domingo, 8 de julho de 2012

Alvorada na Serra do Marão!

Foi uma ideia maluca com a organização dos Dirtriders e que conseguiu juntar cerca de 100 amigos com as lanternas apetrechadas para uma noite inteira de grande aventura.
Começamos a andar já era domingo e assim nos fizemos à serra num pelotão bem animado que ia pedalando pelas subidas iniciais com uma inclinação que fazia o favor de aquecer todos os músculos que teimavam em não querer aquecer.
A subida era dura, embora animada pelo conhecer de pessoas novas e reconhecer outros amigos de outras andanças. O convívio fazia esquecer a dor nas pernas que foi aparecendo durante a subida depois de Gondar que passou durante a pequena descida que nos arrefeceu um pouco junto à capela da Nossa Sra da Corvachã. Já aqui tinha passado, embora num horário mais normal para pedalar. Tinha umas contas para ajustar com esta subida mas como íamos em grupo mantive-me seguro com o Zé e o Cristiano. Já o Hugo seguiu viagem com outros amigos e manteve o ritmo ao pelotão, para meter respeito :D

Em Murgido paramos para comer alguma coisa pois já passavam 2horas desde que tínhamos arrancado e tínhamos 20klm's bem duros feitos. Eu acabei por não comer nada pois tinha vindo de uma festa de anos e tinha calorias para a noite inteira a andar :s
Depois da aldeia que dormia sossegadamente voltamos à subida que tinha muitas pedras soltas, raízes e que aliada à baixa velocidade fazia com que custa-se mais um pouco progredir no terreno. A velocidade lenta era confrontada com o desassossego dos cães que vigiavam as cabras durante a noite!! Ao passar por uma vacaria o silêncio da noite era interrompido por barulhos estranhos vindos de dentro da côrte. Será que vão nascer "vaquinhas"??
Só faltavam 10klm's para o topo da Serra do Marão onde nos esperava o arraial. Durante a subida registamos diversas imagens lindíssimas nas nossas cabeças e que as maquinas fotográficas não tiveram capacidade de igualar a categoria. Éolicas silênciosas mas barulhentas iluminadas pela lua que dava uma imagem muito diferente do habitual....São e serão momentos que nos ficaram para sempre na mente!
Quando chegamos ao alto já a festa estava rija, acho que posso falar em centenas de pessoas a divertir-se tentado aquecer-se da melhor maneira para esquecer os 5graus que por lá estavam!
Encontramos o Hugo que já estava com a barriga bem confortada e nos fez a viagem guiada ao salão de festas. Eram cerca de 4:30h da manhã e o nascer do sol seria por volta das 6h...Fomos mantendo a actividade para não congelar, felizmente todos nós fomos prevenidos com roupa à maneira e conseguimos estar lá numa boa! Ainda deu para dormir uma soneca :D
Finalmente estava a fazer-se luz e o astro rei mostrava que se estava a erguer perante nós para nos propocionar um espectáculo fantástico e inesquecivel. Centenas de pessoas espalhadas pela encosta a desfrutar do espectáculo do momento curto mas intenso. . .




Por volta das 6:30h fizemos-nos ao caminho pois a pseudo-descida era longa e faltavam mais 35klm's para o final. Nos pontos onde dava para descer rápido era preciso cautela mas  no xisto sentia-me bem e conseguia largar os travões de maneira a que parece-se que a bicicleta nem tocava o chão. 
Pelo meio haviam algumas subidas que faziam algum estrago nas pernas, que aliado ao cansaço de uma noite sem dormir fazem mossa...Ainda assim aproveitamos umas boas descidas, uma delas vai ficar marcada pois era mesmo de 1ª categoria e ficava nas imediações de Padronelo.
Quando chegamos ao carro com 67klm's e 2400m's acumulado estávamos cansados mas contentes.
Tivemos direito a um banho quentinho e um óptimo pequeno almoço para ajudar a recuperar as energias para a viagem até casa.

A minha opinião sobre esta loucura nossa é que foi inesquecivel e acho que qualquer pessoa com alguma dose de gosto por coisas diferentes devia exprimentar esta experiência. Não digo que tão cedo volte a repetir o acontecimento mas sem duvida alguma que vale cada minuto que passamos de ressaca de sono que estou neste momento. Obrigado ao Hugo, Zé e Cristiano por acompanharem nesta aventura espetacular.



Vou dormir.... Uns dias :D

Sem comentários:

Enviar um comentário