domingo, 17 de fevereiro de 2013

Minha querida Barbie!


O fim de semana teve quatro dias e claro que andar de bicicleta está sempre na lista de afazeres apesar da chuva não ter ajudado muito à festa!
Para 2fª estava marcada uma volta com o Rui e o Albano, mas dependia do tempo que iria fazer. Fez um tempo maravilhoso com uma média de 2graus de temperatura e uma chuva que mais parecia gelo. A doença é tal que com uma cama quente a pedir que não saísse de lá houve coragem para nos sujeitar-mos aquele temporal! Se me questionarem se gostei, a resposta é não. Se a pergunta for: vais voltar a repetir? Diria que não, mas não prometo! Deu para matar o vicio....
 



Na 3fª gozando do feriado e a convite do Paulo fomos dar uma volta.O tempo já estava melhor e a ideia era apenas ir andando mas nem isso deu pois os meus joelhos estão um bocado desgastados e na primeira subida mais puxada começaram a ranger de tal maneira que tive de abortar. Consolei-me com uma passagem pela parque da Rabada para afirmar a qualidade de alguns leggings e regressei a casa com algum custo!

 
Durante o resto da semana não houve nocturnas, houve descanso e Calcitrim :D
Sábado a volta prometia e a fasquia estava alta, especialmente para a época do ano em que não se pode parar muito porque fica noite rápido e temos que manter sempre um ritmo certo! Antes de sair de casa contava com cerca de 120klm's para fazer, não me enganei muito.
À promessa de empeno respondeu o Paulo, o Albano e surpreendentemente o Zé com quem havia cruzado durante a semana enquanto eu trabalhava e ele fazia os habituais treinos à porta fechada!
O Zé só me perguntou por onde eu ia passar e a conversa ficou por ali sem promessa que ele fosse...Pouco antes das 9h da manhã nós os três subíamos por Vilarinho quando uma chamada dele me questionava se eu ia demorar muito a chegar ao Balão! Fiquei de boca aberta, mas depois pensei que na verdade o Zé é feito de ferro, daquele aço duro e nunca vira as costas a um desafio. Ele prometeu acompanhar-nos até ver que seria razoável pois tinha compromissos pessoais e também sabia que a empreitada ao ritmo que era seria demasiada para as suas juntas.
 
