segunda-feira, 27 de maio de 2013

Petiscos e mais petiscos :D

Mais uma nocturna durante a semana, desta vez na 3fªa com a companhia do Cristiano e do Paulo que vinha com uma cabeça nova para proteger o capacete :D Como tive uma ligeira folga no trabalho deu para dar uma escapada às Sras do Monte antes de me juntar a eles para depois irmos até Joane e depois montes de Telhado. Foi uma volta excelente com um ambiente à maneira e com muita risota à mistura!

Antes do fim de semana e como estava mau para conseguir pedalar, ganhei coragem e levantei-me às 6h da manhã para ir andar! Custou um bocadito levantar mas após uns tokes do despertador extra lá me vesti e fiz-me à estrada... Foi a primeira vez que o fiz e gostei bastante apesar de uma temperatura ainda a rondar os 10graus mas que me manteve quente por pouco mais de uma hora! Aqui fica o registo da mini empreitada: http://app.strava.com/activities/55891268
 
E este sábado para terminar com o boato que os Kézia estão para acabar fomos revisitar a capela da Sra da Penêda depois de 4anos de jejum porque no ano passado a metereologia não ajudou muito!
Para este passeio conseguimos juntar 6 veteranos destas andanças e que nunca perdem uma como é o caso do Silva, Zé, Hugo, Figueiras, Paulo e eu claro. O Paulo veio já com as inscrições fechadas mas conseguimos arranjar um lugar para ele... Também ele consegue passar bem despercebido dentro de um carro com ocupantes a mais, faladores e com pouco gasóleo! Já lá vamos...
 
Pouco passariam das 8:30h quando chegamos a Cabreiro e depois de ultimar pormenores arrancamos. Isto não sem antes esperar pelo Figueiras! Ainda bem que não esteve a pôr o "rosalite"...
Fizemo-nos aos primeiros klm's de estrada feitos em amena cavaqueira lutando aqui e ali contra o vento que teimava em não nos largar mesmo quando já tínhamos passado a barreira dos 500m's de altitude. Temíamos que ia piorar mas enganamo-nos redondamente!
Sem dificuldade a subida foi-se fazendo a bom ritmo mesmo quando entramos no nosso piso preferido que nos levaria até à nascente do Rio Vez. Pelo meio há um momento de registo importante: À uns anos o Hugo no dia da visita aqui não estava muito bem e então esta subida pareceu-lhe interminavél até ao ponto de ele ir a empurrar a bike enquanto o Silva se ria da figura dele e aproveitava para tirar um grilo. Para lembrar o momento com algum gozo o Hugo passa pelo Silva a andar a pé com a bike enquanto ele ia bufando subida acima... Penso que o Figueiras registou o momento, depois partilho!
Quase no fim da subida de 16klm's paramos para um abastecimento rápido. O Paulo já lá ia para a frente sozinho... Coitado, anda com problemas de ouvidos! Ahhhh?!!
Passada a nascente bem florida à sua volta estava um carro que teria sido queimado mesmo ali aquando dos últimos incêndios! Isto é a minha ideia, a do Figueiras é que alguém queria montar uma sucata lá mas só arranjou um carro.
Mais um pouco e passamos os 1200m's de altitude começando a descer para a Bouça dos Homens em que só paramos para encher água e começamos uma das partes mais divertidas do dia.
Daqui até à capela da Sra da Penêda não há muitas alternativas. Ou se vai pela estrada ou então por este trilho com o nome da capela e que também tem um irmão muito parecido mesmo ao lado!
Para se passar aqui temos que reunir algumas condições, nomeadamente força e técnica. Também convém levar um papel de baixa médica já assinado para possíveis danos "cú...laterais".
Isto puxa pela genica de todos e claro que alguns optam por poupar as forças enquanto outros mais novos teimam em trepar e verdade seja dita que foi um sucesso. Neste lote dos mais novos também está incluído o Zé que técnica não lhe falta! O Silva é que aos klm's que já fez atrás de mim podia ter aprendido alguma coisa, mas ainda vai lá! O Figueiras só não tenta com medo que os pedais não desencaixem...
A subida é o que se vê e a descida não é diferente. Com uma ou outra secção mais difícil mas no geral e principalmente a parte final é mais acessível. Mesmo assim não é para todos este petisco magnifico escondido no meio da serra!
Aqui fica um exemplo de como diz o outro: "Viste um atleta a passar por ti?"
Conseguimos chegar à capela sem recorrer ao betadine e contentes por isto estar a correr bem! Tínhamos chegado mais cedo que da outra vez e já tínhamos parado para uma refeição mais pesada no Alto de Portas. Começava a pensar que ia usar um risco que tinha desenhado à pressa para o caso de ainda haver pernas! Tomamos um café e depois de alguma conversa arrancamos para Lamas de Mouro pela estrada.
No centro própriamente dito nem tirei nenhuma foto, às vezes o encanto das coisas faz-nos nem lembrar do gatilho! Mais à frente paramos a apreciar uns exemplares bem bonitos da cavalaria. Os mais novos são mesmo bonitos... É como nós quando somos bebés :D
Percorremos uns 3klm's na estrada em direcção à Bouça dos Homens mas antes viramos à direita para um estradão que nos levaria a um parque éolico com vista para várias aldeias vizinhas!
Quando largamos o estradão viramos para um trilho algo traiçoeiro pois parecia que não subia nada mas aos poucos ia matando as pernas e quando a inclinação começa a fazer descansar vem o terreno empedrado que nos partia os braços de uma maneira bem brusca. Não havia como fugir aquilo!
Cruzamos a estrada e mais um bocado de trilho bem bonito nos esperava até à Branda da Aveleira.
Como se vê a escolha foi a melhor... É pena ter durado pouco!
Depois de Aveleira veio Santo António com o resto do "petisco".
Já tínhamos provado alguns petiscos nesta serra mas agora estamos com a certeza que não sobram muitos mais para visitar. Se o famoso já era conhecido, este vai ficar também para o futuro! São uns bons klm's em que tudo treme e não há suspensão que resista e nos faça sentir melhor. Há que aguentar e rir daquilo apenas... Por falar em rir, o Silva manda um tombo bem fixe ao chegar à nossa beira! Daqueles tombos em que se avisa que se vai cair e não há lesões a registar!
Praticamente no fim deste pedaço de mau caminho o risco mandava virar para Porta Cova. Logo no inicio aquilo tinha mau aspecto e nem arriscamos fazer caminhada. Havia outras alternativas e foi mesmo aí que aproveitei para voltar a sugerir fazer mais um pouco de trilho novo! Aceitaram quase obrigados mas valeu a pena. Passamos por Estrica e Quebrada em direcção a uma capela que o nome me falha mas o Hugo não conseguiu ver esmolas dentro da caixa ao contrário do habitual :D
Corria severamente o risco de ser agredido pois aquela hora apanhar umas rampas já faz o cansaço traduzir-se em insultos e mais merecidos ainda são quando o caminho é o que se vê e tem alguns pontos com giestas bravas... Coisas que não se pode controlar apartir de casa!
A descida só termina já perto da ponte de Cabreiro onde mesmo à chegada passa uma carrinha da cruz vermelha! Fiquei a rir-me para comigo enquanto eles não chegavam... Quanto a mais este bocado apenas disse que estava disponível para ouvir insultos mas nem isso aconteceu! Estavam todos agradados e assim chegamos ao ponto de partida com quase 85klm's: http://app.strava.com/activities/56256654
 
Depois começamos a providenciar o petisco final. Hoje o dia era para isto mesmo! O cozinheiro de serviço é o Hugo e presenteou-nos com uns pregos no pão espetaculares bem regados com cerveja bem gelada para molhar a garganta. Mais uma vez ele está de parabéns pela mão para a cozinha... Só faltaram uns tigres :D
A história parece estar a terminar mas ainda tem direito a um café num café da aldeia para depois prosseguirmos viagem em direcção a Guimarães! Até sair da A7 estava tudo bem mas depois vem mais um acontecimento para juntar aos muitos do dia. Acabou o gasóleo ao carro que nos transportou e lá tivemos que dar corda aos sapatos a empurrar um jipe pesado com um reboque bem carregado! Eu só me apetecia rir, talvez pela situação e também do algum álcool que o sangue fazia circular... Depois de mais uma suadela molhamos a boca com o que sobrou do lanche! Pahhh isto foi um dia memorável e o divertimento cada um arranja-o como quer mas lá que não é preciso ir para longe para o ter, isso não é! Basta aparecer aos eventos dos Kézia team que apesar de estarem na sua parte final da vida ainda fazem umas coisas engraçadas... Risos e boas fotos estão aqui neste link: https://www.dropbox.com/home/Fotos/Pen%C3%AAda%202013
 
Até para a semana :D

Sem comentários:

Enviar um comentário