segunda-feira, 8 de abril de 2013

Menage a trouis na Boneca e o 13º mês!

Na ultima semana não me deu para escrituras porque não estava com grande vontade para tal. Uma semana inteira com chuva não deu para voltas nocturnas infelizmente mas com o chegar do fim de semana tinha de haver alguma volta de respeito, ainda para mais a animação que todos os anos traz a ida ao Tomaz e que desta vez não se realizou porque alguns acontecimentos não o permitiram. Sendo assim no sábado fiz-me à estrada mas cedo percebi que o corpo não estava para grandes correrias e fui-me arrastando estradas fora. Já depois de Guimarães tive um pequeno incidente com um carro, vulgarmente chamado de atropelamento, e que me deixou algo assustado e com a bicicleta meia amassada. Depois de resolvido este problema da melhor maneira possível segui para a Santa Marinha por estrada claro. Era a minha primeira vez e confesso que não foi fácil trepar aqueles míseros klm's e com algumas paragens pelo meio cheguei ao topo, meio triste/meio contente mas lá estava.
Depois não restou outra opção senão seguir por terra e lama até perto de Fafe.
Não estava mesmo para amores neste dia e então segui por onde me foi dando na ideia, um bocado à deriva das pernas e desanimado até casa. Mesmo assim cheguei a casa com pouco mais de 100klm's e muito cansaço à mistura! Sábado de Páscoa é dia de ir ao Tomaz com os amigos beber uns copos e nada mais... Não caio noutra igual!
 
Numa de tirar amarguras no domingo de manhã antes que o Sr padre se lembra-se de vir a casa dei uma fugida à Assunção. Pela primeira vez este ano lá ia e de ante-mão já imaginava que me ia arrastar todo o caminho. Não me enganei e assim foi em quase toda a volta, de qualquer maneira foi uma boa maneira de introduzir as festividades pascais!

E depois das festas terminadas havia que voltar à rotina depois de um dia de segunda feira totalmente esticado em recuperação vá-se lá saber do que.
Na 3fª houve nocturna com o Cristiano e o Paulo pelos montes vizinhos. Como ainda não era noite o Paulo fez o favor de se atrasar um pouco e atrasar-se muito a montar a bicicleta, a ideia dele era sair de noite e por isso cumpriu a intenção! O terreno que escolhemos tinha umas subidas bem puxadinhas e foi divertido, especialmente para eles que viram eu a dar um voo por cima da bicicleta depois da roda da frente ter-se enterrado bem fundo. Até eu gostei, mas quero repetir poucas vezes o "splashhh"!! Fica aqui o registo:

http://app.strava.com/activities/46988518

Na 4fª roda fina e queria incrementar mais dureza, subidas capazes de me vergar e se possível em paralelo. Tal inspiração vem das provas clássicas que vão decorrendo por essa Europa e que eu fico colado a ver. Já se sabe que queremos sentir o mesmo que os bravos do pelotão por isso basta olhar em redor e escolher uma rota! Desta feita foi a subida de Negrelos até Cabanas a rainha... Quem não conhece e duvidar da minha definição de dureza é só seguir o mapa:

5fª escolhi outra que também a calcaria pela primeira vez de bicicleta e aqui bem próxima. De São Salvador do Campo até Codeços! Outra quase irmã da anterior mas ligeiramente menos dura, mas depois ainda trepei o São Bento das Pêras para acabar a volta quentinho:

No sábado havia o Rally de Portugal em Fafe e sabia que muita gente romaria até lá. Poderia ir de roda fina ou grossa mas sinceramente achava que podia aproveitar o dia com outro tipo de empreitada! Falei com o Pedro Indy e ele aceitou o convite para uma volta de roda fina. Rapidamente chegamos a um acordo do destino, ficando a cargo dele o percurso até lá e respectivo regresso! Era a primeira vez que andávamos só os dois e isso trazia-me alguma apreensão quanto a andamentos e a ele quanto à possível falta de tema de conversa para mim, visto que sou um falador nato!
Antes das 9h arrancamos de Delães para Santo Tirso, mais à frente viramos à esquerda para Valongo em Alfena. O andamento estava bom para irmos mantendo alguma conversa e aquecendo o corpo porque ainda estava um pouco fresca esta manhã semi-primaveril. Às tantas viramos na igreja de Alfena por uma pequena rampa seguindo-se uma estrada mais calma e larga... Dizia ele que por ali tinha menos transito! Às tantas estava tão desnorteado que nem sabia onde estaria fazendo-me pensar com os meus botões/fechos ecler "....se não me empenar pelas pernas, vai ser um shake down por confusão psicológica". Depois de chegados a Recarei fizemo-nos acompanhar pelo rio Sousa na N319 que tinha bem escondida a Sra do Salto, local que me pareceu bem interessante para o btt.

Em Sobrado tínhamos um entroncamento que daria à esquerda directamente para o nosso objectivo ou à direita para longe dele dando uma volta maior e consequente empeno maior. Viramos logicamente à direita na N108 até à Barragem de Crestuma que cruzamos apenas com algum abrandamento para ver as águas barrentas e amarelas! Apartir daqui começam as subidas do dia, a primeira logo depois de Crestuma e com um ou outro intervalo nos leva a Canedo.

No fim da subida o Pedro dizia-me que já era hora de abastecer o corpo e eu concordei claro. Logo na primeira padaria que vimos encostamos e vemos que estão lá ciclistas. Bom foi serem amigos nosso já conhecidos seja de fóruns, do strava ou pessoalmente. Foi um gosto rever estes amigos com quem já passamos alguns momentos bem divertidos e duros! Meia hora depois arrancamos descendo em direcção ao Douro na N222. Quando termina a descida voltamos a subir um pouco...Foi a parte do dia que mais custou pois a paragem seguida de descida não ajudou muito a que as nossas pernas arrancassem como desejávamos.
A estrada continua ascendendo largos klm's, mesmo depois de cruzarmos a ponte de Entre os Rios em direcção à subida rainha para nós. Estava muito agradado com as escolhas feitas por ele para nós andar e agora só queria trepar à Boneca. Antes de iniciar a ascensão parei num café para comprar água, estranhamente a menina ofereceu-me um rebuçado. Será que ela sabia o que me esperava?!!
Esta subida começa com cerca de 1klm de paralelo para depois dar lugar ao piso mais liso. Entrei confiante e assim fiz toda a subida! Ambos íamos a dar o que tínhamos e ora eu, ora ele à frente a meter o ritmo, conseguimos chegar ao topo sem uma dose de empeno muito grande. Posso dizer que é uma subida de acesso mediano e que se torna difícil porque já tínhamos 110klm's quando a iniciamos e isso pesa nas pernas claro. Mas gostei muito daquele bocado e a passagem pelo alto nem foi registada porque não há motivo nenhuma lá em cima!
Seguimos a estrada para Cabroelo que ainda à pouco tempo tinha lá passado de roda grossa. Boas memórias daquele dia me vieram à cabeça! A estrada levou-nos até perto de Recarei de novo sem grande dificuldade onde aqui metemos mais um bocado de dose de dureza com uma ascensão até Baltar.
Vínhamos bem animados pelo sol e pela boneca conquistada! Apesar de não ser uma subida longa, não é muito rolante mas o conforto de passar em estradas conhecidas dá-nos o que precisamos para nos manter-mos motivamos para o que aí vem. Foi mais um trecho de alcatrão de adorei ter pisado e que hei-de repetir um dia! Já no topo paramos numa pastelaria... Faltavam cerca de 40klm até casa mas convinha abastecer não vá o corpo pedir e não termos para dar! Sentamo-nos na esplanada e desfrutamos de uma musica bem animada, estilo kizomba vinda de um talho vizinho... Faz-se de tudo para chamar à atenção hoje em dia, até dar musica aos clientes!
 
Arrancamos de novo em direcção a Paredes, agora o plano era chegar a casa fosse como fosse! Na cidade viramos à esquerda para seguir até Vizela. Ainda tínhamos mais uma dificuldade a vencer, a subida até ao Balão. No seu principio passou por nós o Tico de carro, engravatado e dando-nos a devida moral: ...isso não anda mais devagar??...   Mil e uma coisa nos apeteceu dizer mas ficamos pelo silencio interrompido apenas por umas pingas de suor a cair no quadro! Até casa foi um ápice e com agrado nos despedimos prometendo um outro empeno para breve por uma estrada qualquer à escolha. Adorei este passeio/volta/empeno com uma pessoa que à muito sigo e seguirei no futuro!
Obrigado ao Pedro Indy pelo dia!
Quem quiser ler a outra versão dos acontecimentos aqui fica: https://www.dropbox.com/s/64jqgz87dip5ojs/Douro%20Sul%20%26%20A%20Boneca.pdf
 

Na esperança que fosse este o domingo em que os Kézia fossem retomar a actividade normal, de manha equipei-me ainda com as pernas a pesar um pouco e fui para Pevidém. Pelo caminho já o Cristiano esperava por mim e fiquei logo aliviado por saber que sozinho já não ia! Com o aproximar da hora a malta foi chegando... Apareceu o Figueiras, o Jorge, Silva, outro Jorge, Paulo César, Hugo, o Berto e também o Zé que tem tido uns problemas nos joelhos mas que tinha na mochila um joelho suplente de hidronil(plástico) para um caso mais urgente! 
Rápidamente a chuva apareceu e fez-nos companhia durante a manhã toda. Trepamos logo para a Sra dos Montes embora por escolhas discutíveis e daí titulo que foi apelidada. Ficou falado, embora não escrito em acta, que seria um mês cada um o guia durante as voltas. Para o Hugo vai ficar o 13º mês para ele não nos meter mais em caminhadas!!!
Depois de passar pelos montes de Moreira onde se realiza normalmente a prova de XCO seguimos para Vizela passando pelo parque. Como já estava a ficar tarde para uns resolvemos formar grupos para rumar a casa, uns remaram ainda para o São Bento, outros seguiram directamente para casa e o pelotão destas bandas seguiu trepando também até Vilarinho.



No próximo fim de semana de o tempo permitir tentaremos fazer uma volta por terras de Basto. Vamos ver como se porta a metereologia!
 
Boa semana a todos os que seguem, aos que querem seguir e aos que andam ao lado de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário