domingo, 18 de maio de 2014

Curtição do Alvão...

Andava com preguiça para escrever, de facto ainda estou mas vou dar aqui um bocado em cima das teclas senão esquece-me dos acontecimentos do passado fim de semana! Antes de mais deixo aqui o link do vídeo possível acerca da volta de btt pelo Marão.
 
Bem mas no passado sábado estava com vontade de descobrir algo novo e com um dia de sol prometido tínhamos de aproveitar bem. O Hugo pela primeira vez veio andar connosco para as tão afamadas voltas do Team Empreitadas S.A e o Albano também quis sair de casa pra empenar! Dos velhinhos só o Tico se juntou para além de mim.
Logo pela manhã à saída de casa um nevoeiro denso a fugir para o orvalho foi-nos fazendo companhia quase até Felgueiras, pelo meio paramos em Vizela num café só para tomar um café. Eu e o Tico nem íamos entrar mas ao vermos uma moedas esquecidas em cima de uma mesa fomos fazer despesa com o dinheiro dos outros! De Felgueiras até Amarante foi um rápido e até virar-mos para Fridão não tardou muito... Apartir daqui começaria o sossego imaginei eu e não me enganei! Os comandos da jornada estavam a meu cargo e o fraco trabalho de casa acabou por dar frutos.
Eu já tinha passado em Fridão à uns anos numa volta de btt mas não me recordaria se dali conseguiríamos ir até Ermelo por estrada. A alguma busca rápida que fiz deu para ficar ainda com mais dúvidas mas nada que me deixa-se preocupado, afinal à uns anos que gostaria de fazer um bom estradão com uma rodas mais finas!!
A passagem por Fridão foi engraçada e daí pra frente sobe-se um bocadinho num misto de rompe pernas mas em Paradança a estrada termina tal como eu já vinha preparado. Engraçado foi que ninguém sugeriu inverter a marcha entrando pelo caminho fora de sorriso estampado!
Não foram mais do que 4klm's sempre a olhar para o chão com cuidado causa das pedras mas que nos regalaram as vistas e a alma para o que nos havia acontecido! No final a estrada manteve-se estreita por entre umas vinhas, a verdadeira estrada deserta que nos trazia o sossego esperado... Depois viragem à direita para Ermelo onde seguimos a estrada quase sempre descendente até à entrada da aldeia! Teria duas hipóteses agora, ou subíamos a Ermelo pra comer algo substancial e seguíamos para Varzigueto ou então virávamos já ali para as Fisgas de Ermelo por onde eu nunca tinha subido.
Escolhemos a ir à aldeia e então paramos no café onde no ano passado tinha parado com o Brasa e o Indy para abastecer numa volta que ficou para a história a todos os níveis!
Perguntei pelo David, o ciclista da zona, mas ao que parece não estaria por lá mas continuava os seus treinos pós laborais pelas serras da zona. Ao invés dele andava por lá o empreiteiro da zona (a julgar pelo charuto que fumava), o drogado (a julgar pelo cigarro que fumava) e o "fiambre" ( a julgar pelo que queria fumar).... :D :D :D
Fiambres à parte, daqui para a frente daria para aquecer bem o motor! Eles não me pareciam muito importados mas pouco depois do arranque já os via aos "sssss" subida fora. O tipo de subida que pertence à liga dos campeões porque apesar de não parecer tinha uma inclinação bem à maneira pra nos colocar de queixo no guiador!
Varzigueto era já ali mas até lá havia que superar alguns pontos com mais de 14% de inclinação, felizmente eram poucos senão ia ver mais alguns sorrisos naquele troço!
Com o fim da subida iniciamos a descida para Mondim de Basto, desta vez a escalada para pontos mais altos do Alvão não seria o objectivo.
A descida foi rápida, em alguns pontos arriscada e por várias vezes tocamos nos 70klm'h. Ainda pensamos num abastecimento por ali na vila mas como estávamos bem abastecidos nas pernas nem paramos optando por recuperar em Gandarela!
Logo à saída da ponte em Mondim alguém diz "...hei ainda temos de subir aqui estas curvas..."
Prontamente virei à direita para cortar caminho por entre Veade! O piso não é grande coisa mas que importa :) Depois de recuperarmos a estrada normal em Fermil foi sempre de corda na garganta até ao cruzamento. O vento não ajudou nada e puderiamos até ter feito melhor mas ainda assim deixamos a pele e o suor na estrada! Recuperados com umas coca-colas numa pastelaria enfrentamos à canzana a subida pra Lameira por um atalho que eu também conhecia e já uma vez tinha passado lá com o Brasa! Até casa foi só mais do mesmo pela pista tentando ver as sereias que por lá andam à tarde...
Foi mais um belo registo que continua longe dos números do antigamente mas a curtição está lá como sempre! Obrigado aos meus companheiros por confiarem em mim mais uma vez.
 
No domingo fui com os Kézia Team à Falperra mas em abono da verdade não cheguei lá cima, uns dizem que eu estava cansado e outros acreditam que eu tinha um compromisso... Contudo e mais importante que isso, fui com o Albano ao Lidl buscar vinho pra abastecer a malta :D
 
Ontem só estaríamos quase todos disponíveis para andar de manhã, excepto o Indy que tinha corda para andar todo o dia mas optou por se juntar a nós. O Hugo voltou a vir connosco, sinal que na semana passada não empenou, assim como o Albano que é presença assídua agora! Mais uma vez acederam à minha ideia e fomos ao Viso. A intenção seria subir por Fervença, o que para quem conhece o Viso é a subida intermédia digamos mas dá bem para deixar o coração perto da boca!
O Albano tinha ouvido horrores daquela subida e havia até relatos de quem tivesse ficado apeado por lá fora... Enfim, conversas de café talvez!!!
Foi um dia de muito vento e o Tico não se estava a sentir muito bem com aquilo, muito provavelmente devido ao seu volume corporal que faz com que seja uma grande vela a puxar no sentido contrário ao esperado :D :D :D
Depois de descer Infantas viramos para um quelho que conhecemos à pouco tempo e nos levaria perto do inicio da subida! Este quelho é um belo petisco pois pelo meio mete uns troços de subida bem brava e o facto de eu já conhecer não ajuda muito. Como da outra vez tinha puxado bem por lá fora, decidi acompanhar o Tico que definitivamente não estava muito para "amar" e tal como ele já esperou por mim outras vezes há que retribuir. Para quem duvida do estado dele aqui vai:
Apartir daqui foi dar gás aos pedais subida fora. Em abono da verdade tem de se dizer que aquilo trepa bem em dois pontos, mas o ponto final é a verdadeira parte dura sendo que aqueles 300metros conseguem fazer aquecer o prato 28 da cassete! É uma boa subida para os pseudo-bravos...
 

Depois do ajuntamento na capela da Sra do Viso fomos em direcção à Lameira!
Alguns já pensariam em seguir lanceirinhos até Fafe mas ainda houve uma viragem para Povoação que eu não conhecia e em boa hora seguimos a ideia do Indy. Antes disso e num pequeno engano enquanto dava a volta numa estrada sem saída arranhei um bocado os cromados... Caso para dizer que fiz jus à placa!
Aquela estrada bonita levou-nos a Moreira de Rei e daí até casa foi um corridinho principalmente na pista onde embarcamos num comboio por lá fora. Foram uns bons minutos com as pulsações bem altas! A volta deu pouco mais de 100klm's mas foi bem benéfica ao nível do acumulado.

Sem comentários:

Enviar um comentário