Mas depois do encontro com ele seguimos por estrada até Penafiel. A estrada é boa daqui para lá ajudando a que dê para aquecer o corpo! À entrada da cidade optamos por passar pelo centro para assim ver como andava o comercio, entre demais interesses que nos fazem virar o pescoço! Penafiel deve ser uma cidade boa para se viver :D
Depois de encontrado o percurso subimos à capela do Sameiro onde começamos a entrar num bom emaranhado de trilhos junto a um pequeno ribeiro e que foi fazendo as delicias apesar da sua pendente ascendente. A passagem pela Anta de Santa Marta foi o local perfeito para tirar alguma roupa e meter um bocado de gasolina ao corpo...Coisa rápida!
Daí para a frente comecei a reconhecer alguns bocados de uma passagem à uns tempos largos com os Kézia. Lembrei-me até de uma vez em que um senhor me molhou uma máquina fotográfica! O Zé já conhecia aquilo tudo para não variar. Ao vermos o marco geodésico de Luzim dispensamos o esforço de subir aqueles metros só para lhe tirar as medidas...Passamos ao lado por um trilho bem empedrado que nos fez abanar as frinchas do corpo até à aldeia de Outeiral.
Na aldeia roubamos laranjas para o almoço. Sobremesa já tínhamos garantida! Pouco mais tivemos porque quando decidimos parar num café para abastecer já passava do meio dia, o dito era muito pobre e alem de umas coca-colas apenas batatas fritas tinha para nos servir. Pela cara do dono e pelos que frequentavam o espaço acho que se alguém quisesse alguma substancia ilícita  também tinha. Por falar nisso, vai um cigarrito?
Depois de mais uma vez reconher-mos uns caminhos rurais e pelo meio de algumas pedreiras a passagem por Abragão foi feita de relance sem paragem em direcção ao rio. O Zé saiu de casa para ver o rio  e não se calava... Será que não há rio perto de casa dele? Mas pronto eu também queria descer a cotas mais baixas mas sabia que isso teria um custo... A cada vez que o caminho se desviava do Tâmega era por sitio impróprios pois boas rampas faziam-nos ter de segurar bem a roda da frente ao chão e nem sempre foi fácil.
Bem mas a certo ponto começamos a desviar do rio para começar a ganhar altitude e sem demoras chegamos a Rio de Moinhos. Eram quase 14h e o bravo decidiu que seria agora que iria cortar caminho para casa. Tomamos um café num local bem mais agradável do que o anterior e tentamos ver o melhor caminho para ele! A discussão não foi muita porque para seguir a direcção de Penafiel bastou ter passado um autocarro com um letring na frente e ele meter-se no cone. Despedidas feitas e toca a aquecer ainda mais as pernas!
Achei engraçada a maneira como começamos a trepar depois de cruzar a N106, um zig zag enquanto apreciávamos o que deixávamos abaixo de nós e enquanto o Albano dizia:"...quem quiser fraquejar eu não conto nada a ninguém..."
Avisei as tropas que tínhamos de manter o ritmo certo para chegarmos à Boneca juntos! As subidas continuavam interessante e conversava-se sobre como seria a dita... Apesar dos imensos palpites nenhum se confirmou! Chegamos em bom ritmo, diria eu até que chegamos a puxar bem apesar dos avisos mas ninguém queria dar parte fraca, apenas a bicicleta do Paulo que gemia mais que o dono... Qualquer dia ligo para a Rádio Vizela e dedico-lhe uma musica nos "discos pedidos" do Dino Meira..."vais partir...naquela estrada..."
Como eu dizia atrás, quando chegamos não havia mais nada além de uma capela que nem é da Boneca, mas sim de São Pedro! O santo coitado está ali mesmo às escuras porque está tudo fechado e o único ar que lhe entra é pela ranhura das esmolas... Lembrei-me das palavras do Jorge sobre este assunto, "se estão mortos para que querem dinheiro?"
Depois de dar cabo de mais uns chocolates seguimos à procura da Barbie...Fomos mesmo onde dizem que ela estaria mas não vimos nada! Apenas uma subida com o piso de cor meia azulada que nunca tinha visto xisto assim... Vá lá que a Boneca me trouxe algo de novo! Dali víamos o parque eólico da serra e uma estrada que a contornava e impunha respeito, muito aliás. Ficou no ar a ideia de um dia ser vergado por ela! 
Estava um pouco de vento e não deu para estar lá muito tempo a registar o momento. Fizemos-nos monte abaixo por mais um caminhos bem mais perigosos em que se conseguia atingir alguma velocidade mas a atenção tinha que vir redobrada senão podia fazer doer :S
Cabroelo trouxe-nos um dos melhores bocadinhos de terra que este país nos tem para oferecer, quer na sua aproximação, quer na aldeia ou junto aos moinhos preservados.
Depois da aldeia metemos as rápidas e quando demos por nós já estávamos em São Lourenço. Paramos num supermercado para comprar açucares de várias maneiras, quer líquidos ou em forma mais sólida e daí até casa era para ir rastejando :D
Entretanto o Zé tinha chegado a casa, eram cerca de 16:30h, com 120klm's. Segundo ele a bomba de água vertia e o motor fumegava bastante mas estava de saúde. É um valente o homem!
Nós apanhamos a estrada já perto de Paço de Sousa e para não ir de novo a Penafiel, viramos para Paredes fazendo outra vertente da estrada que ligaria a casa. Já perto de Lousada paramos 2minutos para olear as correntes porque já vinham a queixar-se mais que nós! Cada um a seu ritmo vencemos a subida até ao Balão e em Lustosa reagrupamos e decidimos virar pelo monte para Lamoso! Foi uma ideia gira já que a caminho é plano e foi feito em estilo foguete de talega engatada.
Chegamos de novo à estrada e o Paulo fez uso da luz que tinha para nos sinalizar até casa!
Escusado será dizer que chegamos cansados mas nem por isso nos deixamos vergar por nada e a alma acima de tudo vinha cheia... Apesar do alcatrão usado para nos deslocar-mos até ao inicio do percurso, foi muito melhor fazer-lo de bicicleta do que de carro! De resto, os números falam por si....
 
Hoje de manhã estava descansadinho no meu sono quando o Cristiano me convida para andar, fui à janela ver a roupa que era preciso para aceitar o pedido e assim foi. Uma volta pelas redondezas com um começo bem puxadinho mas acima de tudo, bem conversada e divertida! Registamos ainda alguns caminhos novos em Vilarinho que merecem outras visitas mais aprofundadas.
Foi uma semana bem recheada em que apesar das poucas voltas que não deram mais de 250klm's sempre foram cerca de 6000m's de acumulado vencidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário