segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ponte de Lima no Corno do Bico!

O calor estava a pedir um passeio por locais frescos e com uma certa antecedencia conseguiu-se escolher um local. Era desconhecido para quase todos, excepto eu que tinha tido o prazer de ser guiado nestes trilhos por ordem dos Searatrilhos e desde então fiquei encantado com o que o Corno do Bico nos conseguia trazer. Como não sou invejoso decidi partilhar este pedaço no nosso território com os Kézia e às 8.30h da manhã arrancávamos animados para cerca de 85klm's com uma dureza q.b.

O sol brilhava e só isso traz um animo extra a todos! Esse animo começa a ser refreado com a subida inicial ao cruzar Refoios do Lima e eu como já conhecia fui partilhando os horrores e dissabores que a subida iria trazer....Como é óbvio, era apenas uma subida como muitas outras e a experiência faz-me perceber que é melhor ouvir uma frase do género: "era isto que é duro?" do que uma do género: " fdx isto não acaba de subir?"
A pouco e pouco lá roçamos os 800m's de altitude...A subida teve de ser feita vagarosamente pois a contrastar com o desemprego de alguns, o emprego de outros tem dado pouco para treinos e descanso em condições e nestas coisas há que respeitar os andamentos de cada um, por muito que ás vezes reclamemos com mais ou menos razão!!!
Pelo meio algumas descidas bem divertidas e sempre com a sombra a fazer-nos manter a temperatura do corpo aceitavél...A sombra era tão boa que cheguei a ouvir falar de frio!

Os locais que o dito Corno nos fazia pisar eram deliciosos, a tal ponto que não me lembro de numa manhã tirar tão poucas fotos...Tinha de decidir, ou curto eu os trilhos ou então tiro fotos para os outros curtir. Primeira hipótese!!
Com a aproximar da hora do almoço já perto de Paredes de Coura paramos num café onde ocupamos o jardim para o nosso abastecimento! Cada vez mais estes reforços são polvilhados de material bem diferente do que os "ciclistas" comem. É uma alegria pois uns trazem apenas fome e uma navalha, enquanto outros trazem saladas embaladas com a data ultrapassada uns meses que depois durante a tarde dão em problemas intestinais :D
Ainda há os que trazem aquilo que sabem que os outros não gostam.... Claro que isto é fruto de experiências ao domingo durante os habituais passeios onde vamos tirando a medida aos apetites dos outros!!! No fim de um café, o habitual "meio" (para alguns) e umas brincadeiras no local que antigamente era uma escola, seguimos viagem!
Como eu tinha dito atrás, o almoço acabou por não cair bem a todos.
O Jorge e o Miguel na Serra da Labruja decidiram encurtar a viagem deles e fizeram os Caminhos de Santiago em sentido inverso até ao carro...
Nem dois minutos depois estávamos nós a tomar um banho num tanque ao lado do caminho.
Não foi preciso mais que duas palavras para estarmos dentro do dito! A água estava fresquinha diga-se mas soube muito bem o primeiro de alguns banhos durante a tarde... Esta foto foi trabalhada como se vê!!! 
O Paulo parecia um defunto a boiar...Se um corvo o vi-a, talvez matasse a barriga de misérias!!
Seguimos então pela descida até passar por cima da A3 que nos levou a trocar de serra.
Mais uma subidita e descemos durante um bom bocado até entrar num estradão que contornava a Arga.
Quando aqui tinha passado lembro-me que a parte mais difícil foi mesmo o estradão que circundava o monte pois nem se mantinha constante a subir, nem descia...É um daqueles indecisos que rompe o resto das forças a quem as tem! De qualquer maneira mantivemo-nos mais ou menos juntos durante todo o caminho, mas ainda deu para umas brincadeiras com umas puxadelas para fazer circular os ácidos que o sangue acumula...
Esta placa "tanque 1500m" ainda nos tentou a outro banho, mas tínhamos que subir mais um pouco e o caminho não era para ali...Um dia vamos lá lavar-nos :D
Enquanto uns ainda lutavam contra as inclinações, ou falta delas do caminho, outros brincavam com fotos bem divertidas!!! Falta perceber quem estava a estrangular o Silva....
Em Estorãos com o avistamento de inúmeras pessoas numa praia fluvial resolvemos ir ao segundo banho do dia! Desta feita nem tiramos muitas roupa (nem podíamos) e enquanto uns tomavam banho, havia quem estivesse numa outra onda!! Isto de andar muitas horas no meio do monte sem avistar outros seres, sem serem bovinos faz destas coisas!
Quando chegamos ao carro e depois de arrumar as bicicletas fomos para o parque das Lagoas onde estaríamos mais à vontade para o cozinhado habitual. Mais um banho no Rio Lima para limpar areias existentes e toca a cozinhar. Desta feita era bacalhau assado com batatas, cebola, ovos e azeitonas!
As brasas falharam um pouco, mas fomos salvos por um convívio de mulheres que por lá se organizava e que as brasas, leia-se carvão ainda estavam quentes e assim nos safamos!
Ainda dentro do tema "brasas" houve algum assédio a um elemento do grupo mas é melhor não partilhar muitos pormenores....

Quase 2horas depois de começar-mos a cozinhar atacamos esfomeados o bacalhau que estava muito bom cozinhado pelo Hugo, com a ajuda da esposa do Paulo César que entretanto estavam de passagem por Ponte de Lima e resolveram fazer uma visita aos amigos...Acabaram a trabalhar!! 
Ainda houve um bolo feito pela namorada do Paulo para comemorar alguma coisa. Ainda não sabemos ao certo o que era mas o bolo era delicioso!
Regressamos a casa depois de limpo o local e de mais um café no corpo para não deixar que os líquidos ingeridos durante a refeição se alojassem onde não deviam.
Foi um dia em que tudo correu muito bem e que nos abriu o apetite a umas férias da bicicleta, claro que para muitos(incluindo eu) isso não vai ser muito possivél.

Para o registo ficam uns sorrisos gravados na memória de todos os presentes nomeadamente o Silva, Paulo, Rui, Hugo, Zé, Jorge, Miguel, Figueiras e eu próprio! Mais uma vez obrigado pelo dia inesquecivel montado em cima de um veiculo de duas rodas....

1 comentário:

  1. Muito bom relato com todos os detalhes. Durante os quilómetros iniciais partilhei uma ideia que espero já poder por em pratica num próximo imbento. Trata-se de trazer o gráfico de altimetria visível. Se o tivesse feito, não teria atalhado naquele local, ainda por cima tinha alguns mantimentos ainda dentro do prazo de validade...DE qualquer forma gostei de fazer o caminho de fatima...E durante essa parte do caminho houve uma primeira tentativa de assedio ao mesmo elemento referido anteriormente...

    ResponderEliminar