segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Serra do Barroso desde Salto

Desde que comecei a ficar melhor das costas a vontade de descobrir recomeçou o seu caminho e lancei a ideia aos meus amigos de empenos da estrada, conhecidos como "Empreitadas S.A", para uma volta de btt! O Indy rapidamente sacou de um percurso do seu repleto baú de "engavetados" com as medidas que eu procurava. Cerca de 50klm's e 1500D+!
O Tico rapidamente se disponibilizou, assim como o Tiago. Sugeri então que se convida-se o Major porque eu tinha umas arestas a limar com ele desde à uns anos atrás em que me empenou sem apelo nem agrado, coisa que vai fazendo recorrentemente com muitos incautos como eu era na altura! Ele acedeu e trouxe mais dois compinchas... Um deles era o incauto Eduardo. Assim sendo éramos 7 e pouco passavam das 9h quando arrancávamos de Salto em Montalegre.
 
Os primeiros klm's eram por estrada e mesmo antes de entrarmos monte fora já estávamos a parar com um furo. Mais de 10minutos parados a levar com o sol para ajudar a aquecer os 5graus que se faziam sentir! Problema resolvido começamos a subir em bom ritmo passando por Pomar da Rainha e Pereira... Por aqui iam-se discutindo situações o opiniões do passado recente durante as nossas ultimas voltas!
Em Coimbró após uma bela ponte em que alguns se entretiam a dar gosto ao dedo, outros já se debatiam com a dureza da calçada ascendente. Mais à frente reparamos que faltava alguém... O simpático amigo que resolvera ter um furo no arranque, também resolveu partir um dropout e estragar outras peças envolventes! Uma bela paragem de meia hora logo a meio de uma subida... Nem timing teve para a avaria :D
Resolvido o problema seguimos por um trilho estreito e recheado de perigos escondidos pelo muito tojo que vai crescendo por ali, até que praticamente começamos a seguir os restos do troço antigo! Isto até ao ponto em que deixou de existir e arrastamos as bicicletas durante uns minutos largos, de quando em vez interrompidos pela possibilidade de dar umas pequenas pedaladas.
Havia quem se fosse divertindo com aquilo, uns que ficavam apreensivos e também quem não estivesse a gostar muito! Eu fiquei no primeiro lote pois há sempre motivos para gozo nestes momentos e desde que não tenha frio estou sempre bem. Certo é que até Telhado foi uma temporada que passou e ainda antes dessa aldeia tivemos um encontro imediato com um senhor armado com sua roçadora que tanta falta nos fez mais atrás, e que nos barrou a passagem sacando da frase tradicional "é privado..." Lá nos arranjou uma alternativa pela "...banda daquele sobreiro..." argumentando ainda que aquilo era um bom caminho para motorizadas! Assim comprova a foto de baixo, apesar de quase todos desfrutamos daquele terreno em cima das bicicletas.
Lá fomos seguindo o caminho que havia até à aldeia e cada um aproveitou para comer do que trazia! Quando ia arrancar vi o Major ainda a lutar contra uma sande bem recheada enquanto que outros sacavam de hidratos de carbono das mais diversas maneiras... Mariquices digo eu.
Seguiu-se uma subida mais longa até ao Alto da Armada nuns bons 1270m's de altitude.
Pelos vistos os mais velhos já conheciam o lugar de outras travessias e para eles aquilo estava diferente do que era à 9anos. Para mim aquilo nunca deve ter sido muito melhor pois não descortinei sinais de grandes festarolas por lá! Entretanto o Tiago que tinha outros afazeres e não contava com alguns atrasos resolveu cortar caminho para o carro para se libertar deste emaranhado.
 
Fizemo-nos monte abaixo para ver a aldeia de Covêlo do Monte que está à venda em hasta publica por alguns milhões de euros! O Indy diz que não a compra porque os acessos estão muito maus. O Major disse que gostava de ser o "chulo de covêlo do monte..."
Aqui está ela:
Seguimos por uma descida bem rápida e tremida até
Vila Grande onde paramos num café. À entrada estava a bicicleta do Sagan lá da aldeia! Tentei desafiar-lo mas a avó dele cedo me avisou que ele me dava "uma casaca" a andar! Engoli em seco e apercebi-me que ela tinha razão ao fim de fazer umas contas de cabeça acerca da possível inclinação do terreno+peso dele+gravidade....
Todos se deliciaram com umas sandes de presunto enquanto eu fiquei à lareira a aquecer os pés que havia molhado uns klm's atrás!
Com pouco mais de 30klm's feitos e a hora já adiantada arrancamos para a subida mais dura do dia. Cerca de 4klm com uma inclinação não muito forte mas que a pouco e pouco lá conseguiu seleccionar naturalmente os andamentos! Eu fui salvo quase no fim pela minha máquina fotográfica, usando-a como desculpa para parar. Não tenho é fotos desse momento!!!
No alto juntamo-nos e seguimos por uma das melhores partes do dia. Um single bem bonito e com umas pedras soltas aqui e ali, cruzamento de uns riachos e que nos levou até Salto de novo. Não sem antes mais um abastecimento ao pneu do suspeito do costume!
À chegada todos estavam satisfeitos com o passeio, embora se note que este pequeno percurso não é o que parece a nível de dureza! Eu fiquei contente por ter terminado sem mazelas no corpo e por ter limpo a minha imagem com o Sr Rui/Major que à muito era o meu tendão de Aquiles... Enquanto entrava para o carro ouvi algo sobre marcar outro, mas até ter dormido um sono não me interessei muito!
Fica aqui o registo da volta: Uma volta pela Serra do Barroso
 
Já ontem e apesar do frio fomos para mais uma volta bem animada. Os Kézia têm aparecido em força de novo e as coisas correm bem! Não saímos muito do quintal mais demos uma volta muito interessante e engraçada com algumas pequenas subidas muito muito divertidas...

Sem comentários:

Enviar um comentário