domingo, 10 de fevereiro de 2013

Raid das Laranjas

Esta semana não foi tão produtiva como a passada por causa da falta de tempo mas ainda assim deu para esticar as pernas na 5fª à noite numa volta de roda fina pelas redondezas mesmo para matar vicio!

 
E com o fim de semana à porta fui reunindo ideias para uma volta grande, a ideia era de novo alcançar os três dígitos no conta klm's. Andava a namorar a ideia de ir ao Sameiro e depois a São Mamede com um regresso por Gonça ou algo do género! Quem andava com a mesma ideia eram os http://www.4teambtt.com/ e a eles me juntei às 9h nas Taipas! Comigo levei o Albano e o Rocha, homem experiente no btt e estrada e que trabalha comigo e andava mortinho por me descarregar como faz com quem lhe aparece pela frente...Ideias!
À hora marcada já estávamos no local marcado para o arranque, até chegamos mais cedo porque o Rocha vinha mesmo com a ideia de me arrumar para as boxes logo de manhã. Tal facto ainda fez com que descarrega-se tantos watt's nas rodas que parti um raio a andar na estrada!
Bem arrancamos então em direcção ao Sameiro por um caminho que só o conhecia a descer até à data, a descida até Briteiros. Tenho a dizer que no sentido ascendente é bem interessante e dá sempre motivo a uma puxadela matinal. Mais uma...
A subida continuou até à Nascente do Rio Este de onde descemos pela Via Romana até à Póvoa de Lanhoso. Caminho mais que agradável e que já o tinha feito várias vezes com os Kézia e a ultima vez com o Cristiano em 2011.

Quase à chegada à rotunda do ouro uma laranjeira fez-nos abrandar para abastecer. Com autorização lá atacamos nas laranjas! Antes de comer desejávamos a sua vitamina C mas só saboreamos vitamina A!! "A" de azedas :D
Aí esperamos por mais um colega deles, o P.C. que nos acompanhou o resto do dia monte fora!
As subidas começaram a tornar-se interessantes e com inclinações de respeito sem nunca tirar diversão ao percurso escolhido que tinha traços de alguns Maria's da Fonte.
Destes picos conseguíamos ver um dos objectivos do dia, São Mamede e como tínhamos pela frente uma subida mais brava um pouco resolvemos fazer um desvio à aldeia de Sobradelo ao mini-mercado das "Duas Irmãs", por sinal ambas são bem bonitas e peludas, e abastecemos o corpo com uns bolos a roçar a data de validade e bebidas com mais açúcar!
Como não paramos muito tempo ali fizemo-nos monte acima cada um ao seu ritmo e a desfrutar como melhor achávamos. No alto um compasso de espera para reagrupar e escolher o melhor caminho para ir tomando rumo para casa! Por esta hora discutia-se como andar de bicicleta na estrada e o civismo...Mesmo no meio pedalante há inúmeras ideias diferentes, imaginem no seio de milhares de condutores!
Agora o próximo destino seria cruzar de novo a N103 e passar pela Sra da Lapa. Local também já conhecido de outras incursões com os Kézia e que vinham trazendo à memória outras imagens e de dias ainda mais solarengos e quentes.
A paragem foi curta, apenas para foto e emissão de ecos dentro da capela para acordar os santos.
A descida escolhida não foi a melhor a principio por causa dos enxurros dos últimos tempos mas depois lá se tornou interessante a pontos de se conseguirem bons pontos de fotografia.
Depois passamos pela aldeia de Soutelo e aí entramos em verdadeiros caminhos mesmo a gosto de todos acho eu... Descidas técnicas, trilhos rápidos com pedra e lama...Sempre a abrir passando pelo DiverLanhoso onde viramos à direita por uma descida louca. Descida essa que só parou quando encontramos mais uma laranjeira, já era a 3ª ou 4ª paragem à procura do néctar. Aqui aproveitou-se para decidir o melhor caminho para rumar a casa e que servisse toda a gente! O Jorge acertou e com um "eu é que sei" fez calar as tropas, algumas mais cansadas que outras sobre o melhor caminho...Chefe é chefe.
Perto de Quintela ainda encontramos um caminho bem porreiro por cima de uma penedice até cruzar um ribeiro e chegar ao centro da aldeia. Aí deixamos o P.C. à porta de casa e seguimos.
Com o adiantar da hora eu, o Albano e o Rocha seguimos pela estrada o mais rápido que podíamos...O mais rápido significa vir sempre a puxar pelo corpo quase ao máximo até Pevidém e aí contorna-mos a Sra dos Montes para deixar o Rocha em casa, enquanto que nós ainda fazíamos mais uns klm's.
Um excelente dia de btt por trilhos como eu gosto, matando saudades de alguns deles, conhecendo outros, conhecendo também novas caras entre eles o Zéca que é autor de um percurso ao qual várias vezes faço visitas pela zona de Lustosa e Barrosas. Obrigado aos 4Team pela companhia neste sábado, certamente vamos repetir a dose qualquer dia!


Ontem também o Hugo foi pedalar com os Só Trilhos Btt pelas redondezas e este domingo está o tempo que se vê e por isso duvido que os Kézia se tenham feito ao monte mas....

5 comentários:

  1. daniel kezia fiz uma visita ao teu blog vi as fotos do drave fiquei mais convencido. estaremos lá no dia 23. até lá um abraço ZECA.

    ResponderEliminar
  2. excelente relato sobre o dia de ontem, até qualquer dia!!!

    ResponderEliminar
  3. Ficaste com medo de publicar a foto do Jorge no tapete ?

    ResponderEliminar
  4. É com agrado que registo a afluência de comentários mas não posso responder aos anonimos :s

    De qualquer maneira não publiquei porque o nervoso miudinho desfocou a foto :D

    ResponderEliminar