segunda-feira, 8 de julho de 2013

A testa do "bico"

Este fim de semana era para cumprir. Cumprir o descanso das voltas mais pitorescas e também montanhosas com o Tico, E.T, Indy e o Klaser! Esse mesmo artista, o Klaser, que esta noite meteu rodas ao caminho e foi ao Marão ver o nascer do sol e não me convidou decentemente.

Como ficar em casa ou na praia a tostar não seria o que mais desejava para o meu dia de sábado resolvi projectar algo não muito longo, sem montanhã e se possivel com alguma sombra para não deixar o motor ferver muito! A escolha recaíu por Ponte de Lima procurando uma estrada até Paredes de Coura que me levaria a contornar o Corno do Bico que é das serras mais bonitas que por aqui pudemos encontrar, sempre com a certeza de água fresca a cada esquina e depois logo se veria por onde seria feito o regresso.
Na noite de 6fª meti o despertador a tocar para as 6h da manhã numa de tentar aproveitar uma maior frescura matinal. Quando ele tocou logo me apercebi que era cedo demais e não tinha nenhuma promessa para o dia de hoje a cumprir... Adormeci e acordei mais tarde um bocado fazendo-me à estrada às 7:30h!
Segui a estrada normal, sem desvios até Ponte de Lima passando por Braga sem pestanejar. As poucas coisas que me mantinham atento à estrada eram os autocarros e também alguns carros carregados de cerveja e carne para churrascadas. Nesta fase do dia ainda não salivava por nada daquilo! Quando passei a ponte sobre o rio reparei que o powerade que tinha congelado de véspera já estava quase em sopa, pelo menos era doce.
Virei para Coura utilizando a M1242 cruzando o tal caminho de Santiago, mais famoso que as pastelices do governo por esta altura! Esta estrada revelou-se um petisco um bocado duro pois as rampas foram sucedendo e quando cheguei a Vilar do Monte já fervia por todos os lados... Ainda por cima as pernas não estavam muito frescas e a minha vontade de forçar era nula. Aproveitei um fontanário para encher os bidões enquanto mastiga uma barra de alpista made in Lidl!
 Uma curta descida e apanhei a N306 que seria a estrada "normal" até Coura. Depois de terminar o que restaria até ao alto de Rendufe desci e virei para Cunha, local que já havia cruzado aquando do GO120 no ano passado. Mais um rompe pernas que me levou até à cidade onde eu queria abastecer a barriga e decidir onde ir agora. Puderia continuar às voltas pela serra e ir até Ponte da Barca mas também puderia procurar o mar. Segui na segunda opção depois de duas de treta com um senhor numa pastelaria e um bolo de arroz no estomago!
Sempre num falso plano fui na N303 até Vila Nova de Cerveira que me deixou observar durante muitos klm's o Rio Minho até Caminha! Sabia que ia penar durante muitos e muitos klm's agora sozinho de peito ao vento na massacrante N13 até Viana do Castelo. A estrada por si só é o piorio mas com calor e algum vento é um verdadeiro teste à resistência fisica e mental. Durante estes klm's por várias vezes me lembrava de acelerar mais o ritmo mas tinha tempo e não queria ter de ir de comboio para casa! Aguentei até Viana onde parei para comer e beber uma coca cola. Paguei 1.60€ pela mesma e nem copo usei... Devia haver desconto para cansados
O restante até casa foi sem história apesar de a estrada que usei até Barcelos ser nova para mim, em cima da bicicleta, e com mais uma paragem para encher água já perto de Famalicão consegui chegar a casa bem cansado, mais pelo desgase provocado pelo calor do que pela estrada em si. Ainda assim para quem não queria subir ainda cheguei a casa com mais de 2500D+ e uns interessantes mas não repetiveis por aquelas bandas 217klm's que podem ser confirmados aqui:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário