domingo, 31 de janeiro de 2010

Domingo 31, Santa Marta das Cortiças

O dia amanheceu chuvoso, os Kézias não eram muitos, estavam desfalcados porque no dia anterior participaram num desafio lançado pela Speedbike, fica aqui para o registo o 2º lugar do Miguel! Consta que só eram dois concorrentes! Brincadeira!!
Como tinha dito, tava manhoso o tempo mas lá seguimos viagem para a Sra da Saude, após uns klms de estrada até lá já estavamos bem quentes. Depois de uma pausa para reabastecer seguimos viagem, o destino era a capela de Santa Marta das Cortiças.
Fica aqui para uma curiosa leitura estes lindos portões!

Aqui fica a prova que estivemos lá em cima!
Percurso algo duro, a meu ver, mais do que uma ida ao Sameiro.
Mas foi muito bom, o tempo e o terreno ajudou e claro, as companhias tambem!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Dois domingos....Duas historias

Domingo 17 Janeiro, 9:20h em ponto ( lol),os Kézia lá foram dár a volta matinal!
Apesar do tempo manhoso, apareceram em força e prontos a atacar mais um dia de chuva, afinal já não chove à muito....O destino não era nenhum em particular, mas lá acabamos por passar por Santo Antoníno e pouco depois estavamos por lados de São Torcato, onde fomos a um sitio desconhecido meu de seu nome Campo do Ataca, dizem as más linguas que foi onde D. Afonso Henriques em 1128 começou a batalha de São Mamede, ainda eu não seria nascido!
O domingo terminou com uma visita á Speedbike, local onde alguns de nós têm ficado mais pobres!!


Domingo 24 Janeiro, depois de uma reprimenda sobre a hora de arranque que se vinha a alongar nos ultimos tempos, este fim de semana cumpriu-se a hora e 9h lá iam eles...Os Kézia,claro!
O dia estava do melhor, como não se vi-a à muito tempo, valeu mesmo a pena levantar da cama!
Como se vê na foto em cima, tivemos vigilância de um militar, era um "boina verde", para os menos atentos, quer dizer que o sujeito era paraquedista, ou seja, tínhamos protecção vinda dos céus...
Rumámos então para Gonça, não sem antes passarmos por Pensêlo e outras terras ao lado...Os caminhos estavam do melhor, isto é aquele tipo de percurso que toda a gente gosta...Água, pedras e láma é o que a gente gosta! Fomos seguindo o instinto e também umas fitas que se encontravam pelo caminho, talvez de algum passeio que por lá passou...O certo é que é dos melhores percursos que há na zona e os sorrisos nas caras dos intervenientes não deixa enganar!
Cheguei a casa com uns porreiros 45klm e com água na boca por querer fazer mais uns...Para a semana há mais!

sábado, 16 de janeiro de 2010

2010, o início....

Primeira vez que saí este ano da hibernação natalícia...e que bela saída!
O destino era o São Bento das Pêras....Foi alcançado sem problemas e debaixo de neve!

Lá chegados, saíu esta foto para o registo! Foi um bom domingo para todos, andar com neve é uma experiência fresca no minímo!

Vila Pouca de Aguiar

Não podia acabar 2009 da melhor maneira em cima da bike, a desculpa para sairmos de casa foi um complexo mineiro na zona, TrêsMinas.
8:30h estavamos prontos para pedalar, com uns miseros zero graus!
Pouco depois de começar a andar entramos nos trilhos e logo a subir....O terreno estáva humido e mas não o suficiente para que tenhamos tido precalços com isso!
Depois de uma bela subida chegamos a uma aldeia em que fomos recebidos das mais variadas maneiras, mas todas boas...As pessoas aqui são muito bem dispostas, ou pelo menos aparentam...
Já estes trabalhadores....
Uma descida para passar um regato e uma ligeira subida fez com que desse para tirar esta bela foto...digo eu!
Isto estava a correr bem, já estavamos no complexo mineiro que haviamos desejado...Algum nevoeiro não deixou que se tirassem grandes fotos, mas não deve ter sido a ultima vez que aqui passarei!
Depois de um almoço friorento foi tempo de uma descida...Mais uma ponte quase em ruínas para o registo, isto está a tornar-se uma marca :)
Depois das devidas fotos tinhamos que ganhar altitude, a proxima paragem foi na capela de Sta Bárbara...
Neste ponto entramos num caminho muito, mas muito bom, subia ligeiramente, era técnico Q.B. e muito bonito! O Outono tem destas coisas...
Anos de treino para fotos como esta :)
Aqui a subida começou a agravar, mas nada que fisesse móça...Terminada a subida foi tempo de descer até Vila Pouca!
Não sem antes termos a aprovação daquele animal, que apesar de burro, teve a bondade de nos deixar passar!!

Chegamos ao Kézia Móvel cedo e ainda houve tempo para um passeio pela zona, até que depois nos resolvemos a vir para casa....Foi bonito e pouco duro para o corpo! 55klm, 1600m acumulado.

Assim terminou 2009!

Ponte de Lima, a viagem por terras Limianas

A chuva marcou presença neste dia...Não foi a suficiente para nos mover do nosso objectivo, mas foi o que bastou para ficarmos com vontade de um regresso....9h e lá estavamos em Ponte de Lima prontinhos a seguir os caminhos de Santiago durante alguns klms, 12 mais precisamente! A chuva que tinha caído tinha deixado os terrenos bastante fofinhos a ponto de nos enterrar-mos frequentemente!
Esta fonte marca o fim dos caminhos de Santiago para nós!
Da fonte, até à proxima capela não demorou muito, aí se fez o primeiro reforço!
Aqui fizemos uma ligeira descida por um trilho muito bonito até que....
Bem, o gps indicava que era por aqui a cima! Que belo corta fogo!
Ultrapassada esta dificuldade entramos na parte mais bonita do trilho, durante varios klms foi sempre a rolar...Parecia que estava nas Fisgas de Ermelo, local de outra encursão no passado!
Eu não digo que isto parece o que parece!!!
Altura para uma paragem mais demorada para o o almoço e também para guardar as maquinas fotográficas...Vinha aí a chuva, o vento e nevoeiro!
Entre estas duas fotos há um intervalo de uns 10klms, a subida à Sra do Minho foi feita debaixo de um temporal e não deixou margem para fotos ou grandes conversas!
Fizemos a descida da serra por alcatrão, até à proxima aldeia, local onde se repararam os estragos feitos pelo temporal....
Tinha ouvido que agora era sempre a descer até Ponte de Lima, mas houve um engano psicológico e subimos um bom bocado num trilho muito técnico até à capela de Sta Justa!
Apartir daqui sim, foi sempre a descer até Ponte de Lima, a grande velocidade!
Chegados aos carros foi tempo de trocar a roupa molhada e sentarmo-nos num restaurante conhecido da zona para os belos dos rojões, também famosos por estes lados!
60 klm 1800m acumulado.

Ribeira de Pêna, parte 2

Estava prometido o regresso, e em Outubro lá fomos nós...Tinhamos apoio!Pouco depois do começo e no local do primeiro reforço fomos confrontados com uma desilusão, um incêndio tinha destruído entre outras coisas uma ponte que devia ter continuado intácta....Mas a natureza tem disto e temos é que nos habituar!
Era arriscado tentar uma passagem por alí, por isso tivemos que procurar uma alternativa, que por acaso não nos saímos nada mal...
Resolvido este contratempo foi tempo de subir e apreciar a paisagem, bela como se pode ver!
Uns klm's depois chegamos ao local do reforço, a mesma aldeia da outra vez, mas desta vez sem Padre, tinha sido notícia que o Sr foi preso por excesso de armamento em casa!
O dia estava mesmo bom para pedalar e resolvemos aproveitar, encetamos então a subida ao Castro de Lesenho... É longa a subida, mas fez-se muito bem e sem percalços...
Aqui pudemos ver, o que não tínhamos visto da outra vez, e valeu mesmo a pena o esforço...
As imagens falam melhor que eu!
Tempo de descer, tempo também para começar a onda de furos que nos acompanhou!
Depois de muito tempo a descer, hora de voltar a subir de novo até à mesma altitude que tínhamos estado á pouco! Esta subida custou mais um pouco, mas não fez doer!!
Depois do lanche estávamos já perto dos carros, foi rápida a chegada, depois deste ponto!
Fica aqui mais uma bela foto de grupo :)
Este regresso foi muito bom e serviu para tirarmos o gosto amargo que tinha ficado da ultima vez, o percurso foi encurtado devido ao fuso horário, mas não deixou de ser durito....

Fafe, Sra da Graça

Como a seguir de Julho entra Agosto, lá fomos fazer uma incursão por sitios que eu ansiava passar em duas rodas....
Passava muitas vezes por estes lados e imaginava-me a andar por ali de bike, e após umas horas debruçado sobre as cartas militares, o Zé Figueiras lá me fez a vontade e arranjou um percurso...Começamos na zona da Lameira e entramos logo na terra! Primeira foto e local de culto, Sra da Guia! Quase sempre em percurso descendente chegamos ao primeiro ponto que eu ansiava...Sra da Oráda.
Chovia moderadamente, mas mesmo assim tomamos as devidas precauções pois uma passagem por uma rua destas assim o exigia.... Sempre a descer até ao Arco de Baúlhe e já com o sól a fazer suar, tivemos que nos refrescár, e nada melhor do que faltar uma ponte no trilho para molhar os pés e arrefecer os animos...
Depois de ultrapassado este contratempo, tavamos na hora do almoço, e foi no centro do Arco de Baúlhe que repusemos energias....
Começámos então a subida á Sra da Graça, bem vigiados é claro.... :)
Subia bem, mas a paisagem era tão bonita que ninguém se queixava, o monte farinha já era visivél....
Chegados ao destino, em grande velocidade diga-se...qual Candido Barbosa, qual quê...Até fizeram faísca os pneus naquele ultimo klm. Foto de grupo e aí fomos nós....
Descendo por alcatrão, pouco depois estávamos em Mondim de Basto e na sua estação férrea desáctivada....
A linha foi o melhor que encontramos para o regresso...dá-nos para cada uma!!
Daí até aos carros foi sempre a subir, umas vezes a cortar mato, outras em grande pujánça, lá chegamos já a escurecer , mas todos de saúde...
Depois de arrumadas as máquinas, foi tempo de eu, como guia turistico recomendar o belo do jantar...Foi no restaurante Costa Verde, e que bem que soube a refeição!
Sem dúvida foi dos passeios que mais me encheu a alma e que mais anseio em repetir....Há 85klm, 3200m acumulado.