segunda-feira, 16 de julho de 2012

P.I.F W.T.F

Este ficará marcado como o passeio dos "vendedores de lenços" como diz o André.
Eu explico. À uns tempos que se pedia um novo encontro dos utilizadores do Fórumcilismo mas como reina uma anarquia o evento estava difícil de sair da forma até que à pouco tempo num semi encontro para os lados da Serra da Freita em conversa referi uma das minhas pancas com o André, antigo impulsionador destes movimentos de amigos com um gosto comum. Ele fez-me ver que partilhava da mesma doença que eu e aí bateu-me um click.... Passado uns dias de conversas com os ditos "vendedores de lenços" consegui chegar a acordo com o local e data. Cheguei-me à frente então para organizar o evento! Não foi fácil pois dediquei muitas horas em chamadas telefónicas com presidentes de junta, EDP, e estações de comboios para que se reduzi-se ao máximo a passagem de carros e outros veículos durante a nossa viagem. Das duas uma, ou isto é tudo verdade ou então correu bem pois contam-se os carros que se cruzaram connosco ao longo do dia!

Levantei-me cedo e dirigi-me à Régua com o Xavier. Chegamos a tempo de tomar um café para acordar o corpo para a jornada que se avizinhava! O arranque tardou, o André vinha com problemas no carro e até acabou por ir embora no fim do dia num reboque e uns vizinhos meus também foram abastecer numa qualquer pastelaria antes do arranque...

Sendo assim seguimos estrada fora pela Barragem de Bagaúste em direcção ao Pinhão de onde começamos a subir para São João da Pesqueira.
A subida era ao meu jeito e como já vinha quente juntei-me à malta da pesada. Seguia com o Filipe, o Agostinho, Pedro Indy e o Tico. . . A subida tornou-se longa mas mantive o ritmo até ao seu alto. Quando paramos para reagrupar olhei para trás e vinham estes dois na disputa pelos restantes ponto disponíveis na contagem de montanha. Há quem diga que vinham a fazer as pazes!!!
No termines da subida a malta juntou-se para uma foto bem engraçada, ainda sorriam todos e isso para mim era bom sinal! Alguém comentou no pelotão que no ciclismo nunca iam às capelas, passando sempre ao lado. Sendo assim saquei de um trunfo e levei a malta à padroeira do sítio.
Mais 1klm de subida por estrada estreita e sem saída até à....
Sra do Vencimento :D
Daqui obtinha-se um certo orgasmo nos olhos com paisagens lindíssimas.
Descemos, planamos até São João da Pesqueira que é uma vila bastante bonita e arranjada. Continuamos a descer até à Barragem da Valeira que nos propucionou boas imagens para recordar mais tarde.
Na barragem as águas calmas faziam descansar este barco que outrora deve ter tido uma vida bem puxada, a julgar pela pedreira que tinha ao seu lado.
Durante a descida fui avisando para observarem a subida que se avizinhava. Era para mim a parte mais complicada do dia pois tinha uma inclinação por vezes boa apenas para a cassete 32 do Xavier! Pode não ser a melhor imagem, mas elucida bem como é que a estrada contorna a pequena serra...
Segundo o Googlearth tinha uma média de 10% com pontos de 18% inclinação! Bom para o empeno mas também para abrir o apetite à primeira paragem digna desse nome na aldeia de Linhares.
Paramos num café para repor o que já vinha em falta. O café era rico em variedade e quantidade...Fala-se até que tinha coca-cola!!

Depois da sombra voltamos ao rico sol que me animava pois gosto muito dele apesar de me fazer suar um pouco...
Por entre subidas e descidas curtas foi dando para lavar as vistas até fazer a longa descida para a estação do Tua.

Aqui matei o desejo e satisfiz a panca...O cheiro da linha do comboio, da ferrugem e das travessas húmidas do óleo deixado por comboios já obsoletos! As estações seriam noutros tempos, e ainda o são, a alegria da chegada dos entes queridos e a tristeza da partida dos mesmos. Sendo um tipo novo não tenho grandes recordações das linhas mais antigas mas durante os anos vou fabricando imagens na minha cabeça de como seria o andamento nos anos 50 das estações e isso traz-me um desejo de passar por estes locais mais a miude para "snifar duas linhas"...
Hoje em dia as brincadeiras são outras. As senhoras de idade mais tenra querem é jovem de porte atlético e de preferência bonitos para sua companhia...Quem lá esteve viu esta senhora a raptar-me e deixar por terra o seu marido que está mais "gasto"!!! Um momento belíssimo e que arrancou muitos sorrisos enquanto se tiravam umas fotos à bela estação.
Depois deste momento seguimos para ver as obras da barragem que irá tapar muitos klm's de linha do velho comboio do Tua. Por entre as escarpas e estradas circundantes da futura barragem liam-se frases pouco abonatórias à obra quem nem vale a pena referir...
Aqui tinha algum receio de não passar por causa de alguns cortes, mas correu tudo como planeado.
Começamos então a subir. Era mais uma a meu gosto e não só! O Tico e o Indy acompanhavam na velocidade imposta e íamos repartindo esforços durante a subida puxando uns pelos outros, tenho a dizer que adorei este bocado que foi interrompido por uma paragem numa bica de água para reagrupar. Quando chegaram e se recompuseram continuamos, a subida ainda tinha outro tanto de comprimento. Voltamos aquecer a embraiagem e fomos os mesmos a puxar as hostes, o Filipe colou-se também e vinha para meter veneno! Meteu um bocado e todos respondemos, meteu mais e respondeu o Indy e eu, depois meteu mais veneno e só foi o Indy...Quando meteu mais um incremento "adeus a todos"!!! Este homem é um trepador de respeito mesmo e não parece ser só "fume"...É do género incêndio em mata sêca :D
No fim da subida fomos a um café, o Zé Nuno já se vinha a espumar por uma sandes de presunto e atendendo ao pedido paramos em Alijó. Estava a passar na televisão o Tour de França e alguns estavam colados, enquanto outros estavam colados ao que estava atrás do balcão. Eu negociava com a proprietária a comissão por trazer tanto esfomeado ao local...As mulheres têm um bom poder de negociação e portanto cedi ao que ela propunha, de qualquer maneira deixei o meu nib não fosse ela mudar de ideias!

Voltamos à estrada passando por Favaios, cuja passagem foi a mais rápida das nossas vidas concerteza, e logo de seguida cruzamos Sanfins do Douro.
O pelotão atrasou-se entretanto, a falta de rede não deu para saber o que se passava...Restou-nos aguardar noticias! Quando o grupeto chegou vinha com a noticia que o Tico tinha tido um furo mas a ordem era para seguir porque o Indy tinha ficado com ele e com a missão de o trazer de volta ao pelotão.
Assim foi, fui seguindo com o Filipe e o Agostinho enquanto eles me contavam os números dos seus treinos e registos no Strava. Estava assustado com tamanha facilidade como falavam em fazer "uns 10mil de acumulado esta semana na boa"....Dassssss  Qualquer dia levo-os a Barcelos!!!

De repente nas nossas costas aparecerem os atrasados e a bom ritmo continuamos até Sabrosa...O Pedro vinha com a desculpa de "eu tinha de trazer o meu chefe de fila(Tico) ao pelotão!! Hoje em dia arranjam-se boas desculpas para puxar pelo corpo.

Mais uma paragem para queimar embraiagem e seguimos...A estrada matava um pouco quem já vinha com poucas forças e por entre aquele pinhal não havia muito a fazer senão pedalar. A ideia tinha como destino ir a São Leonardo Galafura mas uma simples pergunta ao Xavier tirou as duvidas acerca de mais aquele bocado de subida: "oh Xavier tás? tás?...." Ao que ele responde :"tou...."

Continuamos para a Régua enquanto uns se divertiam na descida e outros iam lambendo feridas... O membro mencionado atrás queixava-se ao André das suas dores como se de um médico se trata-se esperando por uma baixa médica fraudulenta que não deu mais que uma boa e rápida descida até à cidade da Régua onde nos juntamos de novo! A descida foi a loucura, o piso era mais ou menos bom e por isso aceleramos...Até o Tico que me confessava durante o dia do seu pavor das descidas fez das suas durante aqueles klm's tentando ultrapassagens loucas em rectas com boa visibilidade. O cansaço faz desligar as células da auto-preservação.
Chegamos à cidade onde alguns se dirigiram ao local dos banhos, vulgo: rio!!!
Depois de ser insultado sobre umas coisas que não me lembro, em jeito de pedido de desculpa foi entregue uma recordação que representava as travessas, as pedras e o apito do chefe da estação.

Para o registo das kilometragens ficam estes 161klm's recheados por 2600m's acumulado de subidas.

A todos um obrigado por terem confiado em mim, coisa que nem a minha rica mãe faz e por se juntarem e quebrarem a enraizada venda de lenços.
Obrigado ao André pelo legado que deixou e pela habitual simpatia que tem para comigo.
 Ao Pedro Indy por se deixar levar nos meus devaneios, só espero que me pague isto um dia.
O Tico por ter caído na tentação e ter-se deixado guiar por um personagem diferente.
Ao Altino por ter deixado a moleza e não quebrar a corrente de "PIF's".
Ao Xavier por me deixar falar desta vez :D
O Zé Nuno por ter conseguido via verde da esposa depois do episódio do outro dia :D
Ao Agostinho que foi uma boa companhia durante muitos klm's e pelo sangue novo!
E ao Filipe que deixei para ultimo para ele se habituar a andar cá atrás porque sempre à frente tiras-me protagonismo hehe...

Um abraço a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário