segunda-feira, 15 de abril de 2013

De Cabeceiras ao Salto por Cavez!

Este passeio dos Kézia à muito que era ansiado pois à mais de 3meses que não se realizava nada extra curricular em locais desconhecidos e a "fome" era muita! À chamada responderam o Hugo, Paulo, Rui, Zé, Figueiras, Silva, Paulo César, Albano, Jorge e eu.
Eram 8:30h quando demos o tiro de partida que até podia ter sido mais cedo uns minutos não fossem algumas fêmeas que se andavam a passear e nos fizeram ficar por ali a degustar mais um pouco!
 
Depois de arrancarmos não demorou mais que 200metros até entrar em trilhos, desta feita caminhos rurais que nos levaram até Cavez! Pelo meio houve um caminho que ainda deu para passar, se este passeio fosse adiado mais uma vez acho que já não passávamos. Depois de voltar a caminhos mais lisos passamos por Boadela onde um canito se juntou a nós mas nem ligamos muito ao principio! Mais um pouco e estávamos a cruzar Cavez por uma das suas pontes que nesta foto dá para perceber que antigamente já se usava linguagem estranha e abreviada... Só faltava ao "anod", um "xd" ou "loll" à frente!
Seguimos um pouco por estrada e viramos à esquerda numa subida complicada pela inclinação e que ostentava um placa bem engraçada: "SÁPA"
Não deu muito para assapar mas rimo-nos bastante com alguns picos que se iam sucedendo durante a subida. Entretanto começamos a acelerar um pouco num estradão que a certo ponto mandava virar para um caminho meio tapado a principio... Depois tapou mais....e mais....e mais....às tantas já quase que andávamos a cortar as mimosas com as bicicletas! Não havia meio de aquilo ter fim e durante estes cerca de 200metros o vocabulário de todos não andava muito longe de "c@ralho, fod@-s€, m€rda...." Quando finalmente regressamos a um estradão suspiramos de alivio e eu estava preocupado se iria ouvir insultos, insultos ou insultos, ou então agressões físicas por causa deste troço!
Depois de recompostos seguimos estradão fora formando pelotões consoante o ritmo que servia a cada um até Vilar de Cunhas... O caminho é fantástico propucionando grandes imagens aos nossos olhos e faz-nos querer parar mais vezes e tirar uma foto de cada vez que piscamos os olhos mas é impossível pois o gosto pelo ritmo imposto subida fora também dá uma sensação muito boa!
Terminado e já perto da aldeia enquanto reagrupávamos estávamos deitados no alcatrão a apanhar sol enquanto uma senhora de idade passava a pé e rapidamente se meteu conversa para saber se havia um café perto! Disse que não e depois que sim... Estava certa na primeira resposta!
Depois do reforço mais alongado e do fumeiro comido fizemo-nos à estrada... O alcatrão é belíssimo e a paisagem ainda melhor fazendo com que na minha cabeça mil ideias para outras empreitadas com rodas mais finas fossem criadas!
Um pouco antes de Uz viramos à direita para o parque éolico de Seixa onde nos deitamos mais um bocado ao sol à espera dos "velhotinhos"....Nick name dado a alguns elementos que de vez em quando ficam mais para trás! A composição deste grupo fica sempre sujeita ao tema da conversa na hora.
Depois do parque uma série de descidas e pequenas subidas levaram-nos até Salto! As descidas eram óptimas e as subidas tinham o encanto dado pelas cores das árvores e folhas caídas e estalavam de crocantes de cada vez que as pisávamos como se de batatas fritas se tratassem.
Paramos para o merecido café numa pastelaria da vila e já que lá estávamos atacamos nos doces para manter os níveis do sangue... O Rui quase que implorou por um pouco de fiambre para o cão que nos acompanhava à quase 40klm's mas a empregada fez-se ranhosa e não cedeu! Com pouca mais conversa arrancamos de novo e aí reparamos que o "Coelho" não vinha connosco, tivemos pena mas também foi melhor assim porque ficou num sitio onde possa arranjar comida, sem contar a tal pastelaria claro!
O calor deste dia não era só a nós que nos aquecia pois mesmo antes de entrarmos no estradão apelidado de Campo das Maças uma bela jovem com pouca roupa/roupa curta alegrou-nos as vistas! Afinal não é só de paisagem bolocólicas que gostamos.
Quase no fim paramos para uma foto de grupo. Agora que me lembro, tenho pena de o Coelho não estar ali também!
Viramos à direita pouco antes do topo por mais uma descida bem engraçada até Busteliberne que outrora já tinha passado com a roda fina... Só me lembro do fumeiro desse dia!!!
Daí até ao carro uma serie de rápidas descidas misturadas com uma ou outra subida apenas dificultada pela lama que anda pelos trilhos. Estes últimos klm's foram espetaculares e mais uma vez chegamos ao carro em segurança com o sentimento que o passeio teve a medida certa no que toca a klm's porque há quem esteja com pouca forma física e se houvesse mais uns 10klm's para contornar ia ser um mini problema!
Como sempre fazemos no fim destas voltas fomos abastecer o corpo na tasca mais perto, por acaso já perto de Fafe mas serviu bem as nossas necessidades....
Obrigado a todos pela companhia e pela diversão propucionada! É bom levar altos empenos com grandes kilometrágens mas é muito melhor não empenar e curtir com uma dezena de bons amigos.
Venha o próximo :D
 
Bem e por falar em empeno no domingo fiz-me à estrada para tirar o sangue estragado que havia a circular no corpo! Foi uma volta a solo sem nada de relevo para contar porque as estradas já são mais que conhecidas... De qualquer maneira fica aqui o registo:

Sem comentários:

Enviar um comentário