sábado, 29 de dezembro de 2012

De Melgaço a Castro Laboreiro...

Ontem desloquei-me até Melgaço para conhecer mais um bocado do mundo onde vivemos.
A história começa quando andava a fazer zapping pelos blogs de amigos/conhecidos e apanhei uma conversa e meio sobre ir pedalar para Melgaço. Aquilo agradou-me e fiz-me convidado do Klaser(brasuca) e do Jorge, já conhecidos de outras andanças! Comigo arrastei o Albano que também estava de férias e às 7h da manhã estávamos nas Taipas com a malta.
 
O arranque na pacata cidade de Melgaço foi perto das 9:30... Estava fresco mas o guia, o Jorge adiantou que não valia a pena vestir muita roupa pois íamos aquecer rápido! Ele tinha razão.
Passados 10minutos de começar a andar já bufava-mos como toiros e os primeiros 10klm's com um misto de alcatrão e caminhos penosos trouxeram-nos mais de 1000m's de acumulado!
Apesar da dureza inicial é com agrado que registo o pouco alongar do pelotão forrado com amigos de vários grupos da zona que não queriam dar parte fraca! Por falar nisso, acho que tenho de aumentar a clausula de rescisão do Albano porque uns olheiros a mirar-lo para o grupo deles pelas suas qualidades trepadoras :D
 
À passagem pela aldeia de Jugaria pensávamos que o terreno ia facilitar um pouco a progressão, mas foram só pensamentos porque logo depois da bela igreja as rampas voltaram!!
Algumas delas venciam-nos e obrigavam a uma caminhada para aquecer os pés que teimavam em não encontrar calor!!
E enquanto nós encontrávamos o melhor caminho para circular outros animais procuravam encontrar o caminho para o restaurante em Castro Laboreiro.
No entanto e depois de ultrapassado o parque éolico perto de Lamas de Mouro lá nos encontramos todos, os ciclistas e os animais à mesa... Foi a primeira vez que me sentei à mesa para uma refeição durante um passeio, experiência que conto não repetir muitas vezes porque fui a ouvir a vitela a berrar no meu estômago durante um bom bocado de tempo depois do arranque! Também podia ser por estar mal passada...
No fim do repasto a ideia era cruzar algumas aldeias para alcançar o planalto de Castro Laboreiro. O resto da ascensão não foi difícil...Mais complicado foi por vezes ultrapassar algumas poças de água que a sua fundura às vezes deixávamos a pensar se arriscávamos ou não!
O planalto colocava-nos ao lado da fronteira real com Espanha e numa pequena paragem quase todos foram dar uma mija em território de nuestros hermanos... Devia ser fetiche de alguns creio eu! Cá por mim, se pago impostos cá, é cá que deixo o meu adubo!!!

Tempo ainda para um foto com a tropa reunida :D
Daí em diante foi sempre a dar-lhe certinho em fila indiana para fazer frente ao vento que nos acompanhava!
Quase à chegada ainda fomos brindados com um trilho ao estilo "enchurreiro" que fez muitos tombarem em direcção ao solo, outros a correr em frente às bikes e alguns quase nadarem nas poças de água! Quando apanhamos a estrada foi sempre a gastar o que sobrava de energia...
Chegamos ao carro ainda não eram 17h com 70klm's no corpo bem divertidos.
A todos agradeço a companhia e certamente vamos ver-nos por aí mais a míude!
 
No dia anterior tinha ido dar uma volta com o Paulo, uma volta matinal para compensar uma que não pude fazer na 4f com vista ao Sameiro. Assim sendo ele apareceu pelas minhas quintas e fomos um pouco à descoberta por montes e vales de Barrosas e Lousada. Conseguimos conquistar dois marcos geodésicos, um deles bem difícil de alcançar e que o nome varreu-se da cabeça agora, mas se alguém o conseguir identificar agradeço!! É preto e branco como podem ver hehe!!!
O segundo não me esqueceu e dá-se pelo nome de "maninho"... Interessante no mínimo!
Mas como lá não era maninho seguimos monte abaixo até Santo Adrião de onde apanhamos outros caminhos já conhecidos até casa! Foi uma volta bem engraçada com 45klm's e um acumulado minimamente interessante! Para o registo aqui fica: aqui não é maninho
 
Amanhã há mais....

Sem comentários:

Enviar um comentário