sábado, 16 de janeiro de 2010

Fafe, Sra da Graça

Como a seguir de Julho entra Agosto, lá fomos fazer uma incursão por sitios que eu ansiava passar em duas rodas....
Passava muitas vezes por estes lados e imaginava-me a andar por ali de bike, e após umas horas debruçado sobre as cartas militares, o Zé Figueiras lá me fez a vontade e arranjou um percurso...Começamos na zona da Lameira e entramos logo na terra! Primeira foto e local de culto, Sra da Guia! Quase sempre em percurso descendente chegamos ao primeiro ponto que eu ansiava...Sra da Oráda.
Chovia moderadamente, mas mesmo assim tomamos as devidas precauções pois uma passagem por uma rua destas assim o exigia.... Sempre a descer até ao Arco de Baúlhe e já com o sól a fazer suar, tivemos que nos refrescár, e nada melhor do que faltar uma ponte no trilho para molhar os pés e arrefecer os animos...
Depois de ultrapassado este contratempo, tavamos na hora do almoço, e foi no centro do Arco de Baúlhe que repusemos energias....
Começámos então a subida á Sra da Graça, bem vigiados é claro.... :)
Subia bem, mas a paisagem era tão bonita que ninguém se queixava, o monte farinha já era visivél....
Chegados ao destino, em grande velocidade diga-se...qual Candido Barbosa, qual quê...Até fizeram faísca os pneus naquele ultimo klm. Foto de grupo e aí fomos nós....
Descendo por alcatrão, pouco depois estávamos em Mondim de Basto e na sua estação férrea desáctivada....
A linha foi o melhor que encontramos para o regresso...dá-nos para cada uma!!
Daí até aos carros foi sempre a subir, umas vezes a cortar mato, outras em grande pujánça, lá chegamos já a escurecer , mas todos de saúde...
Depois de arrumadas as máquinas, foi tempo de eu, como guia turistico recomendar o belo do jantar...Foi no restaurante Costa Verde, e que bem que soube a refeição!
Sem dúvida foi dos passeios que mais me encheu a alma e que mais anseio em repetir....Há 85klm, 3200m acumulado.

Sem comentários:

Enviar um comentário