sábado, 26 de maio de 2012

GO120 O Veredito...

À muito que ouvia falar deste tipo de empenos mas nunca me tinha submetido a eles por falta de companhia...Ultimamente habituei-me à solidão do alcatrão e então resolvi que seria este ano! Nunca tinha feito tantos klm's de btt num só dia, com este tipo de terrenos e acumulado. Só o pensamento positivo me fez levantar da cama para me ir até Ponte de Lima.
Como parece que é hábito nas organizações da malta do Searatrilhos o dia tem de calhar num bem chuvoso. A tradição cumpriu-se!

Cheguei cedo ao local de arranque, fiquei surpreendido logo com um "anda buscar o dorsal"....Isto era de borla supostamente! Parece que foi mesmo sem custos...O verdadeiro passeio SCUT mas com brindes e direito a reforço pelo caminho! Continuando... Estava pronto para partir ainda faltavam 10minutos para as 8h da manhã e resolvi seguir caminho!
Segui então pela Ecovia do Lima até à vila onde parei para tomar um café para acordar bem!
Comecei então a andar ao meu ritmo, por alguns caminhos de Santiago onde me cruzei com alguns peregrinos e lhes desejei o "bon camino"...Segui até cruzar a estrada perto de Refoios do Lima e onde o caminho começou a subir! Subir e a chover forte.... Vesti o impermeável!
Tinha feito o trabalho de casa e vi que isto ia ser duro nos primeiros klm's....Custou um pouco levar assim com um grau de inclinação logo a começar, mas fiz nas calmas e saí vivo de lá!
Entretanto começo a descer e vejo uma casa/palacete bem amarela no meio de tanto verde..Chama-se a este tipo de pintura "enquadramento paisagistico".
Depois de rolar um pouco entra-se numa das partes mais belas do percurso, o Corno do Bico.
Floresta bem preservada e com um silêncio incrível que me trouxe muito sossego aos pensamentos.
Para quem não conhecia, como era o meu caso, aqueles bocadinhos de país são lindos. É a frescura do Gerês e o verde das coníferas do Marão tudo num só.
Pelo meio ainda uma surpresa. A organização a oferecer água, fruta e boa disposição! Estavam um bocado perdidos para montar a tenda, mas uma curta conversa deu para ajudar um pouco a localizar-los no sitio correcto.

Em Vascões cruza-se a estrada e faz-se um pouco de alcatrão para aliviar a carga das pernas.
O terreno continuava mais ou menos descendente até Cenoi onde uma subida durinha fez-me lembrar para que trouxe as duas pernas! Foi sempre a subir passando pela Cooperativa da Boulhosa até ao topo da serra...(gostava de saber o nome)....
Aqui começo a descer a grande velocidade até entrar de novo nos maus caminhos. Pouco depois parei, um furo! Encontrar a bomba, atestar o pneu a ver se resolvia o assunto e segui viagem.
Depois de passar a parte mais dura com bastante pedra solta passei a estrada já perto de Paredes de Coura onde comecei a subir de novo a Capela da Senhora da Purificação. Era em alcatrão e bem inclinado, foi feita a custo! Depois entrou em terreno mole mas continuou a subir até perto dos 650m's de altitude.
Entretanto ia passando por uns caminhantes, cheiro-me a peregrinos. Não me enganei, estava a fazer o Caminho mas ao contrário pela Serra da Labruja. Nova surpresa, mais um reforço!
Quando tinha visto no track em casa "água" pensei que fossem bicas, afinal eram garrafões. Aqui parei e comi uma maça para além de conviver um pouco! Trocavam-se impressões sobre a dureza...Confirmo!
Desço, passo pelo viaduto da A3 e sou ultrapassado pelo pessoal do TrilhosBike que fui mais ou menos encontrando durante o resto da viagem devido aos enganos deles na navegação!
Aqui começava o rompe pernas pois o estradão que serpenteava o monte tinha uma inclinação enganadora mas fui encontrando um ritmo certo para levar aquilo da melhor maneira. Já me cheirava à Serra de Agra...
Passei mesmo de fininho por ela e pela capela de Santa Justa. Virei à esquerda por uma descida rápida que me levaria a Estorãos.
Depois foi sempre a rolar por caminhos rurais e caminhos agrícolas, passei por Sá e Cabrão...(é o nome de uma terra, Cabrão)...Ohhh God!
Estava a chegar ao local onde haviam os banhos. Quando lá cheguei estavam já os colegas que referi à pouco a lamber feridas. Fizeram o favor e tiraram-me uma foto e eu segui para o meu carro que estava no ponto de partida.
Cheguei...Estava contente e com um empeno nas pernas daqueles que fazem jus ao nome! Tinha sido o quarto a chegar ao final com tudo feito, foi um bom acréscimo de moral!
Adorei o caminho escolhido, foi fantástico mesmo... Percebi a mente destes amigos! Enternecem-nos com paisagens à maneira e distraem-nos com subidas duras e longas...Bem pensado!
Espero que continuem a fazer estas "empreitadas" que certamente foi do agrado de todos. 
Aos SearaTrilhos muito e muito obrigado pela fruta que me deram, água e um sorriso durante o meu esforço.


Podem ver aqui o registo total de como se leva um treino por querer : GO120

Sem comentários:

Enviar um comentário