já há muito muito tempo estava com uma ideia fixa de fazer a subida a Campanhó,ninguém no mundo ia lhe tirar aquilo da mente....
O percurso do Pedro era teoricamente mais leve,como ponto contra era que ia para os lados do Gerês,o que seria ótimo se já não tivéssemos ido para aqueles lados nos últimos empenos...
O percurso do Daniel era interessante,porém a volta à casa não havia consenso, passar pela Régua e depois seguir a beira rio até o Porto,depois ver,comboio (?),ou voltar pelo Viso......
A palavra Viso causava-me arrepios,não pela subida em si mas porque eu já sabia que esses malandros iam obrigar-me a subir aquilo depois de muitos kms e metros de acumulado...
Ficou-se naquele impasse,passavam-se os dias na semana e não se sabia qual afinal ia ser o track final....
A vontade do Daniel de subir Campanhó ninguém lhe ia tirar da cabeça,ao mesmo tempo o Pedro dificilmente vai para uma grande volta se não for para conhecer alguma vertente nova,e olha que o homem conhece muitas... O inevitável aconteceu, o Pedro criou um novo track que satisfazia as vontades do Daniel e as dele,só tinha um "probleminha"....saiu um "rebuçado" para 230kms e 4400m de acumulado !!! E eu metido no meio deste "barulho".... Como não há nada tão ruim que não possa piorar, nossos companheiros de empeno ET e Tico Rocha não poderiam comparecer,ia ficar eu sozinho para aturar (sobreviver) aos dois malucos.
Saímos cada um de suas respectivas casas tendo combinado às 8:30 em Guimarães....O Pedro chegou um bocado atrasado,pensamos que ele tinha ido subir à Penha para aquecer...
Guimarães,Lameira,Gandarela, Mondim de Basto,caminho conhecido e feito a ritmo baixo sem muita história. Primeira subidinha digna do dia até Paradança,para aquecer as pernas e encarar a subida de Campanhó...O Pedro já conhecia,eu e o Daniel já tínhamos feito a descer somente.
No início a subida é algo inclinada,sabíamos que era subida para +- 13kms,só pensei que se fosse sempre assim ia se tornar dura....passado um bocada ela torna-se bastante mais fácil,isso claro num ritmo calmo...Passados por Campanhó propriamente dita,subida continua e depois de um gancho à esquerda,ela volta a ficar mais dura,mais uns 3kms um pouco mais exigentes...Depois uma descida longa e sem contar já estávamos no Ermelo,tava a achar aquilo fácil.
Chegados ao Ermelo,primeira pausa para comer qualquer coisa,nada de especial,um pão saloio com fiambre e queijo... À entrada do simpático estabelecimento o Daniel já se admirava com o tamanho das "brocas" que os senhores por ali fumavam,coisa para mais de 30cm....Identificados obviamente como ciclistas,fomos apresentados ao "campeão" ali da zona,um tal de David,que disse ter 47 anos,parecia 30 e poucos,um cabelo até o fim das costas...fica a prova que ciclismo faz bem e não deixa ninguém careca
 Depois da tortura ainda tinha o rebuçado do Pedro,que era um incursão ao um troço desconhecido por ele dentro do Parque Natural do Alvão....eu sabia que iam ser 3 picos,não sabia era se iam ser muito duros ou não.... Mas do entroncamento ouvi ou sonhei ouvir alguém dizer algo como
"e que tal se fossemos daqui direto a Mondim "...e já todo feliz .mas não...viraram mesmo à direita em direção aos picos...a primeira rampa já denunciava. Passei por último por um casal de namorados que estavam à sombra e curtir,eu ao sol a sofrer e a babar-me todo,ouço uma palavra de incentivo "fooorça" mas com um tom de ironia de como que diz: "olha-me esse maluco,é cada um ! " Passado o primeiro pico diz o Pedro que era o mais duro,os outros iam ser mais suaves,quando me surge essa imagem pela frente,o Pedro com um sorriso enorme,e eu com vontade da mandá-los já pra pqp...
 
Depois disso ainda havia mais uma subida mas o Daniel mostrava no gráfico que era "fácil",eu já nem ligava porque eles só me mentiam mas paisagem era deslumbrante,para isso que vale a pena o esforço, eu de vez em quando pensava na subida final que tinha de fazer no Viso,mas adiantava-me "um grosso" preocupar-me.
Entre mais uma subida e descidas,muitas localidades,Cerva,fomos novamente ter a Mondim...ainda éramos para virar em Atei para o Arco de Baúlhe mas decidimos seguir em frente mesmo até Mondim...Propus ao grupo irmos fazer o KOM à Sra. da Graça mas não sei porquê ninguém alinhou...
Com a mudança de planos decidimos aproveitar para fazer a ciclovia que liga Mondim a Celorico,no caminho o Pedro ia a fazer-me o favor de aterrorizar-me sobre a subida ao Viso,pois ainda nunca tinha eu passado lá.... Chegados a Celorico o Daniel engata rápido numa subida e eu a pensar é aqui que começa o terror...passado um tempo vem ele para trás a dizer qualquer coisa que por ali não era o segmento original do strava e que deveríamos ir por outro lado... Eu incrédulo,berro sem sucesso: strava ? tempos ? a essa altura do campeonato ? Mandem mas é os tempos pra p*** que o pariu ! O "problema" é que à parte de sermos uns empenados, no início da subida contávamos com 170km e 3700m de acumulado nas pernas. O Daniel ainda proferiu a última "instrução" algo como "se houver separação encontramo-nos no fim da subida".....Eu a pensar pra mim "se houver"..olha-me esse filho da mãe já sabe que nos vai descarregar e tá com essa de "se houver".
O Kézia disparou lá para cima e aos poucos deixamos de o ver...o Pedro ia no mesmo caminho,manteve-se à minha frente sempre uns 50m mais para o final apanhei-o,mas pensei logo que ele tinha é deixado,que a segunda parte do rebuçado que ele conhecia bem e eu não,devia ser dura de roer e ele,fino,já andava a preparar-se.... Uma descidinha para descansar e já tinha marcado no GPS um ponto nomeado "INFERNO 2",que era a 2º parte da subida...Vi o Pedro a acelerar, ele a direito e eu já aos "Ss",meti o auricular no ouvido direito,avozinha,e só olhava para baixo...quando acabar acabou...O GPS marcava 3kms para o fim da subida....demorava uma eternidade para fazer 100m.....
Já sei o que vão dizer,a subida nem é assim tão difícil,são uns meninos,mas não sei, o acumulado,o calor que se fazia,os kms nas pernas, a expectativa e desconhecimento da primeira vez,custou um bocado e atipicamente em mim esbocei uma reação como se tivesse conquistado alguma coisa...
O Pedro também confessou que lhe custou um bocadinho...
O regresso feito por Felgueiras,alguns bons kms a rolar até Vizela onde cada um seguiu para suas casas...Combinámos
que no próximo sábado não vai haver empeno,mas será que por quanto tempo vai durar essa pausa ?
Para os curiosos fica aqui o meu registo "gpssmente" falando:



Sem comentários:

Enviar um comentário